sábado, julho 07, 2007

Marítimo 2007/2008


Após o fracasso das últimas duas épocas, o Marítimo apresentou-se aos sócios na última segunda-feira com a ambição de voltar às competições europeias. Para tal, Carlos Pereira contratou um treinador experiente, sete reforços – sendo o Brasil o mercado preferencial –, e dispensou uma série de jogadores, como de costume.











No entanto, o plantel ainda não está fechado, pois Marcinho e Gregory ainda podem sair, alguns jogadores, como Martin Prest e Fahel, não têm a situação definida, e ainda devem chegar mais alguns reforços, nomeadamente para a linha atacante.

Guarda-Redes:

Permanências: Marcos, Cristopher
Dúvidas: Fábio

Na baliza, Marcos é rei e senhor, devendo continuar a titular. O capitão verde-rubro já não deverá contar com a concorrência de Fábio, pois este, que está insatisfeito por ser pouco utilizado, deverá ser emprestado. Também na disputa pelas defesas das redes maritimistas está o internacional sub-20, Cristopher, que já deu provas de estar à altura de defender a baliza madeirense, em caso de acontecer alguma eventualidade ao guardião brasileiro. Marcos e Cristopher deverão contar com a companhia do guarda-redes da equipa B, Pedro Fernandes.


Defesa:
Entradas: Van Der Linden (ex-FC Groningen), Fábio Mariano (equipa B), Edder Perez (ex-FC Caracas), Rogério (ex-Santos), Ricardo Esteves (ex- Reggina), Ediglê (ex-Internacional)
Saídas: Milton do Ó, Zé Gomes Alex
Permanências: Fernando, Briguel, Evaldo
Dúvida: Gregory


A linha defensiva foi aquela que sofreu mais alterações. Alex, Milton do Ó e Zé Gomes foram dispensados. Para compensar essas saídas, de modo a melhorar o sector defensivo, foram contratados 4 jogadores, sendo que Fábio Mariano transitou da equipa B.
Van der Linden é holandês, joga preferencialmente a central, embora também possa no lateral esquerdo e a trinco. Do Brasil os centrais Rogério e Ediglê. O principal destaque vai Edder Perez, lateral-esquerdo, que está de momento na Copa América, onde está a dar boas indicações.
Na linha mais recuada dos verde-rubros há uma dúvida: Gregory. O central francês é cobiçado por clubes ingleses e já manifestou que tem o sonho de jogar em terras de sua majestade.

Meio-campo:
Entrada: Bruno (ex-Nacional)
Saídas: Diogo Valente, Ricardo
Permanências: Luís Olim, Filipe Oliveira, Arvid Smit, Wênio, Douglas, Olberdam, Balu
Dúvidas: Marcinho, Martin Prest, Fahel


O meio-campo foi o sector com menos mudanças. A única cara nova – é mais um regresso que uma cara nova – é o experiente jogador madeirense Bruno, vindo do rival Nacional. De resto, saídas já confirmadas são as de Diogo Valente, que apenas jogou cinco jogos oficiais com a camisola verde-rubra, e Ricardo, que não chegou a vestir a camisola do Marítimo em jogos oficiais.
Refira-se que o mágico Marcinho está a ser cobiçado por clubes turcos e a sua permanência ainda não está assegurada, bem como as situações de Fahel e Martin Prest, dois jogadores que não fazem parte dos planos de Sebastião Lazaroni, que não têm o futuro definido

Ataque:
Entradas: Bruno Fogaça (ex- Xanti), Djalma (equipa B), Ytalo (equipa B), Ytalo (equipa B), Fidelis (equipa B)
Saídas: Mbessuma e Moukori
Permanências: Kanu, Lipatin, Gonçalo













Este tem sido o sector mais deficitário da equipa verde-rubra desde a época 2003/2004. A falta de um goleador faz com que o Marítimo seja uma equipa que marque poucos golos e, por conseguinte, tenha sempre um dos piores ataques da Liga. Por enquanto, além dos jogadores da equipa B, só foi contratado Bruno Fogaça, jogador que já passou pela Naval, tendo marcado seis golos, em 28 jogos.
Uma permanência importante é de Lipatin , que, a par de Mbessuma, foi o melhor marcador dos verde-rubros no época transacta.
Refira-se que Carlos Pereira já assumiu que deverão ser contratado mais um ou dois jogadores para esta posição.

EQUIPA TÉCNICA
Sebastião Lazaroni (treinador)
João Abel (treinador-adjunto)
Milton Mendes (treinador-adjunto)
Humberto Fernandes (treinador de guarda-redes)
Carlito Macedo (preparador-físico)


Carlos Pereira apostou em Sebastião Lazoroni para colocar os verde-rubros de novo na rota europeia. O brasileiro é um autêntico globerotter do futebol, com passagens pelos campeonatos italiano, turco, japonês, entre outros. Recorde-se que Lazaroni foi seleccionador do Brasil entre 88 e 90, sendo da sua responsabilidade uma das piores campanhas de sempre da selecção brasileira em campeonatos do mundo.
Sebastião Lazaroni trouxe consigo Milton Mendes, para adjunto, e Carlito Macedo, preparador-físico, e conta com João Abel e Humberto Fernandes, que transitam da época passada.

Figura:
Marcos – Marcos é, sem dúvida, a grande referência dos verde-rubros. O capitão verde-rubro prepara-se para cumprir a sexta época na Madeira. Seguro entre os postes, é reconhecido como um dos melhores guarda-redes que joga em Portugal. Tem o dom de simplicar aquilo que parece difícil.


Destaque:

Bruno – o bom filho a casa torna, e Bruno, após passagens pelo FC Porto, Moreirense e Nacional, regressa ao clube do seu coração cinco épocas depois. A experiência do médio madeirense poderá ser determinante para ajudar os verde-rubros a atingirem os seus objectivos, bem como para devolver a mística maritimista, que, ao longo dos últimos anos, parece que está a ser perdida.




Conclusão:
Os dados estão lançados e os exigentes adeptos mariitimistas exigem um regresso ás competições europeias. Depois de três épocas em que o Marítimo não termina a época com o mesmo treinador que a começou, espera-se que Lazaroni cumpra os objectivos delineados pela direcção. Conta com um conjunto de jogadores ambiciosos e experientes, que podem levar avante o sonho europeu.

Sem comentários: