terça-feira, agosto 23, 2005

Tragédia

Este fim-de-semana, infelizmente, algo mais importante que um simples jogo de futebol devastou por completo o nosso país, falo da tragédia que estão a ser os inúmeros incêndios que aos poucos vão destruindo as florestas do interior Português.


E porque raio falo eu de incêndios num Blog sobre futebol?
Primeiro, porque vivi esta tragédia de perto, e já que tenho a oportunidade de escrever para algumas dezenas de pessoas que nos visitam diariamente neste nosso cantinho, vou aproveitar para alertar as pessoas para algo bastante importante, e que poderá ter alguma analogia com o próprio futebol...
E aqui entra a segunda razão que me leva a escrever sobre isto, a analogia que poderá ser criada entre os incêndios e tudo o resto na sociedade Portuguesa, futebol inclusive!

A falta de prevenção das entidades públicas, privadas, de toda à gente! É muito simples culpar apenas o governo por tudo isto que está a acontecer, aliás, é típico do Português, algo corre mal a culpa vai direitinha para o governo e para os políticos.
Se todos tivessem a preocupação de cortar os pinheiros à volta das casas, criar perímetros de segurança, limpar os seus terrenos, cortar as ervas, a vegetação que dificulta o trabalho dos bombeiros nestas situações, seria muito mais fácil o controlo e o combate às chamas.
Acontece que apenas quando o perigo está por perto nos lembramos de gritar a pedir ajuda e a culpar tudo e todos, mas não somos capazes de olhar para dentro e pensar naquilo que fizemos de mal...
Falo por experiência própria, estive perto de perder a casa dos meus avós, e isso dá que pensar, umas horitas de trabalho durante um fim de semana tinham evitado este problema, mas assim não foi, e devo ao trabalho dos inúmeros bombeiros, que 24 horas sobre 24 horas se vão sacrificando para ajudar estas povoações, o facto de a minha casa se manter em pé...


Mas afinal o que têm os incêndios em comum com o futebol????

Eu olho para o futebol, e começo a ver clubes atrás de clubes a fechar as portas, a terminarem com as equipas seniores, verifico uma situação idêntica no sentido em que as pessoas apenas olham para o presente, no seu horizonte nada mais existe que o presente, nada mais... Qualquer decisão tomada hoje vai influenciar o futuro, pagar ordenados milionários para manter uma equipa ao mais alto nível vai ter as suas implicações no futuro, será que a industria do futebol possibilita retorno a um investimento deste género??
Será que os clubes se estão a prevenir para um futuro que está ai à porta?? Será que as organizações que gerem o futebol estão preparadas para enfrentar o dia de amanha???
O que interessa é viver o dia de hoje, amanha logo se vê...
Espero que casos como o Salgueiros, Farense, Campomaiorense, Felgueiras, Alverca, Tirsense, não se alastrem a muitos mais clubes, parece que só quando o alvo for um dos grandes é que as pessoas vão tomar consciência...

Não me vou alongar muito mais, apenas espero ter contribuído para que todos nós possamos ter um momento de reflexão e pensar se a culpa é apenas dos outros nas inúmeras situações de conflito que enfrentamos no dia à dia, será sempre a culpa dos outros???
É sempre muito mais confortável distrairmo-nos com os pecados dos outros do que enfrentar os nossos...

Abraços e Bons Ataques!!

Sem comentários: