terça-feira, agosto 30, 2005

Manu - One Man Show!!!


Finalmente o Estrela Amadora jogou para a Superliga 2005/2006 perante o seu público.
O adversário não era o mais ideal mas também não era nenhum dos três grandes, era a equipa de "xadrez", que faz de João Vieira Pinto, o rei do seu jogo.

O relvado do Estadio José Gomes é uma vergonha, da qual ja tinha dado conta quando comentei o jogo de apresentação contra o Valencia.
A vergonha maior nem é para o clube e sim para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional que permite que se jogue num campo com estas condições.

Mas afinal a LPFP vê ou administra o quê? Como é possivel que se tenha jogado futebol de primeira divisão num campo como estes?
É assim que querem que as equipas tragam artistas de maior valia para o nosso futebol?

Imaginem uma equipa tentar contratar um jogador habituado a grandes ligas e bons relvados e depois mostrarem-lhe campos como estes, onde nem vacas conseguem pastar e vejam as reacções. Se fosse eu desatava a rir e recusava o contrato, terminantemente.

Quanto ao jogo em si, serviu para mostrar que afinal o Estrela não vai ser um coitadinho aqui nesta Superliga. Aliás das 3 equipas que subiram nenhuma delas esta a desiludir em termos de futebol e de resultados.

A equipa escalonada por Toni trazia apenas um jogador da época passada. Santamaria como defesa central, de resto 10 caras novas, mas muito futebol, que quando estiver entrosado vai ser muito dificil de parar. Manu e Anselmo na frente vão ser grandes quebra-cabeças para muito boa gente, como foram ontem para o Boavista, mas de pontaria mal-afinada, infelizmente.

Logo inicio da partida ainda com dois minutos de jogo, Anselmo pega na bola pouco antes do grande area e corre com ela entrando na area, descaido para a direita, rematando cruzado com a bola a sair rente ao poste contrario, com William somente a poder olhar para ela. Estava dado o mote, o Estrela iria atacar e o Boavista ia fazendo o que sabia ou podia. E foi assim que se passou quase todo o encontro.
De seguida Manu recebe a bola num cruzamento largo de Rui Duarte e depois de dominar a bola e frente a William remata para uma grande defesa do guarda-redes boavisteiro, na recarga e apertado por dois defesas Anselmo atira ao lado.
O jogo corria rapido e sempre com o campo a descair para o lado em que atacava a equipa tricolor.
Aos 15 minutos Manu - quem é que havia de ser - pega na bola no meio campo, e numa correria desenfreada, finta um, dois, três jogadores do Boavista e quando entra na area para rematar é desarmado por Cadu,"in-extremis".
Perto dos 25 minutos novamente o numero 35 tricolor recebe novo cruzamento e novamente so com William pela frente remata com o guarda redes muito em cima e perde-se a bola pela linha de fundo.
A partir dai o jogo tornou-se mais equilibrado e o Boavista chegou a area amadorense e de cabeça podia ter marcado mas o cabeceamento saiu fraco e ao lado. 5 minutos depois, já para lá dos 45 minutos os axadrezados num livre, do tipo canto mais curto, chegam ao golo por intermedio de Helder Rosario, que responde bem de cabeça ao cruzamento.
O Intervalo chega com bastante injustiça no marcador. A haver um vencedor ao intervalo seria o Estrela e não seria por um golo de diferença apenas.

Na segunda parte, Toni deixa nas cabines Rui Duarte e Paulo Machado, e põe nos seus lugares Igor Souza e Rui Borges, para dar mais acutilância ao ataque.
Aos 55 minutos, uma entrada de Tiago, em tudo a fazer lembrar os tempos do treinador Jaime Pacheco, vale-lhe o segundo amarelo e consequente expulsão.
As equipas neste periodo estiveram mais equilibradas. O Boavista começou então a pensar em atacar também, coisa que o Estrela não tinha sequer deixado tentar no primeiro tempo. Mesmo assim os nortenhos não tiveram uma oportunidade clara de golo, apenas um livre directo que acabou na barreira e três cantos. Até os remates se contam por menos de metade dos que conseguiram efectuar na etape inicial.
O jogo caminhava para o fim e o Boavista cada vez se encontra mais atrás no campo que com menos um jogador, fechava-se ainda mais e o futebol passou a ser mais de contenção.

A certa altura e como os cruzamentos para a area não saiam ou não resultavam, Mauricio - o pontapé canhão - decide que só com um grande remate de longe, que é a sua especialidade, se consegue pôr meia-justiça no resultado. Se assim pensou melhor o fez. Pega na bola no meio campo e remata em cima da linha da grande lua, a 40 metros da baliza. O remate foi com bastante força e com a ajuda do péssimo relvado??? acabou por marcar um golo tipico de futebol de praia, com a bola a bater no solo e passar por cima do guarda-redes.

Ainda havia tempo para tentar ganhar o jogo, mas a falta de sorte e o desarcerto, dos avançados e do proprio Mauricio não deram para mais.
O jogo acabou, graças a Deus para o Boavista e para os seus defesas laterais, Manu foi quase ímpossivel de travar e poderia o Estrela ter saido vencedor se tem finalizado uma das imensas vezes que esteve frente-a-frente com William.

Positivo:

  • Os jogadores do Estrela que individualmente são muito bons, e quando formarem uma equipa entrosada vao ser muito melhores.
  • Árbitro seguro e sem casos.
  • Muito publico no estádio, para uma equipa como o Estrela, habituada ao "deserto nas bancadas".
  • A claque do Estrela, bem composta, muita malta nova, sempre a apoiar, e principalmente sem um unico cântico negativo para com jogadores, pessoas ou equipas adversárias.
  • As declarações de Carlos Brito quando disse que o relvado era deploravel.

Negativo:

  • O estado do relvado, que é uma piada de muito mau gosto.
  • William a perder tempo nas reposições de bola. Isto numa equipa como a do Boavista que se diz candidata à Europa é muito mau.
  • A claque axadrezada, que para além de apoiar e bem a equipa, resolveu entoar cânticos anti-benfica!!! O famigerado "Slb, slb, slb, slb, FDP, slb..." num jogo com o Estrela Amadora, o que no mínimo é ridiculo, sebem que já faça parte do futebol português, e é como um hino da Superliga como em tempos foi uma "musica" dedicada a Pinto da Costa e que também se ouvia em qualquer campo - " Ó Pinto da Costa!!! Vai para o c..."
  • As declarações de Carlos Brito quando disse que o Boavista dominou o jogo, só podem ser irónicas.
  • As declarações inexistentes de Toni acerca do relvado e a dizer ainda que esperam mais jogadores. Pergunta: Ainda mais jogadores para além dos 19 que contrataram esta epoca? E porque? Quem é que está a ganhar com isto?

Curiosidades:

  • Estreia de novas redes nas balizas do Estadio José Gomes.
  • O célebre "emplastro" que se encontrava junto á claque axadrezada e onde pudesse ser filmado.


Extra-jogo:

Muitas pessoas já me perguntaram quem é Manú, e eu quando respondo que é do Benfica e está de empréstimo ficam boquiabertas!!!Não sei qual é o espanto geral de acharem Manu um bom jogador. O rapaz esteve o ano passado em Italia onde jogou na Serie B e na Serie C em duas equipas distintas. Este ano e como precisa de maior visibilidade em termos de Benfica nada como faze-lo rodar na Superliga, para melhor o poderem observar.
Eu disse que acerca da sua contratação se viesse sem "manias de vedeta" ia ser uma das melhores ou senão a melhor contratação, só comparavel com Anselmo ex-Torreense, mas dei-lhe o beneficio da duvida e continuo a dizer que o jovem do Torreense (ou muito me engano ou anda vamos fazer bom dinheiro com este rapaz numa futura transferencia) é que será a revelação da equipa porque o Manu já é conhecido desde os tempos do Alverca na 1ª Divisão.

Sem comentários: