quarta-feira, julho 11, 2007

O Buraco defensivo...

A defesa menos batida da Liga Bwin 2006/07 já não existe. Tello, Caneira e agora Ricardo abandonaram o clube de Alvalade. As motivações dos atletas são distintas, notando-se que apenas Caneira tentou ficar no Sporting!
A falta de amor ao clube (se é que ele ainda existe nos dias de hoje!) está bem patente na forma como Ricardo e principalmente Tello saíram do clube. O titular das balizas nacionais tinha acabado de ser nomeado capitão (!) para esta época! Enfim, o povo diz e com razão, as atitudes ficam com quem as toma.
A saída de Tello não constitui um revés para a defesa se for encontrado um lateral que defenda com mais consistência. O problema é que Tello cruzava muito bem e batia de forma exemplar as bolas paradas. Terá que ser Miguel Veloso a treinar essa vertente, pois tem capacidade para fazer um trabalho ainda melhor.
Quanto à posição de GR, é verdade que Ricardo fez uma excelente época no ano passado, mas os constantes deslizes nunca lhe permitiram afirmar-se como o melhor GR da Liga portuguesa. Era no entanto uma peça importante que foi devidamente substituída, por um jovem com muita margem de progressão e um valor já hoje seguro das balizas europeias.
A verdade é que está desfeito o sector mais eficaz do Sporting na época que terminou.
Costuma-se dizer que as equipas se constroem de trás para a frente e assim sendo o Sporting vai ter muitas dificuldades para remendar este rombo no casco da nau leonina.
Com estas 3 saídas, o Sporting precisa de um defesa direito que faça “sombra” a Abel, dois laterais esquerdos e um guarda-redes.

Está contratado o GR para a baliza leonina, é o gigante Sérvio Stojkovic. É uma boa aposta, caso jogue da forma que fez no euro sub 21 em Portugal, ou nos jogos contra o Braga e contra a Selecção A na Sérvia. Mas o seu insucesso em Nantes não me transmitem muita confiança. No entanto, pelo que vi é um excelente guarda-redes.
Mais difícil parece ser a questão dos laterais. Na esquerda Ronny não é solução, assim como André Marques. O Sporting podia tentar Rodrigo Alvin, um bom defesa que fecha bem ao meio. É esta a melhor solução no mercado nacional, pois por exemplo Antunes está inflacionado e vai estar muito cansado depois de uma época que para ele ainda não acabou!
Ficam assim depois a faltar dois laterais de média qualidade e que possam ser uma solução em jogos menos importantes.
Ainda que tudo seja acautelado a defesa não terá rotina de jogo e um erro na defesa é muito mais visível pois dá quase sempre golo.Está mesmo em dificuldades o plantel leonino!

Sem comentários: