sábado, julho 21, 2007

Clubes Atacantes - Societatea Comercială Sportivă CF CFR ECOMAX CLUJ S. A. SA.


CFR CLUJ

O clube de hoje é o que mais jogadores portugueses apresenta na sua equipa e possivelmente com mais jogadores portugueses que a maioria dos clubes da Primeira Divisão portuguesa. Um clube que prefere jogar com 9, 10 e 11 portugueses a titulares, devido à qualidade dos intervenientes, que não servem para as equipas grandes ou semi-grandes em Portugal, que por sua vez preferem comprar estrangeiros de qualidade muito negativa (nem chega a ser duvidosa a qualidade de muitos pseudo-jogadores) a contar com muitas das jovens promessas que lançam à toa no futebol.

Foi fundado em 1907, na cidade Austro-Hungara de Kolozsvári, como tal o primeiro nome da equipa foi Kolozsvári Vasutas Sport Club (K.V.S.C.) e era o representante desportivo dos trabalhadores das linhas ferreas dessa região.

Em 1910 venceu o primeiro campeonato organizado da Transilvania, tendo ficado em segundo lugar nos anos de 1911 a 1914, altura em que começou a I Guerra Mundial.

No final da Guerra a cidade ficaria anexada à Roménia e teria o nome latino de Cluj. O que fez com que o proprio clube mudasse de nome, para Caile Ferate Rapid Cluj. Foi já com esse nome que ganhou dois titulos regionais em 1919 e 1920, mais tarde subiu à recém criada III Divisão e por lá andou até 1933, altura em que subiu à Divisão B (Segunda Divisão).

Dois anos foram os suficientes para voltar à III Divisão, até que a divisão foi dissolvida devido à II Guerra Mundial. Com o fim da Guerra, em 1945, voltou-se ao sistema de três divisões e no ano do regresso a equipa acabou na zona de promoção, sendo que no ano seguinte, 1946, e depois de fusão com outro clube citadino, o Ferar Cluj, subiu à Divisão A, a primeira divisão do futebol romeno, pela primeira vez na sua história.

Infelizmente foi aventura que durou pouco porque desceram passdos dois anos, e não regressaria senão após 20 anos de celibato. E em 1950 e até 1957 a equipa passou a ser chamada apenas Locomotiva Cluj.

Em 1960 nova fusão, desta vez com o Rapid Cluj, do qual surgiu o nome CSM Cluj, e quatro anos depois era renomeado para Clujeana. Nesse mesmo ano a equipa de Juniores ganhou o titulo nacional da categoria. Após três épocas voltou-se ao nome original, CFR Cluj.

No último ano da decada de 60, ganhou o titulo da Divisão B, com 5 pontos de vantagem sobre os rivais do Politechnica Timisoara. E assim em 1969, vinte anos depois da última participação, voltaram ao convivio dos grandes.

Foram anos de sofrimento e nas três primeira épocas a equipa salvou-se da despromoção sempre na última jornada. Entretanto o verão de 1972 foi optimo conselheiro e conseguiram trazer o melhor marcador do rival Universitatea Cluj, Mihai Adam. Mihai tinha sido o melhor marcador da Roménia dois anos consecutivos e foi uma excelente peça no conjunto, que em 1973 acabou num glorioso 5º lugar.

Ainda no ano de 1973 concluiu-se a construção do seu Estádio que por acaso tem o nome da equpa (Estádio CFR Cluj). Para celebrar a obra, jogou um amigavel com a selecção de Cuba, jogo qual ganhou por 2-1.

Em 1976 contudo a equipa acabou mesmo por descer, sendo esse o último ano na Divisão A no século XX, derivado ao não rejuvenescimento da equipa, com media de idades a rondar os 31 anos. Pelo meio, na época de 1975, Mihai Adam, com 33 anos tornou-se pela terceira vez o melhor marcador da Primeira Divisão da Roménia.

Cinco anos depois a queda foi ainda maior, tendo chegado à Divisão C (Terceira Divisão). E assim o clube tornou-se um habitual cliente entre essas duas divisões. Entre 1982 e 1990 o clube teve o nome de Steaua CFR Cluj.

Nos anos 90 e até final do milénio a equipa lutou desesperadamente para não abrir falência, surpreendentemente manteve-se embora periclitante. Em Janeiro de 2002, surgiu o “milagre”. Árpad Paszkany, presidente da SC ECOMAX MG, da divisão romena da multinacional automobilistica MG, pegou no clube e formou uma SAD, passando o clube a denominar-se Societatea Comercială Sportivă CF CFR ECOMAX CLUJ S. A. SA. Tornando-se a Ecomax MG a principal accionista.

Em 2003 e com o forte patrocinio, o Cluj contratou imensos jogadores de qualidade e principalmente ainda jovens. Nessa época de 2003 o clube começou em grande e rapidamente chegou ao primeiro lugar na Divisão B, a segunda, mas a partir de certa altura o controverso Árpad Paszkany envolveu-se num pequeno escandalo, em que o proprio acusou vários arbitros de corrupçao e falseamento de jogos e resultados.

Em virtude dessa atitude, o clube começou a perder vários jogos e acabou no despedimento do treinador. Só apos a pausa de Inverno é que o caso das corrupções finalmente foi sanado e a equipa com o novo treinador fez uma Segunda volta inacreditável e absolutamente fora de serie.. Em 15 jogos ganhou 14 e empatou 1. Á entrada da última jornada, num campeonato em que só sobe o primeiro classificado, o Cluj estava 1 ponto atrás do Jiul Petrosani. Assim o Cluj tinha um jogo fácil em casa e o Jiul ía jogar ao dificil terreno do Gaz Metan Medias. No final festejou-se a subida na cidade nortenha de Cluj-Napoca, com a vitória dos “ferroviarios” por 3-0 e o empate entre o Jiul e o Gaz Metan, 1-1.

Vinte e oito anos depois estava o Cluj de novo entre os maiores da Roménia, e a época acabou com um 11º lugar e alguns resultados interessantes como a vitória sobre o Dinamo Bucareste, 4-2. A inscrição na Taça Intertoto, contudo deu-lhes a possibilidade de jogar uma prova europeia pela primeira vez no seu historial.

Assim o Verão de 2005 foi passado a jogar na referida Taça. A primeira eliminatória levou-os à Lituania para jogar contra o Vetra Vilnius, que despacharam fácilmente por 4-1 e 3-2.

Pelo meio conseguiram o concurso da antiga estrela do Steaua e da Selecção, Dorinel Munteanu, que vinha para um duplo papel, o de treinador-jogador.

Calharam na segunda ronda com um decadente Atletic Bilbao, que menosprezando a equipa romena jogou com a equipa B fora de portas e o Cluj ganhou em casa por 1-0, na segunda volta jogando mais a serio o Athletic venceu por 0-1 levando a eliminatória para os penaltys, onde a vitória sorriu aos romenos.

A seguir vieram os franceses do St. Etienne. Num jogo memoravel a equipa empatou 1-1 e atirou duas bolas à barra e ainda falhou um penalty. A segunda volta em França trouxe outro empate mas a duas bolas e o caminho continuava em frente.

Estavamos na quarta ronda e novo adversário da Lituania, desta vez e para contrariar as duas anteriores foi uma eliminatória facílima, porque o Zalghiris Vilnius praticamente viu jogar com derrotas por 5-1 e 2-1.

Assim chegou à final onde calhou novamente com uma equipa francesa, desta feita o poderoso Lens. Empate em casa a 1-1 e a segunda volta em França perante 30.000 espectadores. Mas a diferença entre as equipas era muito grande e depressa o Cluj se viu a perder por 0-3. Ao minuto 89 o treinador-jogador marcou de livre o tento de honra e assim acabou o sonho europeu desse ano.

Os jogos de verão acabaram por ser um bom prenuncio para a época que terminou num 5º lugar. A pré-epoca desse ano trouxe a aposta em força no mercado internacional, nomeadamente no portugues, e de acentada aterraram 4 portugueses na equipa, Manuel José, Cadu, Pedro Oliveira e Semedo, dos quais a maior vedeta acabou por ser Semedo, extremo resgatado ao Estrela Amadora.

Foi dito pelo presidente e por todos os que quiseram ouvir, que a equipa iria lutar pelo titulo mas os resultados iniciais ficaram aquem do esperado, aliados a um começo fulgurantisimo do Dinamo Bucareste, quem em 13 jogos já levava 12 vitorias e 1 empate. A pausa de Inverno mostrou um Cluj interessado em colmatar ceras falhas e de novo o mercado portugues foi o escolhido. Mais alguns bons jogadores de segunda linha, entre os quais o que melhor se adaptou foi Tony, lateral direito também ele resgatado ao Estrela Amadora.

O presidente, um sonhador, chegou a afirmar que se fossem à Liga dos Campeões e com tantos portugueses, consderaria jogar as partdas caseiras da Liga milionária em Portugal, uma vez que o Estádio CFR Cluj não tem as condições adequadas e que o público em Portugal aderiria em grande com tanta falange de jogadores portugueses a titulares.

A verdade é que o rendimento da equipa subiu bastante e com ligeira quebra do Dinamo faziam sonhar por alto o Cluj que mesmo assim nunca ficou a menos de 7 pontos do lider. Certo certo parecia o lugar na Liga dos Campeões, mas para o final não só a equipa quebrou ligeiramente, talvez por ver o Dinamo inalcansável, como o Steaua recuperou e bem os pontos perdidos e à entrada da última jornada o Cluj estava em 3º lugar a 2 pontos do Steaua e a 10 do Dinamo. As posições não seriam alteradas e a equipa conseguiu o apuramento para a Taça UEFA, sendo que é a melhor posição de sempre na Divisão A.

Surge então uma parceria com o Benfica, de onde surgiu o convite para o jogo do centenário do clube a realizar em Cluj-Napoca, hoje dia 21 de Julho. Entre outras coisas foi estudado o modelo desportivo do clube lisboeta, que o presidente pretende implementar na sua agremiação. Não partiram sem antes levar na bagagem Amoreirinha, por 1 milhão de euros. Para não variar Amorerinha tinha sido jogador do Estrela Amadora nestas duas épocas findas.

No total estão 10 portugueses no CFR, dos quais 9 na equipa principal e um nos juniores. O contigente luso é formado por: Manuel José, Vitinha, Nuno Claro, Daniel Ricardo, Cadu, Semedo, Pedro Oliveira, Tavares Francisco, André Leão e Amoreirinha.

A equipa tipo para este ano prevê 5 portugueses a titulares dos quais 3 eram ex-jogdores do Estrela Amadora. São os 5: Tony lateral direito, Amoreirinha defesa central, Manuel José e Pedro Oliveira no meio campo, e Semedo extremo/avançado.

Em relação aos adeptos, existem duas claques distintas, os Commando Gruia e os KVSC, dos quais estão registados 230 Commando e 100 KVSC. Os seus slogans são: Commando Gruia -> “Un secol de traditie”, em português “Um século de tradição”: KVSC -> “Incredibili si Unici din Pasiune!”, em português “ Somos Incriveis e Unicos devido à nossa Paixão”.

O estádio tem o nome do clube CFR Cluj com uma capacidade para 10.000 espectadores, dos quais 8.500 sentados. Está em remodelação total, prevendo-se a implementação de um novo relvado, a colocação de uma pala sobre a central, iluminação artificial e o alargamento para 20.000 lugares a fim de preencher todos os requisitos minimos para a UEFA.

Palmarés:

3º lugar no Campeonato da Roménia: 2007

1 vez titulo de Melhor Marcador da Primeira Divisão da Roménia: Mihai Adam em 1975

1 vez Finalista Vencido da Taça Intertoto: 2005

Sem comentários: