segunda-feira, agosto 08, 2005

Grandes e Pequenos...

Ultimamente temos discutido neste Blog a problemática de apoiar, ou não, o clube da terra, não seria melhor cada um apoiar o clube da sua terra em vez de apoiar um clube que fica muitas vezes a mais de 300/400 km de distância?? Não iria isto desenvolver o desporto Português???

Para responder a esta questão vou tentar perceber qual a finalidade do desporto, enquanto espectáculo desportivo, o que motiva as multidões que o futebol move diariamente???
Quem vê um espectáculo desportivo, o que quer ver?
Parece-me lógico, quer ver um bom espectáculo, da mesma forma que quando pagamos 30€ para ver um concerto, ou pagamos 5€ para ver um filme no cinema, quando pago 20€ para ver um jogo de futebol eu quero divertir-me, passar umas horas bem passadas com os amigos ou com a família. Resumindo, estamos a falar de uma industria de diversão, assim como é a música, o cinema, o teatro...
A questão é, para retirar o máximo de proveito do espectáculo desportivo terei obrigatoriamente de procurar os melhores espectáculos, da mesma forma que terei de procurar os melhores concertos, e os melhores filmes para retirar o melhor proveito da industria da música e do cinema respectivamente. Desta forma, quando tenho de optar por ver um jogo do Belenenses, do Estrela da Amadora, do Estoril, do Real de Massama, do Sintrense, ou do Benfica, qual seria lógico eu escolher? Onde teria eu maiores probabilidades de assistir a um melhor espectáculo, dentro e fora do relvado?? Parece-me lógico que seria no estádio da Luz, mesmo quando o espectáculo dentro do relvado não compensa, pelo menos paguei 1 bilhete para visitar um grande estádio repleto de pessoas, o que só por si acaba por ser um espectáculo agradável...

O problema que se coloca é o seguinte, se os adeptos se dividissem por 20 clubes, em vez de se dividirem por apenas 3, teríamos concerteza uma Liga mais competitiva, mas teríamos mais qualidade?? Se dividirmos a riqueza dos 3 grandes por 20 será que teríamos com isto mais qualidade nos clubes Portugueses?? Mais competitividade teríamos provavelmente, mas será que a qualidade subiria em igual escala? Parece-me que não, em vez de 3 clubes com orçamentos de 25 milhões de Euros, teríamos 20 clubes com orçamentos de 5 milhões de Euros, os melhores jogadores não ficariam em Portugal concerteza, e se os 3 grandes já têm dificuldades em captar os melhores jogadores, então imagino 20 grandes...

Até aqui tentei analisar a questão colocando de lado um factor importante, a paixão das pessoas pelos respectivos clubes, o desporto não é assim tão racional, existe paixão no meio disto tudo.
O gostar de um clube de forma inexplicável, defender o nosso clube mesmo quando sabemos que não temos razão, mas não queremos dar o braço a torcer, dizer que somos os maiores do mundo e mais coisas deste género, não se pode explicar!
Será esta mesma paixão que leva milhares de pessoas todos os fins de semana por este país fora acompanhar equipas de divisões inferiores, que proporcionam espectáculos muito distantes daqueles que se praticam na Superliga?? É mais ou menos a mesma coisa que eu preferir ver o Zé Cabra em vez de ver um concerto dos Madredeus...
Mas são daquelas coisas que não se explicam...

Não quero com isto dizer que sou o dono da verdade, e que os outros estão errados, muito pelo contrario, como disse no meio disto tudo existe muita coisa que não se explica, quando se joga com gostos pessoais, paixões, etc, temos inúmeras variáveis para as quais não podemos encontrar uma explicação lógica, desta forma compreendo perfeitamente a opção de certas pessoas em apoiar determinados clubes que à partida são mais fracos, se assim não fosse então teríamos apenas 3 clubes em Portugal...
Mas o que eu não compreendo, e corrijam-me se estiver errado, é um certo sentimento de desprezo e superioridade, que os adeptos deste tipo de clubes mais pequenos parecem ter em relação aos adeptos dos 3 grandes, parece que é um crime ser adepto do Benfica, Sporting ou Porto...
Se calhar estou errado, mas é a ideia com que fiquei depois de participar em algumas discussões aqui no Blog e fora dele.

Abraços e Bons Ataques!!

Sem comentários: