quarta-feira, julho 04, 2007

Vitória de Guimarães 2007/2008

Foi com algumas cautelas financeiras mas com grandes esperanças de sucesso que foi preparado o "Regresso do Rei" ao principal escalão do futebol português.
A direcção vitoriana cedo assumiu as suas dificuldades a nível económico, mas não deixou nunca de assumir do mesmo modo a ambição do clube em lutar já pelos lugares cimeiros da tabela.
Querendo claramente marcar o seu mandato pela mudança, Emilio Macedo cedo começou a mudar a cara do seu Vitória.

E nada melhor que começar pela indumentária.
O clube vai deixar de vestir Umbro para passar a envergar camisolas da marca portuguesa Lacatoni.
Mas como as camisolas por si só não trazem resultados, foi para os reforços, dez até ao momento, que se voltaram praticamente todas as atenções quer da direcção quer dos adeptos.

Não podendo abrir os cordões à bolsa devido à limitada capacidade financeira do clube, a direcção vitoriana mostrou-se aberta a discutir qualquer tipo de negócio que se mostrasse vantajoso para os cofres vimaranenses e no que toca a reforços, os nomes não foram, como era de esperar, muito sonantes.

Vamos por partes, primeiro as saídas.
A menos esperada e também a primeira a ser consumada foi a de Brasília. Estrela da equipa na temporada anterior, ao lado de Ghilas, dado como imprescindivel por Manuel Cajuda, o extremo brasileiro acabou por rumar à Coreia, atraído pelas enormes compensações financeiras, depois de não ter chegado a acordo com o Vitória.
Outro jogador importantíssimo na excelente recuperação do Vitória na temporada passada, que chegou mesmo a ser apontado pelo seu treinador como o melhor lateral-direito a actuar em Portugal, acabou por não acertar com a direcção vitoriana os valores pretendidos para a renovação. Rissut deixou também de fazer parte das contas de Manuel Cajuda para a presente temporada.
Outro negócio que deu muito que falar junto das gentes vitorianas foi a venda de 50% do passe do jovem Rabiola ao FC Porto. A coqueluche vitoriana vai continuar a vestir o símbolo do Rei durante esta temporada e a próxima, se assim o desejar, e depois de mais "crescido" vestirá então a camisola do actual campeão nacional.
Quem esteve prestes a abandonar o clube foi também Ghilas. O Vitória e a direcção do Dniepr, clube ucraniano, chegaram mesmo a ter tudo acertado para a transferência do jogador, que iria ganhar mensalmente muito mais do que o que ganha actualmente em Guimarães, mas tudo dependia da vontade do próprio e o "menino querido" dos adeptos vitorianos na temporada 2006/2007 acabou por preferir ficar no clube que diz sentir já que uma "forma especial" em detrimento de um campeonato completamente desconhecido para si.
Respiraram de alívio então os seguidores vitorianos que esperam ainda muito mais do jovem argelino.

Passando agora à análise plantel vitoriano, com todas as entradas e permanências para para a temporada 2007/2008, tenhamos em conta:

GUARDA-REDES

Permanências: Nilson, Nuno Santos, Serginho.
Entradas: -

Foi este o único sector vitoriano a não ser tocado para a presente temporada.
Mantiveram-se os três homens responsáveis por não deixarem que as redes vitorianas sejam violadas e Nilson parece continuar a ser o mais provavel detentor da titularidade. No entanto, Nuno Santos já prometeu luta directa ao experiente brasileiro e parece ser unanime que este trio tem capacidades suficientes para defender o Vitória na BWinLiga.

DEFESAS

Permanências: Geromel, Danilo, Mohma, Sereno
Entradas: Luciano Amaral ( ex-CRB Alagoas ), Marcio Martins ( ex-Juventus Santa Catarina ), Andrezinho ( ex-Vila Nova Goiás ).

No sector defensivo, a táctica vitoriana passou por recorrer ao já tradicional mercado brasileiro, recrutando para as suas contas mais três ilustres desconhecidos que prometeram, como seria de esperar, muito empenho neste seu novo desafio europeu.
As permanências mostram claramente a política seguida pelos responsáveis vitorianos de manter a espinha dorsal da equipa da época passada, mantendo quatro jogadores que marcaram presença em grande parte dos jogos realizados.

MÉDIOS

Permanências: Flávio, Moreno, Pelé, Desmarets.
Entradas: Fajardo ( ex-Naval ), João Alves ( ex-Sporting ), Tiago Ronaldo ( ex-júnior ).

O centro do terreno tornou-se então o sector mais "português" do Vitória. Os três reforços apresentados falam a lingua de Camões e já mostraram aos adeptos do futebol português atributos que fazem esperar uma boa época ao serviço do clube da cidade-berço.
Nas permanências, os nomes rimam com raça e amor ao clube, atributos tão apreciados para os lados da cidade do rei Conquistador.
Apenas Desmarets não tem nacionalidade portuguesa neste sector do plantel vitoriano, mas à parte disso, foi uma das grandes surpresas da temporada transacta mostrando grandes atributos técnicos e tácticos que foram premiados no final da época com a renovação do seu contracto por três anos.

AVANÇADOS

Permanências: Targino, Rabiola, Ghilas
Entradas: Carlitos ( ex-Belenenses ), Miljan Mrdakovic ( ex-Macabi Telavive ), Felipe ( ex-Tupi Minas Gerais ) e Alan ( ex-FC Porto ).

É sempre o sector que os adeptos esperam mais ver renovado e de preferência com maior qualidade.
Na lista das permanências figuram jovens talentosos que fazem acreditar num futuro promissor na frente de ataque vitoriana.
A permanência da grande estrela da equipa, Ghilas, é também motivo de grande satisfação para a equipa e para os adeptos que poderão ver agora o seu "mágico" a brilhar em outros campeonatos de maior visibilidade.
Quanto aos reforços apenas Mrdakovic e Felipe, Tigrão como é conhecido no Brasil, se apresentam como "desconhecidos" do futebol português, mas tanto o sérvio como o brasileiro ( que chegou a actuar na selecção canarinha, no escalão de sub-20 ao lado de Ronaldinho Gaúcho ), parecem merecer o benefício da dúvida por parte dos exigentes vitorianos.

O plantel não se encontra ainda fechado e Emilio Macedo garantiu vir a juntar-se ainda a este grupo mais um reforço proveniente do FC Porto, não revelando ainda o nome do escolhido. As apostas centram-se em Jorginho, que tem sido o nome mais falado na imprensa nos últimos tempos.

A equipa parte então amanha, dia 5, para estágio, que se realizará em Quiaios tendo agendado já vários jogos de preparação tendo em vista a entrada em força na BWinLiga, versão 2007/2008.

Sem comentários: