quarta-feira, julho 18, 2007

A promoção americana do futebol/soccer no ciberespaço

A liga profissional de futebol (soccer) nos Estados Unidos, promete arrancar de vez, depois de tantas tentativas (estou a lembrar-me de Pelé, Eusébio, Simões, Séninho e outros) nos anos 70 e 80. A contratação e endeusamento de David Beckham tenta conquistar os americanos (e americanas!).

O website www.BigSoccer.com - cuja finalidade é a promoção do soccer e da MLS (Major League Soccer-"Liga Americana de Futebol") faz-se através da discussão, construção de comunidades virtuais em torno de uma liga e das suas equipas (não só mas principalmente).

Visitei este site à alguns tempos atrás e reparei (entre outras coisas) que era notória a falta de identidades e tradições fortes nesta área. A MLS existe no meio de outras ligas, caracterizada por uma cultura fragmentada do futebol e onde outros desportos têm uma cobertura bastante superior nos "media" tradicionais americanos.

A natureza da MLS, que aparece como uma empresa de negócios, influencia fortemente as discussões no BigSoccer. Quando a maioria de linhas do BigSoccer tratavam de tópicos como: A experiência do "consumidor" americano do futebol/soccer. O lugar no desporto americano. O status dos Estados Unidos no futebol/soccer do mundo. O papel de Latinos no futebol/soccer dos Estados Unidos, as coisas estavam muito paradas, tanto que nem adicionei o site aos meus favoritos.

Agora, e por motivos profissionais, esbarrei no dito cujo, então não é que,... talvez devido ao efeito Beckham/Vitória, houve uma mudança radical e passaram para o campo-jogo, jogadores, transferências, treinadores, tácticas, o que influencia, quanto a mim, muito do discurso, mas de forma muito mais participativa e popular. O resultado parece ter sido fantástico, apesar de aparecerem muitos europeus e sul-americanos a comentar.

A progressão neste campo foi enorme, importa ver daqui a uns anos se estas influências promoverão realmente,... ou não, o desenvolvimento de uma cultura não existente do futebol/soccer nos Estados Unidos.

Sem comentários: