segunda-feira, agosto 15, 2005

Estrela Amadora apresenta-se aos sócios



O Estrela Amadora apresentou-se, finalmente, aos associados. A equipa "escolhida" para o efeito, foi o Valencia, ao abrigo da transferência de João Moreira para a equipa "Chè".

Sabendo que o Valencia está a disputar um torneio em Espanha, com equipas de algum gabarito, nunca traria à Amadora jogadores da equipa principal e sim da equipa B. Mesmo que nao estivesse a participar num torneio dificilmente faria deslocar as suas vedetas para um jogo particular com uma equipa recém-promovida à Superliga e sem o estatuto de um Vitória S.C., um Belenenses ou um Boavista, por exemplo.
Claro que os jornais desportivos não puderam deixar de abandalhar o jogo de apresentação tricolor apresentando titulos, perfeitamente idiotas, para não dizer outra coisa, como por exemplo do jornal "Record", acerca do jogo como: "Anselmo marca no dia da frustração dos sócios".

Agora pergunto eu: Fustração porquê? Porque vimos que temos melhor equipa que o ano passado? Ou porque ganhámos o jogo de apresentação? Ou ainda, porque conseguimos trazer o Valencia ao nosso estádio, mesmo sendo a equipa B? Não se esqueçam que acima de tudo não são os nossos jogadores que fogem, nem amuam, quando são pretendidos por clubes estrangeiros, o que pelos vistos é bastante usual nos "3 grandes".
Era preferivel jogar com a equipa principal do Valencia e perder o jogo de apresentação sendo humilhados no resultado e no nível de jogo, incomensuravelmente superior, como foi o Benfica por acaso?

A mentalidade dos jornalistas continua a mesma e continuam a ser os mesmos frustrados de sempre.

Adiante e passando a falar do que realmente interessa, como por exemplo, o estado do relvado que se encontra em péssimas condições, não só pela falta de relva como nos buracos que apresenta, para além de que em muitos sitios se encontra queimada do sol devido à seca prolongada.

Em relação a apresentação da equipa, os jogadores foram sendo chamados um a um para um palco improvisado, situado no centro do terreno. Estava guardada uma surpresa pelo presidente do clube, acerca da contratação de um jogador. No fim foi entao anunciada a "vedeta", sendo que foi apenas uma meia-surpresa, era o já há muito conhecido da casa, Semedo, que desde à cinco anos a esta parte tem representado o clube tricolor. A meu ver foi bom para o clube e mau para o jogador, porque há muito que merecia um clube de maior dimensão e com outros objectivos.

Quanto ao jogo deu para perceber que temos bons jogadores mas que ainda não formam uma equipa.
Na primeira parte jogaram aqueles que em principio serão os 11 titulares, e começou o jogo de maneira calma e com boas trocas de bola, algumas jogadas, poucas, podiam ter dado golo mas ainda há muito desacerto no ataque e do outrolado estava uma equipa razoavelmente boa também.
A meio da primeira parte um livre directo de Mauricio, pleno de força e colocação, deu a noção de golo, levando até ao "speaker" do campo a assinalar o nome do marcador do golo que não foi.
Até final deste primeiro tempo nada de especial a assinalar.
Para a segunda parte entraram 11 jogadores novos, e talvez por se sentirem segundas escolhas, jogaram com mais querer que os 11 "titulares".O Valencia B praticamente não atacou na segunda-parte do desafio.
Com 17 minutos da etapa complementar o Estrela fez o resultado final por Anselmo, num movimento tipico de ponta de lança, "a aparecer do nada", a um cruzamento rasteiro para a area.Dali até final só mais uma ou outra situação de perigo e para o Estrela. Penso mesmo que Paulo Lopes não fez uma unica defesa no tempo que esteve em campo, apenas uma uu duas saidas seguras a cruzamentos. Foi um mero espectador.

Promenores do jogo: Muito poucas faltas e apenas um cartão amarelo bem mostrado a Hugo Carreira.

Discussão breve entre o árbitro, Duarte Gomes, e um adepto tricolor, acerca da marcação de uma falta. Pensei que o árbitro mandasse um agente da autoridade retirar o elemento da bancada, mas mostrou-se bastante sereno, apenas trocando impressões com o respectivo adepto.


Estreia do novo equipamento, que a meu ver é o mais bonito desde que o clube é clube, por assim dizer, inclusivé o alternativo.

Em relação aos jogadores, muitas e agradáveis surpresas. A começar na defesa, Mauricio é um "armário" e tem um "pé-canhão" e sabe colocar-se no terreno, tem sentido de posição.Tony, luso-francês que veio do Desp. Chaves é, esperemos, um novo Rui Neves, tanto a defender como a atacar, muito bom.No meio campo, Coutinho parece ser um bom organizador de jogo.
No sector atacante aparecem, a meu ver, as maiores figuras do Estrela para esta época. Depois de um campeonato em que os avançados pareciam competir entre si, sobre quem iria marcar menos golos e jogar pior (Romulo, Henrique e o péssimo Bruno Mauro), este ano acho que temos gente com valor.
Igor, Igor Souza e Manú, parecem jogadores bastante rotinados para enfrentar uma Superliga. Maxi Estevez, argentino, quando estiver a 100% pode vir a ser um caso serio.
Mas aquele em que deposito maiores esperanças é sem duvida Anselmo, jovem que jogou na II Divisão B (Torreense) na época passada e este ano prevejo que seja um jogador do tipo o que o Solskjaer era no Manchester United. Não estou de maneira nenhuma a comparar o nivel futebolistico, poque isso não teria cabimento, mas é aquele jogador que por ser português, jovem e tendo os nomes que tem á frente, vai começar sempre no banco e nos jogos mais complicados, vai entrar a suplente e resolver o jogo, exactamente como o norueguês, um dos melhores suplentes de sempre.

Anselmo tem uma capacidade de finalização acima da média e não sendo a primeira nem a segunda escolha nesta pré-epoca é apenas o melhor marcador da equipa.
A saber: o ano passado, ele e o seu colega de ataque David foram o 1º e o 3º marcadores da Zona Centro, num total de 39 golos em conjunto ( 21 golos David e 18 golos Anselmo) numa equipa que marcou apenas 51 golos, ou seja foram responsáveis por 76% dos golos da equipa, uma dupla fantastica.

Palavra final para os senhores jornalistas desportivos: Curem-se!!!

Sem comentários: