terça-feira, julho 10, 2007

Dame (ex-Académica) assina pelo Panathinaikos

Dame N'Doye, jovem de 21 anos que este ano representou a Académica assinou pelos gregos do Panathinaikos por quatro temporadas, num negócio que está já envolto em muita polémica. A Académica reclama mais dois anos de contrato mas o jogador e o seu novo clube assim não o entendem, pelo que se afigura uma longa discussão judicial entre as partes. Mas vamos então recordar tudo o que aconteceu:
.
Dame estava de férias com o seu irmão Ousmane N'doye, jogador bem conhecido em Portugal dos tempos em que representou o Penafiel e o Estoril onde marcava sempre frente aos "grandes". Muito naturalmente, o irmão mais velho Ousmane pediu aos responsáveis do clube se o irmão poderia treinar com o plantel para manter a forma apenas, pois este ainda se encontrava ligado aos senegaleses do Jean D'arc.
.
Acontece então que o irmão mais novo começa a dar nas vistas e a equipa técnica pede à direcção que apure a disponibilidade deste para integrar o plantel. O jogador já tinha sido rejeitado por diversos clubes de divisões inferiores francesas e como é óbvio viu com bons olhos a oportunidade de jogar no principal escalão do futebol português. O atleta estava em final de contrato e facilmente o Jean D'arc autorizou a sua saída, pelo que depois de um período de experiência chegou a acordo com a Académica por um ano mais duas de opção.
.
POLÉMICA
.
Mas a polémica havia de surgir em Março quando a Académica tentou renovar o contrato, accionando o seu direito de opção, mas o empresário do jogador entendeu que esta teria de ser exercida meses antes e que nesse momento já não era válida. Então a Briosa, fez provavelmente uma das mais sujas manobras do seu historial. O vice-presidente Luís Agostinho, também possuidor de um stand de automóveis quis fazer uma manobra 2 em 1. Ao vender um carro ao jogador, no meio dos papeis estava também um contrato por mais três épocas, num episódio que nunca foi esclarecido pela direcção dos estudantes e que como consequência teve apenas a demissão do vice presidente em questão. Continuo a perguntar: O vice presidente pode oferecer um contrato sem passar antes pelo presidente? Só o vice foi demitido porquê? Questões que nunca serão respondidas...
.
No entanto, e nas últimas semanas, a FIFA, quando interrogada sobre o assunto, deu o princípio de razão à Académica, o que obriga os gregos a pagar o equivalente aos salários do jogador por mais dois anos.
.
Mas ainda assim, a incompetência desta direcção é algo de gritante. Um ano depois de ter deixado sair Zé Castro, que este ano foi várias vezes titular no Atlético de Madrid, a custo zero, depois de José António há dois e de Lucas há três anos na mesma situação, desta vez foi Dame, o que leva naturalmente à revolta dos associados face a tantas situações de jogadores em todos os casos muito acima da média, que vêm negadas melhores condições contratuais para dar lugar a brasileiros de qualidade muito duvidosa na maior parte das vezes.
.
No entanto, há também uma enorme falta de dignidade de Dame. O clube que o lançou depois de este ter sido recusado em vários emblemas de divisões inferiores, não teve direito ao mínimo de respeito na hora de renovar, e para além de não acordar a renovação, nem o contrato que o ligava a Coimbra foi respeitado, o que nem assim desculpa a incompetência da direcção claro, apenas realçar a ingratidão no futebol, nada de novo para quem o acompanha, quer seja mais de perto ou à distância.

Sem comentários: