segunda-feira, julho 30, 2007

Futebol Feminino - Euro Sub-19 - Islândia 2007 - Final



Terminou ontem na chuvosa Reykjavik, mais uma edição do Europeu Feminino de Sub-19 e como se esperava a Alemanha levou a melhor, somando assim o seu 5º troféu.

Alemanha 2 Inglaterra 0 (após prolongamento)
Numa tarde muito chuvosa e com a presença de Platini num estádio às moscas, Alemanha e Inglaterra deixaram muito a desejar no que ao futebol praticado diz respeito.
A super favorita Alemanha dominou todo o jogo perante uma Inglaterra demasiado defensiva. As oportunidades de golo foram poucas, mas quase sempre para a Alemanha. A Inglaterra apenas por uma vez nos 90’ esteve perto do golo, por Natasha Dowie logo a abrir a segunda parte. Na Alemanha Nicole Banecki foi sempre a mais inconformada, mas o seu individualismo excessivo pouco ajudou a sua equipa. Ainda assim eram as suas jogadas que animavam o jogo. Ainda em mais evidência esteve a defesa esquerdo Katharina Baunach que defendeu muito bem e atacou ainda melhor, formando com Banecki um corredor esquerdo muito forte. Foi talvez a grande surpresa desta selecção e mostrou que pode ser muito importante no futuro da selecção Alemã. Apesar do domínio, a verdade é que a bem organizada defesa Inglesa, com a capitã Fern Whelan em destaque foi sempre resolvendo os problemas que iam surgindo. Com o passar do tempo a Inglaterra acusou desgaste e foi aí que o meio campo Alemão, com Bock e Kessler se começou a destacar, mas ainda assim as jogadas de perigo aconteciam apenas em lances de bola parada. Nadine Kessler esteve em destaque, aparecendo várias vezes a cabecear na sequência de livres. Num desses lances acertou na trave. O monótono jogo teve que ir para prolongamento.
Nos 30’ que se seguiram nada mudou. A Alemanha dominava e a Inglaterra defendia bem, perante alguma inoperância da irreconhecível Isabel Kerschowski. O destaque do prolongamento tem que ir para uma jogada fantástica de Kessler que ultrapassou várias adversárias, mas que viu o remate desviado para canto. A mesma jogadora obrigou pouco depois Danielle Hill à defesa do jogo. Aos 107’ após um canto marcado por Kessler e após uma grande confusão foi Nathalie Bock a fazer o golo inaugurando o marcador. A Inglaterra ainda tentou reagir e dispôs de uma boa oportunidade pela capitã Whelan, mas acabou por ser a Alemanha a acabar com o jogo bem pertinho do fim. Monique Kerschowski em contra ataque aproveitou bem a sua velocidade e bateu Hill pela segunda vez, e diga-se com muita sorte, pois o remate foi tudo menos bom.
Foi uma vitória justa da melhor equipa em campo. As Inglesas conseguiram ainda assim o melhor resultado de sempre nesta categoria.

Melhor em campo:
A organização escolheu Nadine Kessler, mas pessoalmente acho que Katharina Baunach merece a nomeação. Não facilitou a defender, partiu frequentemente e muitas vezes com perigo. Mostrou que tem um excelente pé esquerdo(e por isso as bolas paradas são dela) e é tecnicamente evoluída. Nicole Banecki também esteve muito bem, mas tem que ser mais prática. Na Inglaterra a central e capitã Fern Whelan fez também um excelente jogo.

Melhores Marcadoras:
3 golos:
Fanndis Fridriksdóttir(Islândia), Ellen White(Inglaterra), Marie-Laure Delie(França)


Historial
2006/07 - Alemanha
2005/06 – Alemanha
2004/05 – Rússia
2003/04 – Espanha
2002/03 – França
2001/02 – Alemanha
2000/01 – Alemanha
1999/00 – Alemanha
1998/99 – Suécia
1997/98 - Dinamarca

Sem comentários: