terça-feira, agosto 02, 2005

Jornais desportivos nacionais

Pois é, os jornais desportivos nacionais, de grande tiragem, andam a abusar no pouco respeito que demonstram pelos clubes ditos mais pequenos.

A vontade com que falam dos "clubes menores" é quase nula, o desconhecimento que têem sobre eles é enorme e não tentam sequer fazer uma pequena pesquisa antes de dizer ou fazer uma noticia e como tal quase sempre sai asneira.

Quando a época passada, o Estrela Amadora, chegou as meias finais da Taça de Portugal, logo apareceu num pequeno espaço da primeira pagina, do jornal A Bola, uma alarvidade que fazia crer aos demais adeptos do futebol que o Estrela estaria nas meias finais da Taça pela segunda vez na historia do clube, com o seguinte titulo: "Estrela Amadora novamente nas meias finais 15 anos depois".
Isto demonstra a mais pura ignorância e desrespeito para com o "meu" clube.

O Estrela esteve nas meias finais da taça sim na época de 1989/1990, época em que até ganhou a taça, mas esquecem-se que em 1993-1994 também chegou às meias-finais recebendo o FCPorto na Amadora, perdendo por 1-2, com uma vergonhosa arbitragem de Fortunato Azevedo, que empurrou o FCPorto para a final, com um penalty inexistente, com queda fora da area sem toque, de um jogador portista, a beneficiar os azuis de maneira a que finalmente abrissem o activo, porque estava bem tremida a eliminatória, e o segundo golo em fora de jogo também "não convém" lembrar. A outra meia final desse ano foi realizada em Alvalade e opôs o Sporting ao surpreendente Lusitânia Lourosa, que foi brindado com 6-0, sendo que esse ano teve direito a finalissima entre FCPorto e Sporting.

Tal noticia mereceu um email meu, dirigido ao jornal, que fez vista grossa do mesmo não tendo obtido resposta nem um reparo nos dias conseguintes com um refazer do titulo, da frase, ou informar que houve equivoco ou algo do genero. Nada, nem uma menção a esse facto.

Se fosse a cor do pijama do Miguel, se anda nas discotecas á noite, ou se ás 15 horas tomou o comprimido para a dor de "corno", isso sabiam e era destaque de primeira pagina com mais 15 ou 16 no interior.

Quem acompanha o futebol da distrital, como eu faço, reparava que na época passada, havia discrepâncias nas classificaçoes de alguns distritos, em que algumas as equipas apareciam em posições e com pontuação diferentes quando se abria essa zona dos jornais de A Bola e do Record, um deles devia ter um jornalista que não gostava que o clube da terra estivesse em segundo e colocava-o em 1º sem estar.

Agora pelos vistos o desrespeito continua e começa a ser de bradar aos céus.

A excelente vitória do Vitoria de Setúbal na Taça Ibérica foi reduzida pelos 3 jornais, A Bola, Record e O Jogo a uma nota de rodapé de 5cm de comprimento por 2cm de altura.
Nesse dia para A Bola o mais importante foi por uma fotografia do novo prodigio??? de Avalade, João Moutinho, de maneira a ocupar dois terços da primeira pagina e falar da familia e dos amigos, da nova "coqueluche" fabricada pelos jornais (todos os anos eles arranjam uma "coqueluche", nem que seja á força, mas só nos 3 grandes).
O Record preferiu colocar, tambem em quase dois terços da primeira página, a fotografia do Deivid, também do Sporting, com o titulo de "Dia D de Deivid".
Já O jogo, colocou uma fotografia, (também em quase dois terços da prmeira pagina) do treinador do FCPorto a responder ao do Benfica, porque realmente também era a noticia mais importante do dia, afinal uma guerra de palavras (também inventada pelos jornalistas) é mais vendável e rentável que a vitória do Setúbal.

Hoje assistiu-se ao enxovalhar do Belenenses, com uma noticia repleta de barbaridades linguisticas para com o Clube da Cruz de Cristo. (Vejam a noticia, ipsis verbis, no post do Descobridor Azul), no qual fazem uma referência jocosa, para não dizer pior, ao facto do Belenenses ter estagiado no estrangeiro, mais concretamente em Italia, coisa que deve ser exclusiva dos 3 grandes, uma vez que lhe chama "inicio de época atipico". Para mais tarde chamar de "sonhadores" os adeptos azuis dizendo "voltaram à realidade os sócios" e "regressa à realidade o plantel", afinal o Belenenses é um clube pequenito que nem sabe o que é jogar na Europa, ou se calhar nem esse direito terá, aliás, acho que para estes jornalistas nenhum clube além dos 3 grandes devia ir á Europa, nem em estagio, é uma ofensa, sendo também uma ofensa quando ganham taças ou jogos a equipas da craveira do Bétis e do Mónaco.

Começa a não haver paciência para tanta displicência e cretinisse destes senhores, ditos jornalistas e ditos isentos.

A maioria das vezes chegam a ser mais indigestos, que aqueles outros senhores, que têm um apito na boca e apitam sempre para o mesmo lado, o lado MAIOR.

Sem comentários: