quinta-feira, agosto 04, 2005

Análise aos novos plantéis (XVII) - Benfica


Chega ao fim a análise individual aos plantéis da Superliga, analisando o plantel do campeão nacional SLBenfica, para a nova época. Apesar da conquista do título, a equipa encarnada mudou de técnico, apostando em Ronald Koeman, um jovem treinador, grande figura do futebol europeu, que tal como o treinador do rival FCPorto é um seguidor da chamada "escolha holandesa", principalmente as ideias defendidas por Johan Cruiff, até pela admiração que Koeman tem por ele desde o seu tempo de jogador. Foi já campeão 2 vezes pelo Ajax, agora veremos se consegue ter sucesso neste novo projecto, grande aposta da Direcção Encarnada, que está apostada em trazer de volta para a ribalta europeia o grande Benfica de outros anos.

Na baliza mantiveram-se Quim e Moreira, acompanhados agora pelo jovem Rui Nereu, das camadas jovens. A luta, tal como nos rivais das Antas, promete ser intensa e ainda não há "vencedor" visível. Pessoalmente tenho de dar a mão à palmatória e considerar que Quim foi um guarda-redes muito mais consistente ao longo da época passada e que foi inclusivé bastante importante na conquista do título. No entanto a aposta em Moreira poderá ser a aposta no futuro, de um guarda-redes para quase uma década.

Na defesa, do lado direito, e após a saída conturbada de Miguel, ainda por resolver, deu-se o regresso de Alex que esteve emprestado ao Vitória de Guimarães e a manutenção de João Pereira, ao que parece desta vez definitivamente a lateral direito, lugar natural do jogador. Para mim Alex deveria ser a aposta de Koeman uma vez que é um jogador mais consistente, experiente e que a avaliar pelas exibições dele na época passada em Guimarães, uma potencial mais valia para este Benfica.
No centro da defesa reside, a meu ver, bastante qualidade, com a manutenção de Ricardo Rocha, Luisão e Alcides, e a contratação do internacional brasileiro Anderson ao Corinthians. A luta principal deverá ser entre Ricardo Rocha e Anderson, uma vez que Luisão é um dos pilares da equipa e deve ter o seu lugar assegurado. Além de tudo isto, não me admiraria nada que Koeman em jogos internacionais contra equipas do Norte da Europa colocasse Ricardo a lateral esquerdo para ganhar alguns centimentros, uma vez que os laterais benfiquistas são todos bastante pequenos.
Na lateral esquerda, a Dos Santos que transita da época passada, junta-se Léo, internacional brasileiro, ex-Santos, e Tiago Gomes, jovem de bastante futuro, embora só no próximo ano me pareça que se possa afirmar. Léo leva vantagem no confrontro com Dos Santos, do pouco que vi parece-me ter mais qualidade, só precisa de algum tempo para se adaptar mais ao futebol português.

No meio campo defensivo mantiveram-se Petit e Manuel Fernandes e contratou-se Beto ao Beira Mar, um jogador que tem sido a grande surpresa da pré-época encarnada. Koeman em princípio jogará com dois destes jogadores, ou em jogos mais a doer mesmo com os três. Eu pessoalmente gosto de jogadores raçudos e que deixem a pele em campo, pelo que a escolha é bastante difícil, uma vez que todos estes jogadores têm essas características. De qualquer forma, como a época é desgastante e exigente, haverá espaço para toda a gente jogar. Tenho apenas mais um pequeno reparo a fazer ao Manuel Fernandes. É um grande jogador, com imenso potencial para ser um grande jogador a nível internacional, mas tem de moderar os seus ímpetos. Tem de ser responsável em campo e deixar de ser tão violento como muitas vezes é, até para não prejudicar a equipa onde alinha.
Os encarnados ainda mantêm no plantel Bruno Aguiar (médio defensivo) e Nuno Assis (médio ofensivo), sendo que este último ao que parece não vai ter muitas chances com Koeman. É uma decisão que eu sinceramente estranho visto que não acho que o Nuno Assis seja tão mau jogador que não possa ser uma alternativa a Hélio Roque (!), jogando este na extrema esquerda a titular e tendo de deslocar o Simão para o lugar natural de Assis. No mínimo estranho. AInda foi contratado Karyaka ao Krylia Sovetov, um médio interior/ofensivo, jogador que quando o vi actuar me pareceu de qualidade e que acrescentava mais valia ao plantel benfiquista. Poderá ser utilizado como médio de ataque, na frente dos dois médios mais defensivos, ou como médio "interior", substituindo Geovanni ou Simão, mas com características mais defensivas.
Nota-se claramente a falta de um verdadeiro nº 10 capaz de desequilibrar neste meio campo benfiquista. Se Nuno Assis pode ser um bom suplente desse jogador, ou mesmo Karyaka, não me parece que possam ser jogadores para fazer tanto a diferença como o Benfica precisa.

Na frente de ataque reside a grande dor de cabeça de Ronald Koeman. Não por ter jogadores a mais de qualidade e dificuldades na escolha, mas precisamente pelo contrário. Apenas tem disponíveis o capitão Simão, Geovanni, Carlitos (que tarda em se afirmar), Hélio Roque (quer precisa não de 2Kg como diz mas de uns 5!), Nuno Gomes (que teima em não marcar golos mas dar assistências) e Mantorras (que é espectacular a fintar, mas quando estamos a ganhar...). Sendo assim, para que o Benfica possa ser um forte candidato precisa urgentemente de assinar com um ponta de lança de nível, e mesmo assim rezar para que ele não se lesione pois senão fica sem avançado. Ainda por cima, pensando que existe uma Champions League para fazer boa figura...

Conclusão, o Benfica para mim tem a melhor combinação defesa-meio campo dos 3 candidatos ao título, mas depois para já é a pior combinação meio campo-ataque dos mesmos candidatos. Resolvendo esse problema pode ser apontado como grande candidato ao título. Caso contrário vai ser muito complicado aguentar a próxima época...

Sem comentários: