segunda-feira, julho 02, 2007

Campeonato do Mundo Sub-20: Grupo B

Em Burnaby tiveram início os jogos referentes ao Grupo B deste Mundial Sub-20. As atenções prendiam-se com a entrada na Competição de «Nuestros Hermanos», diante do Uruguai, e a estreia absoluta em Mundiais Sub-20 da Jordânia, única Selecção Árabe presente no Canadá.

O 1º jogo do dia opôs a debutante Jordânia e a Zâmbia, regressada à Competição ao fim de 8 anos.

A estreia dos Jordanos não prometia ser nada auspiciosa, dado que o jogo praticamente iniciou-se com a expulsão de Tariq Al Jumah, após defender a bola com a mão sobre a sua linha de golo! Fwayo Tembo não perdoou e, de GP, colocou, aos 8', os Africanos em vantagem no marcador.
Os 30' iniciais foram então de completo domínio dos Zambianos, que desperdiçaram várias chances para elevar a contagem. Como diz o velho ditado "quem não marca arrisca-se a sofrer" e, essa máxima foi tornada realidade aos 41', quando Abdallah Salim aproveitou um erro dos Adversários para equilibrar o marcador!
Poucos minutos mais tarde, Rodgers Kola foi igualmente expulso, ainda antes do Intervalo.
Com ambas as Formações reduzidas a 10 Homens, a Jordânia equilibrou mais o jogo, face ao natural desânimo dos jogadores da Zâmbia. O jogo perdeu a intensidade que os Africanos haviam imprimido nos primeiros 45', mas ainda assim as melhores ocasiões voltaram a pertencer-lhes. No entanto, em nenhuma ocasião conseguiram concluir com êxito as oportunidades que dispuseram...
Desse modo, o Empate manteve-se inalterável, conseguindo a Jordânia os seus primeiro ponto de sempre na Competição!

VIDEO DA PARTIDA AQUI


No jogo mais importante deste Grupo, encontraram-se a Espanha e o Uruguai. Antevia-se um grande duelo entre as duas das principais figuras - Gerard Piqué (Manchester United, emprestado ao Real Saragoça) pelos nossos Vizinhos e Edinson Cavani (Palermo), pelos Sul Americanos! Como se previa, houve Emoção de sobra e, ainda por cima, até ao fim!

Com uma 1ª parte bastante equilibrada, embora com os Uruguaios mais acutilantes, chegou o Intervalo com um Empate a Zero, apesar dos esforços de ambas as Formações em se adiantar no Marcador. As Equipas souberam neutralizar-se, valendo os óptimos reflexos de ambos os GR.
Na 2ª parte veio a melhor parte do jogo, os Golos, que deram uma tremenda emoção e incerteza à partida!
Logo a abrir, a estrela Uruguaia, Cavani, não defraudou as expectativas, e a cruzamento bem medido de Luis Suarez, inaugurou o marcador, aos 47'!
Em busca do Empate, a Espanha dava muito espaço para as combinações atacantes da «Celeste», em especial a Marcel Roman e Luis Suarez, que aos 56' combinaram uma vez mais, permitindo ao último dilatar a vantagem do Uruguai, com um portentoso pontapé de fora da área!
Face à desvantagem, «Nuestros Hermanos» controlaram a posse de bola, embora não criassem grande perigo junto à área adversária. Assim sendo, Espanha optou por começar a fazer «Jogo Directo» para a baliza à guarda de Mauro Goicoechea. E a estratégia deu frutos...!
Aos 71', Adrian Lopez (Deportivo Corunha) cabeceou certeiro, dando fulgor à reacção Espanhola, que ficou com cerca de 20' para recuperar.
Foi ainda assim necessário aguardar pelo último minuto dos descontos concedidos pelo Árbitro, para que os Espanhóis igualassem o Marcador, através de uma das estrelas da Companhia, Diego Capel (Sevilha), numa recarga espectacular a uma má decisão do GR Uruguaio, após cruzamento de Sunny Stephen (centro-campista do Valência, nascido em Lagos - Nigéria, entretanto naturalizado), aos 93'!!

VIDEO DA PARTIDA AQUI

Sem comentários: