sexta-feira, agosto 12, 2005

Liga Honra - Parte II


FEIRENSE - Os "Fogaceiros" mantém um bom treinador, Francisco Chaló, e em principio deve manter o excelente fio de jogo, que apresentou na parte final do campeonato.
Exemplos de bom futebol puderam ser vistos contra as 3 equipas que subiram, na vitória por 3-0 ao Paços Ferreira, e nas derrotas de 2-4 na Figueira da Foz e também de 2-4 na Amadora.
Perderam Rui Correia e Loukima mas adquiriam Wesley ex-Gondomar que em 24 jogos fez 14 golos, que se junta a Fabio Terra, Mamadi, , Carlos Pinto, Marco Claudio, Vitinha e Djalmir.
Promete dar boa réplica mas em principio não deverão chegar mais alto que um 4º ou 5º lugar.


MAIA - Contratou o prospector do Chelsea em Portugal, na epoca passada, Ferreirinha.
Com um dos planteis mais curtos (até à data so dispunha de 15 jogadores), tendo perdido outros 15!!! entre os quais as estrelas da equipa.
Paiva guarda-redes foi para o Vitória SC, Secretário ex-FCPorto e ex-Real Madrid, Jean Paulista, Malafaia, Evandro o "homem-golo" com 31 jogos 17 golos, Bruno Novo, Paulo Jorge e China.
Promoveu 3 juniores e não contratou nenhum nome sonante.
Tendo em conta estes contras todos vai ser uma temporada um pouco diferente das anteriores, onde discutiam os primeiros lugares quase até ao fim, mas não acredito que desçam, mesmo quando esta época descem 6 equipas.


OLHANENSE - Mantém o treinador que lhes deu a subida à Liga Honra há duas épocas, antigo jogador da equipa e nascido no Algarve, Paulo Sérgio.
Adepto do "futebol musculado" tipico de Jaime Pacheco, onde há um excesso de superioridade mental e egocentrismo, ou seja, o treinador Paulo Sérgio julga que é o maior e o melhor e que tem de ganhar os jogos todos, custe o que custar.
Se perder a culpa invariavelmente é do árbitro, desculpa que na 1ª Divisão é normal mas que na Liga de Honra é rara. Normalmente os treinadores das equipas deste escalão dão a cara e assumem as culpas da derrota e dão os parabéns ao adversário. Mas não neste caso deste "mister".
As manias de grandeza são tantas que a época passada na 2ª jornada quando vieram à Reboleira, avisaram logo que iriam levar 8 autocarros de adeptos. No final apareceram só 2 e com lugares por preencher. O motivo mereceu comentários inclusivé do treinador do Estrela Amadora que disse: "Pelo que li durante a semana sobre este jogo pelo treinador do Olhanense, pensei que ía jogar com o Benfica". Daí já podem imaginar a arrogancia das palavras do técnico algarvio.
A cidade de Olhão que "adora" o cube da terra, na jornada a seguir ao célebre Benfica-FCPorto da Superliga apitado por Olegário Benquerença, recebeu o Desp. Aves com o mesmo arbitro de Leiria. As tarjas que se viram no estádio e nos prédios circundantes não eram de apoio ao clube mas sim de enxovalho a Olegário. Puderam ser vistos disticos como "Olegário és um F... D... P...", etc.
Fora isso teem um campo relvado??? que já mereceu um post meu, aqui ha alguns meses em que se via relva em apenas alguns espaços do campo, numa situação vergonhosa que merece ser relembrada.

Em termos de jogadores perderam Nauzet, Rui Loja, Glaedson, Vasco Fernandes, Edinho e a meio da época passada perderam uma jovem promessa Livramento, do qual se falou que iría para Itália mas acabou no Santa Clara.
Promoveram 2 juniores e não contrtaram ninguém "de nome".
Pelo vigor (força bruta) e brio com que jogam, principalmente em casa, devem manter-se nesta Liga Honra.


VARZIM - Uma equipa que todos os anos desce mais um bocadinho na classificação. Este ano descem 6, por isso é preciso cuidado redobrado.
Manteve o treinador da época passada, Horácio Gonçalves, e é ele, em principio, o melhor elemento da equipa que não tem individualidades por aí além, apenas reconheço Mendonça como jogador acima da media mas que todos os anos está como a equipa, um bocadinho pior.
Em principio será um do lote dos 6 condenados.


FELGUEIRAS - A melhor aquisição para esta época foi o novo presidente. De clube condenado a não participar na Liga por dividas a jogadores e a terceiros, passou a equipa estável (até que ponto isso é verdade é o que me deixa curioso).
Sinceramente, depois de tantos anos a ser repescado e a lutar pela permanencia, este ano não me parece uma equipa para descer, mesmo descendo o dobro das equipas da época passada.
Deixaram sair 13 jogadores entre os quais o treinador e a jovem esperança Pintassilgo, que assinou pelo Vitoria minhoto. Em contraste assinaram com 21!!! caras novas. Além do Treinador que começa este ano a carreira!!! Luís Miguel.
E com algumas boas aquisições, casos de Barrigana, Gisvi ex-Sporting e ex-Fátima, Mateus ex-Casa Pia, Cristopher guarda-redes que representou este ano a Selecção Portuguesa no torneio de Toulon e Marco Almeida ex-Sporting.
É portanto equipa a manter-se nesta Liga.


ALVERCA - Em principio é a primeira equipa a ser despromovida.
Lima é em principio o primeiro treinador empregado-desempregado desta época.
Até ao momento ainda não inscreveu a equipa profissional na Liga Honra e só tem 4 jogadores nos quadros.
Mesmo conseguindo a inscrição o facto de ter de recorrer aos juniores (se é que é possivel nesta divisão) não lhe vai dar condições para fazer muitos pontos.
O mais certo é cederem o seu lugar ao Gondomar por repescagem deste último.

Sem comentários: