quinta-feira, agosto 04, 2005

Análise aos novos plantéis (XV) - Sporting



Começo a análise aos plantéis dos três grandes, analisando a equipa que no ano passado foi considerada a equipa do "quase". Porque quase foi campeã, porque quase ganhou a Taça Uefa. Mantém-se a equipa técnica liderada por José Peseiro, a meu ver um dos problemas deste Sporting que ainda não fica resolvido este ano...

Na baliza mantiveram-se Ricardo, Nelson e Tiago. Naturalmente o titular da selecção nacional deverá ser o indicutível dono da baliza, apesar dos vários "desastres" ocorridos na época passada, alguns em jogos bem importantes.

Na defesa, saiu aquele que foi provavelmente o melhor defesa sportinguista na época passada (Enakharire), o único que também tinha ainda mercado para suscitar algum encaixe financeiro À SAD leonina, e mantiveram-se Miguel Garcia (lateral direito), Rogério (lateral direito/médio defensivo/interior), Beto (defesa central), Anderson Polga (defesa central) e Paíto (lateral esquerdo). Para reforçar o sector contrataram-se Tonel (ex-Marítimo, defesa central) e Edson (ex-União Leiria, lateral esquerdo), e ainda se assistiu ao regresso de Semedo (defesa central) que estava emprestado ao Casa Pia. Para mim não há grandes dúvidas que a defesa sportinguista será formada por Rogério, Beto, Polga e Edson.

No meio campo, saiu Hugo Viana, ao que parece a caminho do Celta de Vigo, e mantiveram-se Custódio (médio defensivo), João Moutinho (médio defensivo/interior), que promete ser uma das figuras do campeonato, Carlos Martins (médio direito/interior/ofensivo), Rochemback (médio interior/ofensivo) e Rodrigo Tello (médio ofensivo/esquerdo). Os leões reforçaram o sector com as contratações de Luis Loureiro (ex-Dinamo Moscovo, médio defensivo) e Marcelo Labarthe (ex-Internacional Porto Alegre, médio centro/interior), embora ao que pareça este último vá ser emprestado durante um ano. Ainda há a promoção do junior Nani (médio ofensivo), mais uma das revelações da Academia leonina, um jogador que deu muito boas indicações na pré-época.
Um meio campo sem grandes novidades, em que se antevê a titularidade de Moutinho e Rochemback, assistindo-se a alguma luta entre Custódio e Luís Loureiro para a posição de médio defensivo. Se optar por jogar em 4-4-2, Peseiro ainda deverá optar entre Carlos Martins ou Tello, jogadores menos ofensivos e que "fecham" melhor no meio campo.

Na frente de ataque, apesar do assédio ao camaronês Douala (extremo/avançado), o super-rápido sportinguista mantém-se no plantel, tal como o melhor marcador da Superliga, Liedson(ponta de lança), Sá Pinto (avançado/médio ofensivo) e Pinilla (avançado). A SAD leonina contratou Deivid (ex-Santos via Bordéus, avançado), a grande contratação do defeso verde-e-branco e Manoel (ex-Moreirense, avançado). Este último segundo as informações recolhidas será emprestado durante uma época. Regressou Silva (avançado) que havia estado emprestado ao Vitória de Guimarães e devido às indicações de pré-época, o jogador Varela (extremo/avançado) que estava emprestado ao Casa Pia faz também parte do plantel. Jogando em 4-4-2, a dupla de avançados mais lógica é Liedson-Deivid, apesar de serem dois jogadores bastante "parecidos", e jogando em 4-3-3, Peseiro deverá apostar em Douala em detrimento de um jogador de meio campo, para se juntar à dupla atrás referida.

Para mim o Sporting de José Peseiro é um forte candidato ao título, apesar das reservas que tenho relativamente ao técnico. É uma equipa que mantém a sua base, com poucas saídas e também poucas entradas, mas pra mim mal orientada. Tem um excelente meio campo e um excelente ataque, mas para mim é débil defensivamente. Além de tudo isto, a participação ou não na Champions League também poderá ser decisiva para a sua carreira na Superliga.

Sem comentários: