sexta-feira, julho 27, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Michael Manniche



Maniche é um dos melhores médios portugueses da actualidade. No entanto, como é do conhecimento geral, o seu nome verdadeiro é Nuno Ribeiro. O seu nome “artístico” foi inspirado na referência estrangeira desta semana. Michael Manniche foi um dos grandes goleadores que passou por Portugal na década de 80, ao serviço do Benfica.
Começou a carreira no Brønshøj Boldklub, com apenas 18 anos. Em apenas três épocas na equipa de Copenhaga marcou 92 golos. Em 1980, muda-se para outro clube da capital dinamarquesa, o Hvidovre IF. Em Agosto de 1981, Manniche tem a sua primeira internacionalização ao serviço da selecção dinamarquesa, num jogo em que a Dinamarca venceu a Finlândia por 2-1.
É integrado numa nova ideologia táctica, imposta por Sven Goran Erickson, que o dinamarquês chega a Lisboa. O jogador foi amado por muitos adeptos e incompreendido por outros tantos. Manniche podia não ser um tecnicista, como Nené e Filipovic, mas era, com certeza, uma seta sempre virada para baliza. E os números não metem: em 4 épocas marcou 75 golos, ajudando os encarnados a conquistar dois campeonatos e uma Taça de Portugal.
Do Benfica partiu para a sua Copenhaga, para representar o B1903. No seu país, continuou a fazer aquilo que sabia fazer melhor, marcar golos. Em 1992, o B1903 fundiu-se com o Kjøbenhavns Boldklub, de modo a formar o FC Copenhaga. Foi nesse novo clube, que venceu a campeonato dinamarquês no seu ano de estreia, que Michael Manniche terminou a carreira em 1994.
Depois de aparentemente ter terminado a carreira, treinou alguns clubes amadores da sua cidade. Em 1996, no entanto, regressou ao Copenhaga como treinador-adjunto e depois como … jogador. Nessa época, como as coisas estavam a correr mal para o FC Copenhaga, Manniche surpreendeu tudo e todos ao fazer um breve regresso aos relvados, sendo utilizado em quatro jogos da equipa da capital da Dinamarca.
Hoje Manniche é funcionário do FC Copenhaga e esteve em Portugal, aquando da deslocação da equipa dinamarquesa à Luz para defrontar o Benfica. Nesse regresso, o jogador dinamarquês revelou que leva o Benfica no coração e que não esqueceu a língua de Camões.

Michael Manniche era um jogador com características antagónicas: sem argumentos técnicos e com uma relação de todo infeliz com a bola, era, porém, um jogador possante, com um sentido de baliza extraordinário. No final dos jogos, os defesas adversários confessavam que “não tinham mais forças para o suportar, tal era a sua entrega e o seu nível de movimentação.”


Ficha Técnica:
Nome: Michael Manniche
Data de nascimento: 17/07/1959
Naturalidade: Copenhaga
Nacionalidade: Dinamarquesa
Posição: Ponta-de-lança
Clubes que representou como jogador: Brønshøj Boldklub, Hvidovre IF, Benfica, IB1903 e FC Copenhaga
Internacionalizações: 12 (2 golos)




Palmarés:
Dois campeonatos portugueses
Uma Taça de Portugal
Dois campeonatos dinamarqueses
Uma Taça da Dinamarca

Sem comentários: