quinta-feira, julho 05, 2007

SPORTING C.P. 2007/08

Arrancou mais uma época para os Leões. Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, já há reforços e têm algum nível.

Senão vejamos: A venda de Nani foi decisiva para a estruturação desta época. O Sporting perde um dos seus criativos mas fica com margem de manobra para contratar alguém. A opção de empréstimo ainda é válida, mas no mercado já deviam estar fartos de nos ver comprar jogadores com amendoins…

Registaram-se algumas saídas, com destaque para Nani, Tello e Caneira (?).

Na baliza tudo na mesma, com Ricardo, Tiago e Rui Patrício.

Na defesa, mantêm-se Abel, Polga, Tonel e Ronny, mas com a saida Tello, Caneira (?) e Miguel Garcia, houve necessidade de contratar por empréstimo Gladstone (Cruzeiro) e dar uma oportunidade a Paulo Renato (Real Massamá). Neste aspecto se se entende a opção pelo brasileiro numa altura em que a carreira não lhe corria de feição, já não entendo a opção por Paulo Renato. Do que vi do jovem jogador, é muito “verdinho”, pouco seguro e parece-me que não é disto que o Sporting precisa.
É essencial manter Caneira e contratar um bom lateral esquerdo – que tal Rodrigo Alvim?

O meio campo era a zona mais débil com as saídas enunciadas. Com a venda de Custódio também houve lugar para mais algumas “excentricidades”. Izmailov (Lokomotiv Moscovo) é mais um caso de um jogador em baixo de rendimento na Rússia, que se mostrar tudo o que sabe poderá ser um bom reforço para os leões. Vukcevic (ex-Saturn) é uma incógnita, mas o facto de usar o n.º 10 não augura nada de bom…
Yannick Pupo (juniores), Adrien Silva (juniores), vão ter a sua oportunidade, embora não perceba como é que Fábio Paím não entra nestas contas…

Transitam da época passada: Miguel Veloso, Moutinho, Romagnoli, Farnerud, Paredes e Pereirinha. Ora estes dois últimos podiam muito bem não estar por aqui. O Paraguaio não tem lugar nesta equipa e o “leãozinho” bem tenta, mas não tem pedalada para os leões. Falta claramente um médio de maior qualidade a esta equipa.
No ataque, vai ser o Liedson e outro qualquer! Fica o Yannick Djaló (pouco eficaz), o Ninja de Gaia (ou o que resta dele…) e um que ainda não se sabe quem é, mas parece que será Maxi Lopez. Quanto ao argentino, acho piada ao facto do Sporting insistir em jogadores que não marcam golos! E são todos sul americanos! Foi assim com Pinilla (chileno), Bueno (uruguaio) e agora ao que parece Maxi (argentino). Será masoquismo?

Fazendo uma análise global, encontro ainda muitas lacunas, mas com algum trabalho pode ser uma época engraçada. Não compramos ninguém por 9.125.000 euros (nem conseguíamos!!!) mas pode ser que as coisas nos corram bem.

A finalizar, gostava que se olhasse para o mercado luso e contratássemos dois jogadores já entrosados. Talvez ficássemos a ganhar…

Sem comentários: