sexta-feira, agosto 12, 2005

Liga Honra - Parte I

Como eu sou dos que gostam de fazer prognósticos no inicio e nao no fim aqui vão os meus prognósticos e análise das 18 equipas da Liga Honra.
Penso que não falharei muitos, e muitos dos leitores concordarão comigo (muitos também discordarão) de certas opiniões que estão escritas sobre as equipas e as reais possibilidades de cada uma.
O tempo dirá se estou correcto nas avaliações aqui feitas hoje.



BEIRA MAR - Manteve o excelente treinador, Augusto Inacio, e alguns dos melhores jogadores.
Em termos de aquisições foi uma das equipas que melhor se apetrechou com jogadores que garantem o sucesso imediato. São os casos de Loukima ex-Feirense, Luis Vouzela ex-Moreirense, Zé Roberto ex-Naval e o que dizer de Labarthe emprestado pelo Sporting, que se juntam a Srnicek, Rui Oscar, Alcaraz, Jorge Silva e Marcelinho, por exemplo.
É sem duvida o grande candidato à subida e ao titulo.


MOREIRENSE - Aposta num novo treinador, Vitor Paneira, que põe as equipas que treina, a jogar futebol e principalmente a ganhar pontos.
Foram buscar Bino ao Maritmo e Junas do Rio Ave, que se juntam às "vedetas" Orlando, Ivo Afonso, Eriverton, Armando e Nei.
É um dos 5 candidatos á subida da minha lista.


ESTORIL - Contratou um treinador muito ao estilo de Mourinho, Daúto Faquirá, só joga e só conta com quem lhe dá mostras de condição para ter sucesso. É bastante ambicioso e subiu o Barreirense à Liga de Honra esta época.
Adquiriram Diogo Luis à Naval, Marco Paulo ao Belenenses e Jorginho ao Modena, mas perderam muitos jogadores importantes como Yannick, Amoreirinha, João Pedro, Abadito, Pinheiro, Fellahi, Arrieta e Cissé.
Mesmo assim há que contar com os "Canarinhos" para a disputa de um lugar de promoção.


OVARENSE - Sem dinheiro e com dividas a jogadores, a parte final da época passada foi jogada de credo na boca, andou pelos lugares cimeiros da classificação mas a meio do ano começou a debandada dos melhores jogadores e a certa altura estiveram perto da descida, e estavam em risco de não iniciar esta época, mas a perspectiva de vender os terrenos do estádio (bastante apetecíveis a nivel imobiliario) devolveu-lhes alguma esperança e em principio deve conseguir facilmente a manutenção.
As aquisições mais sonantes são a de Rui Correia (antigo guarda-redes do Sporting e do FC Porto) e a de Inzaghi, um jovem avançado ex-União Lamas e que promete fazer carreira.
Não deve ter dificuldades em assegurar a permanencia.


DESPORTIVO AVES - Com o Prof. Neca no comando partem para esta Liga ao ataque ao dizerem publicamente que vão jogar para a subida. Mas tendo em conta que este ano só sobem duas equipas e entre elas está um super Beira Mar, um Moreirense, um Estoril, um Leixões e um Santa Clara, acho, de todo, completamente improvavel.
Mantiveram mais ou menos os mesmos jogadores e não adquiriram nomes sonantes nem perderam "pedras chave".
Assim sendo prognostizo uma época em tudo igual à do ano passado, do meio da tabela para cima, mas não mais.


LEIXÕES - Os "Bébés" foram buscar um treinador muito conceituado na Liga de Honra, Rogério Gonçalves, uma vez que já conseguiu subir à 1ª Divisão com Varzim e Naval 1º Maio, contando ainda com 2 campeonatos da III Divisão em que subiu equipas como Limianos e Vianense e um campeonato da Distrital, AF Viana Castelo, onde subiu com a equipa da terra que o viu nascer, Lanheses.
Portanto temos aqui um treinador que convive à muito tempo com o sucesso.
A missão esta época é levar o historico Leixões de novo ao escalão mais alto do futebol português.
Clube com uma moldura humana invejável tanto no seu estádio como fora de casa. O ano passado só na Reboleira estiveram 700 leixonenses a apoiar a equipa, que até acabou por ganhar a partida contra o Estrela Amadora, um dos promovidos.
Perderam um ou outro jogador titular mas apostaram forte nas contratações, exemplos disso são: Nuno Amaro ex-Gil Vicente, Malafaia ex-Maia, Pedro Cervantes ex-Naval e Henrique, avançado ex-Estrela Amadora que chegou a ser convocado para a Selecção B de Portugal, que se vão juntar a nomes como Elvis, Cleuber, Leão e João Pedro por exemplo.

Sem comentários: