sexta-feira, agosto 12, 2005

Liga Honra - Parte III


MARCO - Mantém o treinador, Jorge Regadas, e a estrutura da equipa. Perdeu um ou outro elemento mas colmatou com entradas semelhantes, os novos nomes mais sonantes são: Hélder Calvino ex-Paços Ferreira e Vieirinha ex-FCPorto B.
São capazes do melhor e do pior numa só época, e exemplo disso é o facto de terem ficado em 4º Lugar no final da época passada mas ao mesmo tempo em 6 jogos contra os 3 da frente, empatou 2 e perdeu os outros 4, chegou mesmo a perder 2-6 na Reboleira com o Estrela Amadora.
O ano passado ainda, perpretaram cenas dignas de Distrital quando em dois jogos em casa saldados por resultados negativos, apedrejaram o autocarro do Desp. Chaves, causando traumatismos cranianos a alguns jogadores flavienses, e que devido a essa barbárie tiveram o estádio interditado, tendo de jogar em casa alheia.
Quando puderam de novo jogar no proprio estádio e eis que recebem e perdem com um candidato á subida, Estrela Amadora, ameaçaram jogadores adversários e árbitro. Árbitro que só conseguiu deixar o campo duas horas depois de ter terminado a partida e no jipe da GNR.
Aparte estas questões acho que é uma equipa que tem condições para se manter nesta Liga Honra.


PORTIMONENSE - Primeiro, com um treinador adepto do anti-jogo, Diamantino Miranda, em que se colocam os 11 jogadores atrás da linha da bola; segundo, pela cosntituição da equipa e terceiro pelo pouco apoio que tem das gente importante da terra, é outro forte candidato à descida.
O ano passado conseguiu a permanência na penúltima jornada e teve a 4ª defesa mais batida do campeonato. Só nos dois jogos com a Naval obteve um score negativo de 1-11, que se traduziu na derrota na Figueira da Foz por 0-5 e em Portimão por 1-6.
Além disso perdeu uma das vedetas da equipa, o avançado Mateus e não conseguiu contratar ninguem á altura.
A meu ver é um dos 6 últimos classificados.


SANTA CLARA - Os açorianos são sempre candidatos à subida embora a época passada tenha sido de todo atipica, só garantindo a permanencia na última jornada.
Este ano apostam forte na subida, tendo ido buscar o semi-conceituado treinador, Mario Reis, e como jogadores as aquisições mais sonantes são as de: Quim Berto ex-Estrela Amadora, Bruno Novo, Justiniano, Orestes e Evandro todos ex-Maia, Basilio ex-Naval, Hermes ex-Marco, Zeca ex-Marítimo e Mariano ex-Penafiel.
Particularidade interessante é a de que todos os defesas contratados marcaram golos pela equipa que representavam e os avançados também adquiridos esta época marcaram os 3 juntos 41 golos!!! ( Hermes 15 golos, Evandro 17 golos, e Basilio 9 golos). Prevê-se uma equipa de uma eficácia finalizadora acima da média.
É também uma equipa a ter muito em conta para a subida.


VIZELA - Manteve o treinador da subida, o conhecido Carlos Garcia.
Em principio e como descem 6 equipas e é um estreante nesta divisão, não deve conseguir a permanencia.
As aquisições também não abonam em favor da equipa azul e branca, de realçar apenas a contratação do melhor marcador de II Divisão B, penso eu de todos os tempos. É um ponta de lança que tem uma media de 20 a 25 golos por época e já vai nos 30 anos de idade e nunca teve tido uma oportunidade na Superliga. O seu nome é Bock e a alcunha que melhor o define é Super Bock, como a cerveja.
A maioria dos jogadores vizelenses não tem rotina de Liga Honra nem de Superliga e como tal vai ser uma época bem dificil.
Um dos 6 depromovidos mora aqui.


SP. COVILHÃ - Os "Leões da Serra"agora mais conhecidos pela equipa do sobe-e-desce, desde os anos 80 ainda na 1ª Divisão. Muito fortes para a 2ª Divisão eram no entanto muito fracos para o escalão maior.
Com o aparecimento da Liga Honra mudou-se o nível de subida mas mantem-se a historia, ou seja, sobe e desce entre a Liga Honra e a 2ª Divisão B. O record de permanencia neste escalão é de dois anos consecutivos, a meu ver imbativel.
Este ano rondarão a ultima posição quase toda a época. João Salcedas antigo jogador do Sp. Covilhã é o treinador, escolhido quase em cima da altura de começar o campeonato.
Contratações: Serrão, guarda redes ex-Marco e de resto 4 jogadores do escalão inferior, tendo promovido dois juvenis!!! a seniores. O dinheiro não abunda e não dá para mais.
Esta não é mesmo a Divisão do Sp. Covilhã, despromoção é certa.


BARREIRENSE - Perdeu o treinador campeão para a SAD do Estoril e aposta no treinador que quase subiu o Ac. Viseu a época passada, Rui Bento.
Esteve uma só vez na Liga Honra e ainda lhe pertence o record de goleada sofrida, 0-9 com o Portimonense, em casa!!!
As cronicas desse jogo rezam que o melhor em campo desse jogo foi o guarda-redes do Barreirense, agora imaginem a goleada historica que poderia ter acontecido.
Este ano só subiram porque vai entrar dinheiro com a venda dos terrenos onde se situa o velho estádio, de outra maneira era mais um ano na 2ª Divisão B, de onde se recusam sempre a subir.
Algumas aquisições de medio valor até lhe dão a garantia de bons jogos mas não mais que isso, porque a descida é o mais provavel.
Destaques para a as entradas de Mario Pessoa ex-Vitoria Setúbal, Miguel Angelo ex-Casa Pia, Jairson ex-Ac.Viseu, Marco Véstia e Manuel do Carmo e ainda de Hugo Machado ex-Estrela Amadora, emprestado pelo Sporting.
Mais um dos 6 que vão descer.

Assim e depois das apreciações feitas, temos as equipas divididas em 3 lotes.
O da subida, onde se encontram Beira Mar, Moreirense, Estoril, Santa Clara e Leixões.
O da permanecia, onde estão Desp. Aves, Feirense, Ovarense, Felgueiras, Maia, Marco, Olhanense.
O da descida, em que estão os restantes, Alverca, Barreirense, Sp. Covilhã, Vizela, Portimonense e Varzim.
Como só sobem duas equipas é obvio que 3 das indicadas para subir ficarão no pote da permanencia e pode haver uma ou duas mudanças nas equipas que descem mas não mais que isso. Em Maio veremos como fica a classificação final.

Sem comentários: