domingo, janeiro 28, 2007

Belenenses 1-2 SL Benfica



Estádio: Estádio do Restelo

Espectadores: 15.000

Árbitro: Pedro Proença



Belenenses: Costinha, Amaral, Nivaldo, Rolando e Rodrigo Alvim, Pinheiro, Zé Pedro, Mancuso e Silas, Roma e Dady.

Treinador: Jorge Jesus.

Jogaram ainda: Eliseu e Garcés.



SL. Benfica: Quim, Nelson, Luisão, Anderson e Léo, Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa, Simão e Nuno Gomes.

Treinador: Fernando Santos.

Jogaram ainda: Manú, Mantorras e Beto.



O Benfica voltou a vencer o Belenenses um mês depois, mas com a mesma receita. O Belenenses chegou a ser superior em certas alturas, mas o pragmatismo e a eficácia, ditaram o resultado final.



O Benfica quando entrou no relvado do Restelo, sabia que poderia reduzir para cinco pontos, a diferença para o líder, FC Porto, beneficiando da derrota deste em Leiria. O Belenenses, queria mostrar que a goleada sofrida na Luz, foi um erro e tentou rectificar o resultado. Fernando Santos optou por fazer jogar Simão no lugar de apoio a Nuno Gomes e incluiu Karagounis no onze, mantendo assim o losango, que tão bons resultados tem trazido a equipa da Luz. Rui Costa também foi titular e já deixou a sua marca neste jogo.



O Belenenses até poderia ter sido o primeiro a marcar, por volta dos dez minutos, quando Léo deixou fugir Silas do lado esquerdo, este centrou para Zé Pedro, mas Petit cortou in extremis, a bola sobrou para Roma, que rematou com a bola a ser desviada por um jogador encarnado, mas Quim com excelentes reflexos, evitou o golo do Belenenses. Parecia que iria ser um calvário para o Benfica.

Mas minutos depois, á semelhança do jogo da Luz, um erro defensivo, entre Rolando e Costinha, deu a oportunidade a Simão de apontar o primeiro golo do jogo. A desmarcação primorosa de Rui Costa, permitiu ao capitão encarnado, marcar o seu 7º golo no campeonato nacional. O Belenenses tentou responder, mas apenas conseguiu ter mais bola que o adversário, que com Luisão em grande foi adiando o golo do Belenenses.
Aos 36 minutos de jogo, o Benfica voltou a marcar. Rui Costa marcou o livre que caiu certinho na cabeça de Luisão para o 0-2. Em duas ocasiões criadas pelo maestro, os jogadores encarnados não falharam, o que lhes deu um índice de eficácia bastante alto.



No segundo tempo, o Benfica entrou para controlar o jogo. O Belenenses tentou tudo por tudo para chegar ao golo, mas a defesa encarnada também esteve em grande. Luisão e Anderson estiveram bem, apesar da pouca rotinagem entre os dois. Léo não foi tão perigoso como costuma ser e Nelson, foi subindo pelo lado direito quando pôde.
Do lado do Belenenses, o melhor elemento era Rodrigo Alvim, que fez grande exibição. O Belenenses procurou encostar o Benfica mas também não tinha muitos argumentos. Jorge Jesus, tentou alterar alguma coisa e fez entrar o reforço Garcés, que até deixou boas indicações. Mais tarde entraria Eliseu para o lugar de Pinheiro, dando mais força ao meio campo.

O Benfica continuou a fazer o seu jogo, e teve duas oportunidades de golo, por intermédio de Simão e mais tarde por Nuno Gomes, que depois de fazer um bom trabalho dentro da área do Belenenses, tirando Costinha e um defesa do caminho, bateu para golo, mas Rolando em cima da linha de golo, conseguiu evitar.

O Belenenses não desistiu e a cinco minutos do fim, apontou o seu golo, que diga-se, já era merecido. Boa jogada mais uma vez de Rodrigo Alvim pelo lado esquerdo, deu no centro da área, onde Dady deixou passar a bola iludindo os defesas e Silas, sozinho, bateu para golo.

A equipa da cruz de cristo, ainda discutiu o resultado, influenciados pelo golo, mas o melhor que conseguiu foi ver Zé Pedro expulso, por agredir Karagounis á cotovelada.



Mais tarde o jogo chegaria ao fim, com o resultado final a favorecer o Benfica e a diferença para o FC Porto reduzida.



O Melhor em Campo
* Rui Costa: O perfume do futebol do maestro foi evidente neste jogo. Numa abertura primorosa aos 13 minutos, originou o primeiro golo, embora Simão tivesse beneficiado do desentendimento entre Costinha e Rolando. No segundo golo, o livre foi apontado com conta peso e medida para a cabeça de Luisão.

* Rodrigo Alvim. Bom lateral esquerdo. Este reforço do Belenenses, que veio no início da época, foi um dos melhores jogadores do Belenenses. O golo saiu de uma jogada feita por ele, assim como algumas jogadas de perigo durante a partida. Não ficará no Belenenses muito tempo.



O Positivo do jogo

A vitória encarnada, permitiu ao Benfica chegar ao segundo lugar. Além de reduzir a diferença para o FC Porto, ultrapassou o Sporting na tabela, pressionando os leões para o jogo de hoje, frente ao Boavista.



O Negativo do jogo

Num jogo correcto e sem casos como o de ontem, a única coisa negativa, foi mesmo a expulsão de Zé Pedro. A agressão é clara, e a expulsão é justa.



O Árbitro

Pedro Proença esteve a um bom nível. Não teve um jogo muito difícil de dirigir, mas nos minutos finais e sobretudo depois do golo do Belenenses, os jogadores exaltaram-se um pouco, o que acabou com a expulsão justa do Zé Pedro. Bom trabalho.

Sem comentários: