sexta-feira, julho 13, 2007

ESTRELA AMADORA 2007/2008

Finalmente o CFEA apresentou-se, depois de toda a gente o já ter feito e depois de algumas semanas em que andou a adiar o inadiável.

Da equipa passada ficaram apenas 14 jogadores e houve muitas saidas de vulto, e que formariam um onze principal muito razoavel: Paulo Lopes (gr), Amoreirinha (df), José Fonte (df), Tiago (df), Zamorano (df-ext), Jordão (md), Luis Loureiro (md), Jaime (ma), Dario (pl), Rui Borges (av), Jones (av).
Nada a que não estejamos habituados todos as épocas, inclusivé este ano foi aquele em que sairam menos atletas.

Para os seus lugares vieram 12 caras novas ou semi-novas, desde o regressado Mauricio, defesa central de pontapé-canhão, a Nelson, guarda-redes com muitos anos de Sporting, Vitor Moreno do Vitória do norte, e... um monte de brasileiros desconhecidos, onde 5 deles vieram da mesma equipa, o Grêmio Anápolis, essa grande equipa que já conquistou... deve ter conquistado qualquer coisa lá na rua deles.

Ainda estava para vir uma grande vedeta brasileira, a julgar pelo seu nome – Marmelo - mas que acabou por desaparecer, deve ter caido de maduro, ou aproveitaram-no para marmelada.

A grande esperança do Sporting ao nivel da defesa, Daniel Carriço, parece que ficará fora dos planos uma vez que, com o regresso de Maurício, o jovem deixou de ter “espaço”???. E como é um rapaz que precisa de fazer jogos e rodar, não entrará nos planos do clube. Se temos um Hugo Carreira e uns brasileiros “bons comó caraças”, não haverá problemas, nem lesões que dessem espaço a um jovem português INTERNACIONAL e de valor... Enfim, como diz o Presidente Antonio Oliveira, “assim com estes brasileiros o Estrela fica com percentagens nos passes” e eu acrescento que pode depois vende-los ao AC Milan por 25 milhões de Euros, ou ao Real Madrid por 30 milhões...

Dos que ficaram no plantel da época passada, realces para Edu Silva, lesionado só regressa em Dezembro. Pedro Alves que rendeu Paulo Lopes no final da época passada e se portou muito bem. N’Diaye que é um jovem senegalês que pode vir a ser outro Semedo. Daniel, um medio defensivo que pareceu “andar aos papeis” mas acredito que venha a ser muito importante este ano. Moses um “panzer” no ataque, e coitado do jogador que chocar contra ele, pode fazer a diferença no 1x1 se acertar mais vezes na baliza. Por fim a grande revelação da época passada Tiago Gomes, a comandar as operações no “miolo”. De resto ficam alguns “aleijados” com destaque para Nuno Viveiros, Pedro Simões, e claro as grandes vedetas e que mais “elogios” recebem da Bancada Sul: Anselmo, ponta lança que em frente à baliza deserta atira ao lado e o portentoso Marco Paulo, que se não fosse familiar de Daúto Faquirá, nem no Atlético tinha lugar.

Tem a palavra o Sr. Presidente António Oliveira:

“Temos um Estrela renovado com menos jogadores que nas últimas épocas. Conseguimos respeitar o orçamento trazendo qualidade para a equipa, procurámos no mercado francês, marroquino, senegalês, ganês, mas foi no brasileiro que encontrámos o pretendido. Os reforços foram bem recomendados, por isso esta época não serão dados tiros no escuro no ataque às confortáveis posições da tabela.
À excepção dos portugueses que conhecemos bem, os brasileiros foram avaliados nos últimos 5 a 6 meses.
Reforçámos a equipa médica e em breve teremos um novo autocarro, pelo que temos valor para chegar mais longe”

Tem a palavra o sócio nº1627, eu mesmo, com 20 anos de associado e mais alguns de adepto, acerca das palavras do presidente:

“Para variar fomos a todos os mercados possiveis e imaginários mas os reforços vieram do mesmo sitio de onde veem todos... do Brasil. Sitio onde por cada pedra que mexemos saiem de lá três ou quatro “pseudo-vedetas” da bola. Vamos ver...

““Os portugueses conhecemo-los bem”... ainda bem que ele e o treinador os conhecem bem porque eu e os demais sócios... Pedro Pereira??? do Vizela/Sp. Braga; Filipe Mendes??? do... Tourizense; Hélder Cabral??? do Vitória SC e que vem muito mal referênciado por um adepto vimaranense...

“Teremos um novo autocarro, pelo que teremos valor para chegar mais longe”... Acho que não há um ano em que não tenhamos um novo autocarro e realmente assim chegaremos mais longe porque se for baseado nos reforços...

Ainda estou é a espera de um MARCADOR, seja electrónico ou de cartão, no estádio. É uma vergonha que um clube de Primeira Divisão não tenha exposto o resultado do jogo que está a decorrer, principalmente para quem chega atrasado aos jogos ou para quem nos visita.

A culpa maior acaba por ser da Liga de Clubes que deveria ter isso como regra obrigatória para os clubes das divisões profissionais.”

Tem a palavra o Sr. Treinador Daúto Faquirá:

“Este ano fomos criteriosos na selecção dos jogadores. Conseguimos trabalhar com mais tempo, dentro da nossa realidade e do orçamento do clube... Blábláblá... vantagem de jogar em casa logo de inicio... Blábláblá... estivemos a analisar profundamente todas as aquisições a fim de não se cometerem os mesmos erros... Blábláblá... estão reunidas as condições para um bom trabalho.”

Tem a palavra, novamente o sócio nº1627, agora acerca do blábláblá do treinador:

“Palavras normais de um treinador que sabe que não tem meios para aspirar grande coisa. Temos o orçamento mais baixo da Liga e consequentemente reflete-se na composição do plantel, cheio de “esperanças da bola”. Espero sinceramente que o que ele diz se reflita ao longo da época, porque este ano não vão haver desculpas de não ter jogadores a horas ou jogarmos em casa emprestada.

Muita atenção às palavras que proferiste Daúto, a Bancada dos Sócios Sul está sempre em cima do banco e de ti e vai cobrar-te fortemente como na época passada. Assim como a qualquer um que lá se sente, como é habitual desde que o Estrela é Estrela.”

Poderia também por aqui algumas ideias que debitaram os jogadores, mas isso já seria roçar o absurdo, toda a gente sabe que os jogadores sabem tudo menos falar e não os obriguem a pensar muito.

O estágio de pré-epoca vai ser realizado em Óbidos, de 14 a 22 de Julho e os jogos de preparação serão:
- Torreense, em Torres Vedras, dia 21 de Julho pelas 18:00 horas.
- Real Massamá, no Monte Galega, dia 25 de Julho, pelas 18:00 horas.
- Estoril, na Amoreira, dia 28 de Julho, pelas 10:00 horas.
- Nacional, em Rio Maior???, dia 1 de Agosto, pelas 18 horas.
- Belenenses, no Estádio José Gomes, apresentação aos sócios, dia 4 de Agosto, pelas 18:00 horas.
- Tourizense, em Touriz, dia 5 de Agosto, pelas 18:00 horas.

Resta pois a definição do calendário de jogos da Liga Bwin.com:

Para variar jogamos a primeira e a última jornada, fora de casa, um hábito. Curiosamente a última jornada é igualzinha à de 2 anos atrás quando o Vitória SC desceu e lá fomos ganhar.

É quase impossível ter um calendário pior do que este, uma vez que os jogos bons e maus ficam todos espaçados e não juntos, aparecendo os grandes pelo meio e não todos juntos como é preferivel para despachar logo esses jogos “para perder”.

Mas o mais terrivel é que nas últimas 4 jornadas vamos jogar 3 vezes fora e recebemos o Benfica, ou seja, 27ª – em Matosinhos, 28ª - em Setúbal, 29ª - Benfica em casa, 30ª - em Guimarães. Se até lá não estivermos safos, muito dificilmente o conseguiremos nessa altura.

Espero que o clube jogue como deve de ser para um clube da divisão maior e consiga a manutenção o mais rapidamente possível. Quero/espero um lugar qualquer a partir do 14º lugar, inclusivé, mas para cima, e se for o 1º então ainda melhor, senão só fora da UEFA, que dá muita despesa.

FORÇA ESTRELA!!! É PRA GANHAR!!!

Sem comentários: