quarta-feira, julho 04, 2007

Benfica 2007/2008: Início dos trabalhos

Iniciaram-se na passada segunda feira os trabalhos no Sport Lisboa e Benfica. O objectivo para a época passa, como sempre, pela conquista do título nacional. E esta época o plantel é sem dúvida mais equilibrado.

Na baliza parece praticamente definida a constituição do trio de guardiões da baliza encarnada, com a manutenção de Quim, Moretto e Moreira, embora ainda existam algumas dúvidas em relação ao brasileiro. Na minha opinião caso houvesse uma proposta de bom nível financeiro (entenda-se bom nível por venda igual ao que se comprou) ia já com guia de marcha.

Na defesa, à contratação de Zoro juntou-se agora o complicado nome de Sretenovic (Steven para os amigos), um jovem defesa central desconhecido proveniente do Rad Belgrado. Luisão, Nelson, David Luiz e Miguelito estão de pedra e cal no plantel, mas quanto a Anderson e Leo as coisas não são bem assim. Quanto ao primeiro já não raras vezes manifestou o desejo de sair. Quanto ao "baixinho", um dos esteios da defensiva encarnada, a situação de saúde da mãe agravou-se de tal forma que a mesma nem sequer reconhece o filho. Aproveito para deixar uma palavra de conforto para o Léo e as melhoras da mãe. Caso algum destes dois nomes saiam é natural que o Benfica volte ao mercado. Muito se falou de Eduardo Ratinho como potencial contratação para lateral direito, mas ao que parece não se concretizará.

No meio campo confirma-se a saída de Karagounis e o grande reforço da época chama-se... Manuel Fernandes!... Ao que parece o jovem português irá mesmo integrar o plantel e Fernando Santos deixou antever que o promissor médio se encontra muito motivado para a próxima época. A confirmar-se a sua manutenção no plantel é para mim a grande contratação do miolo encarnado. A ele juntam-se Petit, Katsouranis, Rui Costa, Simão e Nuno Assis, além da subida do jovem Romeu Ribeiro ao plantel principal.
As situações que demonstram mais impasse são as relativas a Paulo Jorge e Manu que por enquanto se mantêm no plantel mas ao que parece a Direcção encarnada tenta encontrar "mercado". O caso de Fábio Coentrão parece-me diferente. Em princípio Fernando Santos deverá contar com ele para a próxima época, até pelas boas indicações que tem dado tanto no Rio Ave como na selecção portuguesa de sub-20.
Há a referir ainda que o Engº já afirmou que o clube irá contratar mais um médio para suprir a saída de Karagounis. Será ele Fábio Rochembach?... Ou o miúdo Willian do Corinthians?

No ataque está a maior aposta encarnada para a próxima época. Oscar Cardozo é a segunda maior contratação da história do clube e vão recair sobre ele todas as atenções na próxima época. É um jogador alto, com grande poder de finalização e esperemos que a sua adaptação seja rápida e fácil. Gonzalo Bergessio está já confirmado e tem dado boas indicações nestes primeiros aprontos da época. Promete muita luta pela titularidade com Nuno Gomes e com o novo avançado que ainda será contratado... Mantorras dificilmente jogará esta época mas é quase património do clube e o jovem Dabao já terá como prémio a participação no estágio de pré-época pois dificilmente o vejo a integrar o próximo plantel.
A dúvida neste sector é mesmo quem será o avançado que falta?... Ao que parece a hipótese Miccoli está longe de se concretizar, o que adensa ainda mais as dúvidas. Será um avançado para dar maiores dores de cabeça a Fernando Santos ou mais um para fazer número?...

O treinador encarnado já colocou a fasquia bem alta e de entre outras afirmações teve duas que marcarão a análise ao seu desempenho: "Para o ano seremos campeões" e "Ainda serei aplaudido de pé". Espero sinceramente aplaudir de pé o Sr. Engenheiro. Mas as minhas dúvidas continuam. Certeza só tenho uma: Não há margem de erro!

Nota final para a apresentação dos novos equipamentos e o já tão famoso cor de rosa, como alternativo. Nota de destaque para o sketch de apresentação dos mesmos que pode ver AQUI, com a presença do impagável Ricardo Araújo Pereira.
Sinceramente penso que em termos de marketing foi uma grande jogada da Adidas e que promete sucesso de vendas. Cá estaremos no final da época para o analisar.

Sem comentários: