segunda-feira, agosto 29, 2005

Análise da Jornada: Os Três Grandes


Á segunda jornada o FCP deslocou-se ao reduto da Naval 1º Maio e logrou sair de lá com três pontos.
O técnico holandês continua a insistir que pretende um Porto de ataque, que domine ofensivamente e que sobretudo, marque golos. Muitos golos. Contra os Navalistas houve um Porto de ataque, um Porto dominador, que já marca golos, mas que está longe daquilo que Adriaanse ambiciona. Talvez, por culpa de uma Naval moralizada pelo excelente inicio de temporada. Moralizada pela determinaçao de um colectivo consistente que enfrenta o adversário de igual para igual e que se bate sempre do inicio ao fim da partida. 2-3 no placard final e destaque para a excelente exibição de César Peixoto, autor de dois dos tentos do FCP (e do segundo dos navalistas!). Jorginho continua a ser um precioso elemento; é dos seus pés que nascem os passes dos três golos, é ele que incansavelmente procura abrir fendas na defesa adversária, é ele que astutamente desiquilibra.


O Benfica, campeão em titulo recebeu em casa o Gil Vicente e foi batido por duas bolas a zero.
Golos sem resposta, mercê da crise que se instalou no "ninho da águia", de problemas que tardam em serem solucionados. De promessas que tardam em serem cumpridas. A verdade é que o Benfica parece "perdido" e frente ao Gil Vicente, exceptuando a primeira meia hora inicial, os pupilos de Koeman (que apostou num esquema inédito de três centrais) nunca souberam pegar no jogo, mandar nele...em suma, uma formação debilitada e sem ideias. Simão ainda se deu ao luxo de falhar uma grande penalidade (que não existiu), que colocando os benfiquistas em vantagem poderia até ser decisiva. Mas do outro lado, defendendo a baliza adversária encontrava-se o homem do jogo: Jorge Baptista. Defendeu tudo o que havia para defender. De resto, grande e soberba prestaçao do guardião gilista.


Contra muitas vozes que se insurgiram contra os leões nos últimos tempos, estes deslocaram-se á Madeira e arrecadaram os três pontos necessários que os colocam a par do FCP e outros no primeiro lugar, 1-2 no marcador.
Dois golos de Liedson que puseram termo a um jejum no terreno do Maritimo. Sem ser uma exibiçao de encher os olhos, primou pelo cumprimento do objectivo e a duas semanas do derby com o Benfica em Alvalade, uma vantagem de cinco pontos já é qualquer coisa. Pressões á parte, a verdade é que mesmo se encontrando em inicio de campeonato é imperativo que se jogue para ganhar. Isto se tivermos em conta formações que em dois jogos já mostraram que vão trocar muitas voltas aos candidatos. Rio Ave, Gil Vicente, Naval....estão a mostrar futebol. (Guimarães e Leiria somam já duas derrotas!)....Acautelem-se!

Sem comentários: