segunda-feira, agosto 01, 2005

Análise aos novos plantéis (XIV) - Braga


Cheguei à última semana de análise dos plantéis das equipas da Superliga e inicio-a analisando a equipa sensação da época passada, o Sporting de Braga. A estratégia da Direcção arsenalista foi manter o núcleo duro da equipa, bem como a equipa técnica que tão bons resultados obteve.

Sendo assim, o professor Jesualdo Ferreira pode voltar a contar na baliza com Paulo Santos e Marco.

Na defesa, mantiveram-se Abel (lateral direito), Pedro Costa (lateral direito/esquerdo), Paulo Jorge (defesa central), Nunes (defesa central), Nem (defesa central), Maurício (defesa central) e Jorge Luiz (lateral esquerdo). Foi contratado para reforçar a defesa/meio-campo, o ex-maritimista Luís Filipe, que é uma importante ajuda para a faiza direita do terreno.

No meio campo o técnico bracarense conseguiu preservar as "jóias" da companhia, nomeadamente Andrés Madrid (médio defensivo, interior esquerdo) e João Alves (médio centro, interior direito), além de Vandinho (médio centro, interior), Castanheira (interior esquerdo, médio ofensivo) e Jaime (médio ofensivo, extremo direito). Foram entretanto contratados para reforçar o sector Sidney (ex-Penafiel, médio defensivo), Hugo Leal (Ex-Académica, médio centro, interior) e Davide (ex-Estrela Amadora, médio ofensivo, extremo direito). Na força deste meio campo se irá claramente alicerçar o sucesso do Sporting de Braga na próxima época.

Na frente de ataque, a grande perda foi João Tomás, melhor marcador da equipa na época transacta, e que ainda não tem um substituto à altura, mantendo-se a Direcção arsenalista atenta ao mercado. No entanto mantiveram-se Cândido Costa (extremo/interior direito, médio ofensivo), Cesinha (extremo esquerdo), Edinho (avançado) e Wender (extremo, avançado), este bastante pretendido pelo Sporting mas ao que parece não sairá da cidade dos arcebispos. Foi contratado entretanto o argentino 'Máxi' Bevacqua (avançado), mas deverá chegar a Braga ainda outro avançado até final do período de inscrições.

É a meu ver o maior outsider da Superliga, estando somente atrás dos três grandes na linha de partida. Manteve toda a estrutura da equipa, a equipa técnica, jogam bom futebol, e esperemos que façam uma campanha europeia melhor do que a do ano passado. Não faltam recursos humanos para isso...

Sem comentários: