terça-feira, julho 03, 2007

FC Porto 2007/2008




Não foram só os equipamentos que mudaram no reino do Dragão. A equipa portista inicia a nova temporada com muitas certezas mas, sobretudo, com algumas e importantes dúvidas. O professor Jesualdo Ferreira terá este ano a oportunidade de fazer o que não pôde fazer na época transacta: construir a equipa e o modelo de jogo desde a pré-temporada. O "prof" é um conhecido adepto do 4-4-2 mas, no caso da permanência de Ricardo Quaresma no plantel, será quase incontornável que opte pelo 4-3-3 que o levou ao primeiro título da sua já longa carreira de treinador.
É quase unânime que o FC Porto foi, dos três grandes, aquele que "pior" se reforçou mas, e em virtude de "só" ter perdido um jogador que quase nem jogou o ano passado, julgo que os Dragões partem com maior favoritismo na luta pelo título. A ver vamos o que 2007/08 nos reserva.

Guarda-redes:
Não há muito a dizer sobre os três guarda-redes que farão parte do FC Porto 07/08. O grande Vítor Baía trocou as balizas pelo escritório e Hélton é o indiscutível titular. Nuno (ex-Desp. Aves), que regressa ao clube, chega para emprestar experiência e acautelar um possível azar do guardião brasileiro. Hugo Ventura, um jovem formado no clube, será o terceiro guarda-redes e só poderá beneficiar com a convivência diária com os outros dois guarda-redes.

Defesas:
Muito se falou das possíveis saídas de Bosingwa, Bruno Alves e sobretudo Pepe. Até à data, nenhum destes saiu e creio que já não sairão até 31 de Agosto, altura em que fecha o mercado de transferências. Lucas Mareque é claramente um excedentário, sobretudo quando o melhor lateral-esquerdo do plantel é um lateral-direito: Jorge Fucile. Além desse, ainda há o polivalente Marek Cech e o recém-chegado Lino (ex-Académica). Prevê-se uma luta titânica pelo lado esquerdo da defensiva portista que, julgo eu, será discutida entre Fucile e Lino. No centro da defesa, a dupla Pepe/Bruno Alves permanece intocável com Pedro Emanuel e João Paulo como opções de reserva, depois da fantástica venda de Ricardo Costa por 3,5 milhões de euros. No flanco direito, nada a a dizer. Bosingwa é dono e senhor do lugar.

Médios:
É seguramente a posição do terreno onde o FC Porto está melhor servido e onde ganhou substancialmente mais altura e mais músculo e, quem sabe, mais criatividade com as contratações de Leandro Lima e Luís Aguiar. Finalizada a irritante e prolongada novela "Mario Bolatti" (que fez lembrar o inesquecível Anjo Selvagem), o médio argentino foi finalmente oficializado como reforço do FCP, juntando-se à outra torre Kazmierczak (ex-Boavista). Depois de mais um duelo com o Benfica, o FCP levou a melhor sobre o polaco e garantiu um reforço importante para o miolo, onde Ibson e Jorginho se tornaram dispensáveis e, a juntar a isto, ainda há Castro que, segundo Jesualdo Ferreira, fará a pré-temporada com equipa principal existindo a hipótese de fazer parte do plantel 07/08. Depois das celeumas de final de época, Paulo Assunção, que na minha opinião continua a fazer uma trabalho imprescindível naquele meio-campo, irá travar um duelo interessante com Mario Bolatti na luta pelo lugar de médio mais defensivo do 11 titular onde, e é preciso não esquecer, Raúl Meireles também poderá ter uma palavra a dizer. No que à posição de número 10 diz respeito, Lucho poderá ser adiantado para esse lugar mas Leandro Lima e Luís Aguiar assumem-se como os mais sérios candidatos a essa posição, na (difícil) missão de tentar fazer esquecer o prodígio que tão cedo deixou o Dragão: Anderson.

Extremos:
A posição onde o FC Porto dispõe de (muito) poucas opções. Numa análise mais profunda ao plantel, apenas Ricardo Quaresma se assume como um puro extremo embora Lisandro López faça essa posição com os resultados que se conhece. Com as saídas de Alan, Tarik, Vieirinha e Diogo Valente, o FCP necessita, no caso de vir a jogar em 4-3-3, de ter mais uma ou duas opções de raíz que possam fazer esse lugar. Embora possam ser desviados para áreas mais laterais, Leandro Lima e Luís Aguiar são claramente nºs 10 o que, desde logo, leva a crer que Quaresma e Lisandro sejam titulares indiscutíveis.

Avançados:
A eterna questão do FC Porto. Desde a saída de Mário Jardel, que o FCP nunca teve um verdadeiro homem de área e aquele que mais terá encantado os adeptos portistas depois de "Super Mário", será Benny McCarthy. E o sul-africano até nem pode ser considerado um homem de área. Com a manutenção de Adriano que, mais uma vez, se revelou profundamente decisivo na conquista do título, chegou ao clube Edgar, avançado ex-Beira-Mar de 1,90m, que até já foi por algumas vezes comparado a Jardel e que tem no jogo aéreo o seu ponto mais forte mas que não descura umas habilidades com os pés. Além destes dois brasileiros, há ainda a "incógnita" Renteria, Rui Pedro e Hélder Postiga. A grande figura da primeira volta na temporada transacta não parece ser essencial para Jesualdo e têm surgido notícias que o dão de saída do FCP.



Sem comentários: