quinta-feira, julho 05, 2007

Associação Académica de Coimbra - Época 2007/2008

Foi com esperança renovada numa época bem melhor que todas as mais recentes presenças na Liga Bwin que a Académica se apresentou para a época 2007/2008.

Com vários reforços, sendo a maioria de origem portuguesa, facto que agradou e muito a todos os associados, a Briosa conta com nada mais nada menos do que oito caras novas confirmadas (M. Berger, Rui Nereu, Ricardo, Cris, Licá, Orlando, Pedro Costa e Lito) e ainda mais três que estão muito perto disso também (Tiero, Ivanildo, Hélder Barbosa). Realce para o facto de que nas onze entradas, apenas três serem de origem estrangeira, e desses três, dois já estão em Portugal há mais de dois anos, o que tira um grande grau de imprevisibilidade no que a reforços diz respeito.

A ambição desta nova época é a de uma melhoria de classificação em relação à última temporada para no futuro poder pensar noutros voos que não continuem a ser o da manutenção, e para tal, a direcção fez um esforço para manter o actual técnico Manuel Machado, que apesar da má classificação deu provas de competência e teve este ano direito a fazer um plantel que o próprio reconheceu ser um plantel muito mais à sua imagem.

Perdas significativas

Se é natural uma aposta na continuidade, também foi assim natural que a direcção do emblema de Coimbra tentasse segurar ao máximo as suas principais pedras para que o futuro tivesse bases onde se apoiar. Assim, de significativas só há a registar duas saídas que foram as de Lino, Roberto Brum e Dame N’Doye, sendo que esta última promete ainda muita tinta fazer correr. Mas vamos por partes.

Lino foi provavelmente o mais importante jogador da Académica no que à temporada passada diz respeito. Tendo começado a lateral esquerdo, formando um flanco fortíssimo com Hélder Barbosa, a lesão do jovem prodígio emprestado pelo FCPorto originou um vazio naquela posição. Mas Manuel Machado insistia, ao contrário de todos os adeptos, em não fazer Lino subir para aquela posição argumentando que não queria “calçar um pé para descalçar outro”. Mas quando a segunda volta já ia a meio, a evidência foi tão grande que Lino foi para essa posição e não mais dela saiu, dando ao mesmo tempo espaço para que o produto das escolas Vítor Vinha também pudesse mostrar o seu futebol e quer se queira quer não, oferecer mais consistência defensiva do que aquela que o brasileiro possuía. Foi assim com alguma naturalidade que este no final da época deu o salto para um clube maior, mesmo com os seus 29 anos, numa transferência que rendeu aos cofres da Académica 150 mil euros mais o empréstimo de dois jogadores, que tudo indica que serão Ivanildo e Hélder Barbosa.

A saída do trinco Roberto Brum, que há cerca de dois anos custou 1,6 Milhoes de Euros dá-se a custo zero, e o que à primeira vista parece ser um péssimo acto de gestão, não implica grandes custos para a Briosa que para além de poupar o mais alto ordenado do plantel, também não compromete o dinheiro gasto, já que este foi pago por um grupo de empresários, que, esses sim, não terão gostado mesmo nada da transferência.

Já a saída de Dame é bem mais controversa dado que a Académica diz ter exercido o direito de opção por mais duas temporadas, e o seu empresário alega que este não é válido. Numa pequena exposição, a FIFA já deu princípio de razão à Briosa mas tudo indica que o jogador se irá transferir para o Panathinaikos.

As restantes saídas de Nuno Luís, Medeiros e Danilo e Pittbull não parecem dar grandes problemas ao técnico Manuel Machado, já que nenhum destes foi peça importante da manobra da turma de Coimbra durante a época passada.

PLANTEL 2007/2008

Guarda Redes:
Permanências
: Pedro Roma
Entradas: Ricardo(ex-Varzim), Rui Nereu(ex-Benfica)

A baliza parece ser um sector forte na Académica. Pedro Roma tem a segurança e a experiência que todos lhe reconhecem mas os seus 36 anos pedem que se comece a pensar no futuro. Assim, contratou-se o guardião Ricardo, que se não for titular está época, e é possível que até o seja, será com toda a certeza na próxima, garantindo assim uma transição sólida e de qualidade. Como terceira opção, contratou-se um discutível Rui Nereu, que nos meandros da Briosa se diz ser jogada de empresário, ao estilo “queres a fruta? Então primeira ficas com o caroço”.

Defesas
Permanências
: Sarmento, Káká, Litos, Vítor Vinha, Lira
Entradas: Pedro Costa(ex-Braga), Markus Berger, Orlando(ex-Freamunde)

A defesa foi na temporada passada o mais fraco sector da Académica. Muitos golos sofridos demonstraram a pouca eficácia dos homens mais recuado da Briosa e assim foi precisamente por aqui que a nova temporada se começou a construir.

Ficaram só os melhores. Káká foi a revelação. Descoberto no Grémio de Jaciara afirmou-se como o melhor central da Académica e assinou já um novo contrato por mais três anos. Ao seu lado, Litos ofereceu a experiência, mas já sem a velocidade e bravura de outros tempos pelo que será mais importante a sua permanência para o balneário do que propriamente para o rectângulo de jogo.
Vítor Vinha e Lira são duas boas soluções para o lado esquerdo. Vinha mais seguro a defender, Lira mais entusiasta de aventuras por terrenos mais ofensivos, oferecem duas soluções distintas, mas ambas com qualidade, para suprir a ausência de Lino.

No que a entradas diz respeito, o internacional austríaco sub-21 Markus Berger parece ser a mais promissora. Vários técnicos conhecidos já o elogiaram e vem para ser o garante da segurança defensiva no eixo da linha mais recuada. À sua direita, Pedro Costa, recrutado ao Braga dá garantias que Nuno Luís já não dava e Orlando é um velho conhecido de Manuel Machado desde os tempos do Moreirense pelo que é uma aposta do técnico.

Meio Campo:
Permanências:
Milos Pavlovic, Paulo Sérgio, Nuno Piloto, Ousmane N’Doye, Filipe Teixeira, Hélder Barbosa, Miguel Pedro, Tiero(ex-Naval)
Entradas: Cris (ex-Feirense),Ivanildo(ex-FCPorto), Lito(ex-Naval)
Em dúvida: Filipe Teixeira

A contratação ou não de mais um jogador para este sector depende totalmente da saída de Filipe Teixeira, que refira-se, está bem mais longe de acontecer do que inicialmente poderia crer-se. O Celta de Vigo preparava-se para adquirir o seu passe mas a queda para a II Liga espanhola foi um rombo nas negociações, pelo que o interesse se tornou impossível de ser concretizado. Assim, e a não ser que nos próximos dias apareça uma proposta suficientemente tentadora, o mágico aclamado pelos adeptos da Briosa não irá deixar Coimbra pelo menos até Dezembro.

Mas o meio campo não é só Filipe Teixeira, pois este tem também outros bons valores. A Académica tem várias soluções para cada posição, e grande qualidade e quantidade no que a extremos diz respeito. Numa primeira vista, a reputação de Ousmane N’doye destaca-se dois demais, mas para a próxima edição da LigaBwin muito ainda vamos ouvir falar de Hélder Barbosa, um jovem extremo, impressionante nos desequilíbrios que provoca no um para um, de Cris, um médio ao estilo de João Alves, capaz de atacar e defender com a mesma qualidade ou mesmo de Paulo Sérgio, um trinco com um poder físico fantástico e que se assume como um grande obstáculo para quem quiser marcar frente à Briosa. Há ainda outros valores, como o experiente Lito, Miguel Pedro e Pavlovic que têm neste ano as suas oportunidades de explosão ou Ivanildo que tem de provar o seu real valor se pretende voltar aos quadros do FCPorto.

Ataque:
Permanências
: Gyano, Pedro Ribeiro(ex-Junior)
Entradas: -
Em dúvida: Nestor, Gelson, Joeano

A vontade da direcção da Académica é assegurar um avançado de valor inquestionável para além do regresso de Joeano por empréstimo do Beitar de Jerusalém, mas nenhum destes casos se afigura fácil, e é neste sector que estão as principais dúvidas no que a contratações diz respeito.

Gyano é um jogador extremamente voluntarioso mas com pouca (ou mesmo nenhuma) qualidade técnica pelo que a concorrência do jovem internacional Pedro Ribeiro é pouca para aquilo que se espera do Húngaro.

Em dúvida estão ainda Nestor Alvarez que se diz que vai ser emprestado uma época ao Setúbal e ainda Gelson que sem grandes dúvidas é juntamente com Gyano o par de avançados com menos técnica a jogar no nosso campeonato. Imaginar os dois juntos estará ao nível de um Fernando Aguiar ao lado de Jorge Costa a organizar jogo ou mesmo de uma dupla de matraquilhos num qualquer café. Acho que a ideia está passada com estes dois exemplos.

Destaques:

O CRAQUE:

Filipe Teixeira
– não há palavras, com a bola nos pés é um senhor. Todos os que o vêem jogar semanalmente se perguntam como é possível ainda estar a jogar na Académica. Poder de desequilibrar, remate, técnica e ainda espírito de sacrifício são apenas alguns dos atributos que podemos esperar dele.


A APOSTA:

Markus Berger – É uma aposta da direcção estudantil para consolidar a defesa da Briosa. Litos está já em curva decadente da carreira e Orlando não é nem de perto nem de longe um craque para liderar a defesa. Berger é a grande aposta!



EXPLOSÃO:
Hélder Barbosa – Não há dúvidas da qualidade do jogador para quem já o viu jogar. A temporada passada seria a sua explosão e este ano estaria no Porto mas uma lesão grave em Novembro impediu que tal pudesse acontecer, com imensa pena de todos os adeptos que ficaram rendidos ao seu futebol. Este ano, em Coimbra há a sorte de o ver jogar mais uma época e ainda muito vamos ouvir falar do “mágico Hélder Barbosa”.

Sem comentários: