sexta-feira, julho 20, 2007

Promessa Atacante da Semana: Josmer Altidore


Josmer Altidore, mais conhecido por Jozy Altidore, é uma das grandes promessas do futebol norte-americano. Filho de pais haitianos, Altidore nasceu em Livingston, no estado de New Jearsey, no dia 6 de Novembro de 1989. Revelou-se no Mundial Sub-20 que ainda está em marcha no Canadá. Depois de Freddy Adu, surge agora um rapaz com a mesma idade, 17 anos, que já é titularíssimo numa selecção de… sub-20. Isto quer dizer alguma coisa. Isto quer dizer que, apesar do menor protagonismo a que está sujeito quando comparado com Adu, Alitdore é também um jogador repleto de potencial e que poderá chegar longe no soccer.

Esta época representou os Red Bull New York, da Conferência Oeste da Major League Soccer. A sua equipa apurou-se para o Play-Off da sua conferência mas foi batida nas meias-finais, estando, por isso, dentro das 8 melhores da Liga e dentro das 4 melhores da Conferência. Note-se que Jozy facturou por 10 ocasiões nos 18 jogos em que se viu envolvido (incluindo jogos de reservas). No início da época esteve mais empenhado nos estudos, na conclusão da “High School” (equivalente ao Ensino Secundário português) e só apareceu na última fase da época, tendo-se revelado importante para os New York.


Já tinha participado no Campeonato Mundial de Sub-17, na altura com 15 anos de idade. Ainda assim, foi no Mundial de Sub-20 realizado este ano que ganhou maior estatuto e se deu a conhecer a muitos de nós – eu inclusive. Jogou todas as partidas e marcou um golo no impressionante 6-1 impingido à Polónia. Melhor do que isso, foram os dois golos que conseguiu e deram a vitória sobre os favoritos, Brasil, 1-2. No último jogo, nos quartos-de-final, foi ele que abriu o marcador à passagem do quarto de hora. Porém, a Áustria, com bastante sorte e uma certa dose de injustiça, marcou dois golos e continuou em prova, enviando os EUA para casa.

É um futebolista bastante completo que dá uso às suas fantásticas apetências físicas e possui uma qualidade técnica bastante apurada. É extremamente rápido, com uma capacidade explosiva verdadeiramente impressionante e consegue aliar isso a alguma força. É alto e tem boa impulsão, todavia tem que melhorar um pouco o seu jogo de cabeça para se tornar mortífero no jogo aéreo. Tem a particularidade de ser um jogador canhoto, se bem que com a excelente técnica que possui consiga usar minimamente o pé direito. Também tem que evoluir neste ponto. Os índices de finalização são altos, a compleição física ajuda e a técnica, sublinho de novo, é o seu ponto mais forte. Tem tudo para se tornar num excelente avançado. Com uma idade tão precoce, só mesmo com grande carácter e bravura se consegue chegar ao patamar onde Altidore chegou e o seu talento e juventude dão-lhe uma margem de progressão elevadíssima que, aposto, será aproveitada por um qualquer colosso europeu em breve. Anotem: no próximo Mundial, se os EUA conseguirem lá chegar terão uma dupla de jovens no ataque demolidora – Adu/Altidore. Sem dúvida a ter em atenção!

Ficha Técnica



Nome: Josmer (Jozy) Altidore
Data de nascimento: 06/11/1989 (17 anos)
Local de nascimento: Livingston, NJ, EUA
Altura: 1,85 m
Peso: 79 kg
Posição: Avançado
Clube: Red Bull New York

Sem comentários: