terça-feira, janeiro 16, 2007

Análise Atacante - Série A italiana

Depois de uma grande paragem na série A italiana, a jornada 19 marca o regresso da competição que, à imagem de Portugal, deixou os adeptos sedentos de futebol nesta época festiva, disputando-se somente a taça.

A jornada iniciou-se no Sábado com dois encontros. Desde logo o Inter, que esta temporada parece não ter adversário à altura, mesmo com a nuvem de Mourinho a pairar sobre Moratti, que já veio a terreiro dizer que Mancini é uma prioridade para continuar, deslocou-se ao Olímpico de Torino para derrotar a equipa local por três bolas a uma. O regresso aos golos de Adriano, Ibrahimovic e do marcador de penaltis (??) Materazzi, com um golo cada, selaram a vitória, sendo o único tento para os da casa obtido por Fiore.
Também no Sábado o Empoli recebeu no Carlo Castellani o Parma e não teve dificuldade em vencê-lo por duas bolas a zero. Raggi e Matteini fizeram os golos. Fernando Couto ficou afastado desta partida.

No Domingo a jornada continuou com os restantes jogos. A goleada da jornada foi registada no Atalanta Livorno, onde a equipa de Bergamo venceu por cinco bolas a uma.
No Sant’Elia, o Cagliari venceu o Ascoli com mais um golo de Suazo, desta feita aos 15 minutos, na transformação de uma grande penalidade.
Por duas bolas a uma o Chievo recebeu a sensação Catania, apesar dos visitantes terem estado em vantagem a partir dos 40 minutos, altura em que Stovini marcou. Na segunda parte a reviravolta no marcador começou aos 59 minutos quando Semioli empatou a partida, sendo o golo da vitória obtido por Pellissier, aos 65 minutos.
A única equipa que poderia dar luta ao Inter, teima em falhar nas alturas certas. Falo obviamente da Roma que estando em vantagem desde os 39 minutos com um golo de Mancini, sofreu o revés, leia-se empate, num golo na transformação de uma grande penalidade, convertida por Parisi.

O Milan vira o ano com uma vitória convincente frente à Reggina. Pode ser que endireite a sua prestação no futuro, pois faz falta uma luta mais acesa na frente da competição, e é uma pena ver um plantel de tanto valor a meio da tabela. Venceu a Reggina, escrevia eu, por três bolas a uma, com golos de Pirlo, Seedorf (número 10 depois da saída de rui Costa) e Gilardino. A tento da Reggina foi marcado por quem? Bianchi, claro.
Por duas bolas a zero o Palermo venceu a Udinese no Renzo Barbera, golos de Caracciolo na primeira parte e de Zaccardo na segunda.
Dois empates nos dois últimos jogos. Um empate a zero no Sampdória Fiorentina, neste clássico italiano, no mítico Luigi Ferraris. O outro empate teve golos, dois, e o encontro foi o Lázio Siena. A equipa da casa inaugurou o marcador aos 63 minutos por Rocchi e o Siena fez calar o Olímpico de Roma aos 89 minutos, por intermédio de Cozza.
Na série B a Juventus sofreu a sua primeira derrota e logo frente ao desconhecido Mantova. Baixou na classificação para o 6º lugar, mas somente a três pontos do líder, Nápoles. O insólito aconteceu na série B, fruto de um auto-golo do croata Kovac aos 52 minutos.
A série A segue assim ordenada:



Na lista dos melhores marcadores, a classificação está cada vez mais renhida, senão vejamos:




Sem comentários: