sexta-feira, julho 20, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso:Dmitri Alenitchev

Após umas férias, digamos, as referências estrangeiras estão de volta. E não podiam, em minha opinião, voltar da melhor forma, com um jogador que ajudou o futebol português, e particularmente o FC Porto, a fazer história. Falo-vos de Dmitri Alenitchev, jogador russo que representou os dragões durante quatro épocas.

Alenitchev sempre se assumiu como um grande fã do Spartak de Moscovo, contudo começou a carreira no rival Lokomotiv. Ao longo de duas épocas, realizou 69 jogos e marcou seis golos. Em 1994, muda-se para o seu Spartak, onde realiza quatro épocas de grande nível. Em 1996, estreia-se pela selecção russa.
No ano de 1997, é eleito o melhor jogador do campeonato russo, o que levou ao interesse da Roma. Dmitri Alenitchev assinou pela Roma na temporada de 98/99. Na sua primeira época na capital romana jogou 21 jogos, todavia na segunda temporada apenas foi utilizado sete jogos e em Dezembro de 1999 é emprestado ao Perugia.
No Peruggia realiza 15 jogos e desperta o interesse do então vice-campeão português, FC Porto. Alenitchev é uma das transferências mais cara e ingressa nos dragões numa altura em que pairava o fantasma … Jardel.

Num Porto com muitas dificuldades em marcar, o russo destacou-se por fazê-lo logo frente aos rivais Sporting e Benfica. Na primeira época de dragão ao peito, conquistou a Taça de Portugal, para o qual foi decisivo ao marcar o segundo golo portista ante o Marítimo, na final da competição. Apesar de ter caído no goto dos portistas, Alenichev foi um pouco a sombra de Deco e quando entrava em campo não conseguia fazer esquecer o mágico.
Com Octávio Machado no comando dos azuis e brancos, as coisas não correram de feição ao russo. Era cada vez mais a sombra de Deco e era acusado de ser um jogador lento, com pouca aptidão para ajudar a defesa. No entanto, com a saída de Octávio Machado e entrada de José Mourinho, a sorte do russo mudou. Mourinho passou a usar um estilo de jogo que incluía o Alenichev no onze.
Nos anos de Mourinho foi só títulos, com os momentos altos a acontecerem em Sevilha e Gelsenkirchen. E Alenitchev esteve em grande nesses grandes momentos, marcando na final da Taça Uefa e na final da Liga dos Campeões. Sob o comando do “Special One”, o russo melhorou imenso: já não era aquele jogador lento e que não apoiava a defesa. Sempre que o treinador português usava o esquema losango, com Maniche, Costinha e Deco, Alenichev tinha sempre lugar no onze. Com a chegada de Pedro Mendes, porém, perdeu muitas vezes o lugar para o português. Provavelmente o melhor meio campo de sempre do FC Porto!

Após o Euro 2004, em que representou o seu país no nosso país, Alenitchev anunciou à direcção do Porto que gostaria de voltar a representar o seu clube do coração. Pinto da Costa, com alguma tristeza, não pôs entraves e deixou-o ir. Representou o seu Spartak por duas épocas, até que, em Abril do ano passado, deu uma entrevista ao Sport-Express, um jornal desportivo russo, em que criticava duramente o então treinador do Spartak, Aleksandr Starkov. Resultado: o ex-jogador do FC Porto foi colocado a treinar à parte e em Setembro do mesmo ano decidiu retirar-se do futebol profissional.
Depois de acabar a carreira de futebolista, Alinitchev juntou-se ao Partido Unitário Russo. Em Junho deste ano foi eleito deputado para Concelho Federal Russo.

Alenitchev era um jogador audaz, com um remate potentíssimo, no qual dava gosto ver jogar. Tinha uma excelente visão de jogo e tinha uma boa facilidade em encontrar espaços para o remate. Recordar Alenithev é recordar as finais de Sevilha e de Gelsenkirchen. Recordar os momentos mais altos do futebol português recente!

*Curiosidadade
● Antes de abandonar Portugal, o russo foi convidado a fazer uma antevisão do Portugal Espanha, no Euro-2004: "Portugal não tem a mínima hipótese frente à Espanha. Não tenho qualquer dúvida que os espanhóis vão ganhar o jogo e conseguir o apuramento para a fase seguinte do Campeonato da Europa. Vi os dois jogos anteriores e considero que Portugal tem uma selecção fraca. A Espanha aguenta mais a pressão, tem mais futebol, mais fantasia, enfim é superior em tudo. Para mim, Portugal não é candidato a nada". Após o último jogo da selecção russa no torneio, perguntaram-no quem venceria o Europeu e o russo respondeu: “A França vai ser campeã". Como vemos, o ex-jogador do Porto não era muito bom em prognósticos, pois a França viria a ser eliminada nos quartos-de-final pela Grécia. Podíamos não ter sido candidatos a nada, mas a verdade é que vencemos os espanhóis e por pouco não vencemos o Europeu e não chegamos á final do Mundial, dois anos depois. Provavelmente deveria ter aprendido com o velho capitão do FC Porto, João Pinto, a fazer “prognósticos só no final do jogo”.

Ficha Técnica:
Nome: Dmitri Anatolievich Alenitchev
Data de nascimento: 20/10/1972
Naturalidade: Vilikie Lukie
Nacionalidade: Russa
Posição: Médio atacante
Clubes que representou como jogador: Lokomotiv de Moscovo, Spartak de Moscovo, AS Roma, Perrugia, FC Porto, Spartak de Moscovo
Internacionalizações: 54 (6 golos)

Palmarés
Dois campeonatos portugueses
Duas Taças de Portugal
Duas Supertaças de Portugal
Três campeonatos russos
Duas Taças da Rússia
Uma Liga dos Campeõs
Uma Taça Uefa

Sem comentários: