segunda-feira, julho 09, 2007

Campeonato do Mundo de Sub 20

Portugal defrontou na noite de ontem a selecção da Gâmbia. A equipa lusa apresentou-se em campo com diversas alterações no seu onze inicial, deste sairam Mano, João Pedro, Antunes, Pelé e Bruno Pereirinha dando lugar a Pedro Correia, Steven Vitória, André Marques, Felicano Condesso e Zezinando. Além de todas estas alterações por opção táctica de José Couceiro, e seleccinador português retirou ainda Fábio Coentrão colocando em campo Guedes, esta deveu-se a castigo do jogador do Benfica.

No último jogo desta primeira fase do Campeonato do Mundo de Sub-20, Portugal não tinha ainda o apuramento garantido, necessitando de pelo menos pontuar frente à selecção africana.

No inicio da partida, a selecção portuguesa acabou por sentir algumas dificuldades em sair para o ataque de forma organizada, optando diversas vezes por lançamentos longos na tentativa de desmarcar os avançados lusos. Só ao minuto oito é que Portugal conseguiu fazer um remate à baliza de Joe Gomez, com um cabeceamento que acabou por sair um pouco por cima da barra.

Até aqui a Gâmbia dispôs de três cabeceamentos algo perigosos dentro da área portuguesa que poderiam ter sido fatais não fosse a falta de pontaria dos africanos.

A partir daqui Portugal começou a assentar o seu jogo aproximando-se cada vez mais da baliza adversária. Ao minuto 17, depois de canto do lado direito, apontado por Bruno Gama, Zezinando cabeceia à figura do guardião Gomez quando estava em boa posição para inaugurar o marcador. Mas dois minutos mais acabaria mesmo por surgir o golo português. Na sequência de mais um cruzamento do lado direito do ataque luso, Feliciano Condesso aproveita da melhor forma uma saída em falso do guarda redes gambiano.

Daqui para a frente Portugal dispôs ainda de mais duas ocasiões para dilatar a vantagem. Primeiro foi Guedes que rematou ao lado da baliza da Gâmbia, seguindo-se Bruno Gama com um remate cruzado que também não passa longe do alvo.

À passagem da meia hora o seleccionador gambiano efectua a primeira alteração na equipa, com a saída de Paul Jatta para a entrada de Mansally. Numa tentativa de inverter o rumo dos acontecimentos.

Daqui até ao intervalo realçe ainda para duas ocasiões para a Gâmbia. Aos 41’ o árbitro assinala um livre indirecto a castigar uma infracção do guarda redes Rui Patrício. Deste lance poderia ter saído o golo do empate, não fosse o remate torto do avançado adversário. Mas um minuto volvido e Gâmbia dispõe de nova oportunidade. Uma grande penalidade a penalizar uma falta infantil de Paulo Renato, que agarra a camisola do adversário quando a bola já se dirigia para a linha de fundo. Chamado a marcar o castigo máximo Ous Jallow não desperdiçou.

Chega-se então ao final deste primeiro tempo com uma igualdade no marcador, que acaba por se justificar tento em conta o futebol praticado pelas duas selecções.

Logo no recomeço do segundo tempo a selecção nacional podia ter-se colocado em vantagem, com Guedes a cabecear muito ao lado da baliza quando estava em excelente posição para marcar. Uma vez mais o cruzamento foi efectuado pelo ala direito Bruno Gama.

Ainda antes de estarem decorridos 60 minutos, a selecção da Gâmbia ficou reduzia a dez elementos, despois do seu capitão Jammeh ter visto vermelho directo por entrada durissima sobre o lateral esquerdo André Marques. Daqui resultou a saída de Marques para a entrada de Antunes.

Pensou-se então que o dominio passaria a ser português e que a selecção de todos nós chegasse mais facilmente à vantagem. Mas não foi isso que se passou. Dois minutois depois da expulsão a Gâmbia deixa o primeiro aviso para o que acabaria por acontecer ao minuto 67. Mais um erro da defensiva portuguesa que acabou por colocar a Gâmbia em vantagem. O golo foi apontado por Mansally.

Daqui para a frente Portugal tinha mesmo que dar tudo por tudo para conseguir pelo menos empatar o desafio. José Couceiro retirou de campo Bruno Gama fazendo entrar Diogo Tavares, em mais uma substituição forçada.

A exibição de Portugal continuou sem convencer levando o público a demonstrar o seu descontentamento através de assobios. É então que nos minutos finais Portugal empurra a Gâmbia para o último terço do terreno de jogo, mas sem conseguir colocar em perigo as redes contrárias.

Portugal perde este jogo quando o deveria ter vencido tendo em conta que é melhor equipa que a Gâmbia e porque esteve em vantagem numérica durante bastante tempo. Uma vez mais, Portugal terá agora de esperar por outros resultados para assegurar a sua qualificação para os oitavos de final deste Campeonato do Mundo de Sub-20. Outro aspecto negativo que aponto é na direcção do seleccionador luso, José Couceiro. É cada vez mais evidente que não consegue obter resultados satisfatórios è frente das selecções nacionais. Primeiro o Cameponato da Europa de Sub-21, que terminou com um fracasso crasso e agora um apuramento que será arrancado a ferros a acontecer.
Até quando se manterá José Couceiro à frente das selecções jovens?!

Sem comentários: