quinta-feira, agosto 04, 2005

Análise aos novos plantéis (XVI) - Porto


O vice-campeão nacional aposta forte na época que se avizinha. Tem um novo técnico e operou uma grande revolução no plantel com a saída de alguns dos poucos jogadores que ainda restavam do "reinado" Mourinho.
O novo técnico é holandês, Co Adriaanse, técnico conhecido dos portugueses pois era o treinador do AZ Alkmaar que na época passada quase eliminava o Sporting nas meias-finais da Taça Uefa. É um seguidor da "escola holandesa", principalmente a de Van Gaal, Rinus Michels e Guus Hiddink, não partilhando com Koeman dos elogios a Cruiff, que o novo treinador do Benfica faz sempre que pode.

Na baliza os dragões mantêm o seu sub-capitão, Vítor Baía, para mim o melhor guarda-redes da época passada, e contrataram Helton (ex-U. Leiria), outros dos melhores guarda-redes da Superliga e Paulo Ribeiro (ex-Vitória de Setúbal). A grande luta será entre os dois primeiros e neste momento não há mesmo certezas da titularidade na baliza dos azuis e brancos.

Na defesa, após ao que parece o F.C.P. ter desistido definitivamente de contratar o holandês Kromkamp ao AZ Alkmaar, que pedia mundos e fundos, depara-se ao Dragão ter novamente apenas um lateral direito de raíz, Sonkaya (ex-Besiktas), podendo ter Ricardo Costa ou Bosingwa a fazer o lugar. Nos centrais mantêm-se Jorge Costa, Rocardo Costa, Pedro Emanuel e Pepe. Para mim o "reinado" do capitão portista deverá ter chegado quase ao fim, e esta será uma época de passagem de testemunho. Cada vez mais a dupla de centrais portista deverá ser constituída por Ricardo Costa e Pedro Emanuel. Na lateral esquerda também não houve mudanças, mantiveram-se Nuno Valente e Leandro, e aqui a luta parece estar bem acesa, apesar de Leandro nesta pré-temporada levar algum "avanço".

No meio campo começa a "revolução" que os dragões operaram este ano. Saíram Maniche e Costinha, peças fundamentais na brilhante carreira portista de conquista europeia de há 2 anos, com contratos milionários para o Dìnamo de Moscovo (acompanhados por Seitaridis). No meio campo defensivo, a grande surpresa desta pré-época dá pelo nome de Raul Meireles que se tem assumido como dono do lugar. Vai contar ao longo da época com a concorrência de Paulo Assunção, entretanto regressado do AEK de Atenas e de Bosingwa que se mantém no plantel. Refira-se que este último poderá ocupar também a posição de lateral direito ou médio interior direito. Nas outras posições do meio campo, mantiveram-se Diego e Ibson, dois excelentes jogadores, mas que terão a concorrência de um fantástico jogador que dá pelo nome de Lucho González (ex-River Plate). Penso que estes 3 jogadores lutarão por 2 lugares no meio campo portista, e neste momento a vantagem vai para Lucho e Diego, apesar das excelentes indicações de Ibson durante a época passada.

No ataque, os portistas conseguiram manter a sua principal referência Benny McCarthy, para mim o único verdadeiro ponta de lança do plantel azul e branco, o verdadeiro matador, que deverá ter lugar cativo na equipa principal. Mantiveram-se ainda Hugo Almeida, de regresso de mais um empréstimo; Hélder Postiga, ao que parece agora adaptado a uma posição mais recuada no terreno (nº 10???); Ricardo Quaresma, agora com muito maior concorrência, mais dificuldade em ter a titularidade e sem brincos nem anéis (!); Ivanildo, um jovem cheio de talento, e com muita margem de progressão, que tentará ter algumas oportunidades na extrema esquerda; César Peixoto, outro extremo esquerdo, de regresso do empréstimo em Guimarães; e Bruno Moraes, um avançado a recuperar de uma grave lesão, vindo também de empréstimo do Setúbal. Os azuis e brancos contrataram Jorginho (médio ofensivo/extremo) ao Setúbal, Alan (extremo-esquerdo) ao Marítimo, Lisandro Lopéz (extremo-esquerdo) ao Racing Avellaneda e foram ainda "pescar" Tomo Sokota, sem contrato, vindo do Benfica. Muito sinceramente penso que esta frente de ataque deveria ser "emagrecida" pois são jogadores a mais para lugares a menos. Penso que além da titularidade de McCarthy os outros dois lugares disponíveis deverão ser disputados entre Jorginho, Lisandro Lopez, Postiga e Quaresma, sendo este o atleta com menos possibilidades.

Penso que a grande dúvida que todos têm é: "será capaz Adriaanse de pôr ordem neste plantel?". Penso que se o conseguir o Porto tem todas as condições para conseguir lutar pela Superliga e será mesmo o principal candidato. Mas está em desvantagem pela política de continuidade seguida por Benfica e Sporting...

Sem comentários: