sábado, janeiro 20, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Stefan Schwarz


A referência estrangeira desta semana foi o melhor lateral-esquerdo estrangeiro que alguma vez vi jogar no nosso país. Falo-vos de Stefan Schwarz, jogador que jogou quatro épocas no Benfica.
Schwarz formou-se nas escolas do Malmo, clube da sua cidade natal. Estreou-se na equipa principal corria a época 86/87, com apenas 17 anos. Aos poucos foi-se impondo na equipa e já era considerado um dos jogadores mais promissores da Suécia. Em 1988 e 1989 foi preponderante para a conquista de dois títulos, o Campeonato Sueco e a Taça da Suécia, respectivamente. Toda a sua preponderância e atitude em campo valeu-lhe a convocatória para o Mundial de 1990, em Itália, onde os suecos não passaram a primeira fase. Contudo, Schwarz deu nas vistas e o Benfica, liderado por Eriksson, também sueco, não hesitou em contratá-lo.
Chegou e conseguiu logo impor-se, agarrando por conseguinte o lado esquerdo da defesa encarnada. Era um jogador polivalente; aliava uma capacidade defensiva a um poder ofensivo e para não falar do seu forte pontapé. Nos encarnados foi uma das espinhas dorsais de uma grande equipa. Conquistou ao serviço do Benfica dois campeonatos nacionais e uma Taça de Portugal.
Continuou a ser opção da Selecção da Suécia, estando presente no Europeu de 1992, organizado pelo o seu país, e no Mundial de 1994, nos Estados Unidos. Nessa última competição, os suecos terminaram no terceiro lugar e Stefan Schwarz, apesar de ter sido expulso no jogo das quartos-de-final, contra a Roménia, teve em evidência. Curiosamente, na única derrota da selecção sueca na competição , que foi contra o Brasil, que viria a vencer a prova, o então benfiquista não teve presente.


Começou a ser cobiçado por meio mundo e a sua saída acabou por ser inevitável. Deixou muitas saudades e na Luz e muitos consideram-no o melhor lateral-esquerdo que já passou pelos encarnados.
Foi para o Arsenal, onde só esteve uma época e não foi muito feliz, e acabou por na época seguinte voltar a ser colega de Rui Costa, mas na Fiorentina. Em Florença, voltou a exibir o fulgor que havia demonstrado no nosso país. Na época 96/97, volta ao Estádio da Luz, para uma eliminatória da Taças das Taças, no célebre jogo em que Rui Costa chorou depois de marcar um golo ao seu clube do coração.
Na época 98/99, o jogador vai para o campeonato espanhol para representar o Valência. Na época seguinte, o Sunderland, clube que havia sido recém-promovido à Premier League, pagou 1,2 milhões de contos pelo sueco. O negócio teve quase a não se concretizar, devido à má experiência de Schwarz quando representou o Arsenal. Mas desta vez a experiência foi proveitosa.
A época estava a correr às mil maravilhas até que uma lesão no tendão de Aquiles fez com que a época acabasse para o jogador e o afastasse do Euro 2000. As lesões continuaram a afectá-lo e em 2001 é operado ao joelho. Nesse mesmo ano, com trinta e dois anos, deixa a sua Selecção devido às inúmeras lesões, onde actuou por 69 vezes, muitas delas como capitão, de modo a concentrar-se apenas no Sunderland.
Em Janeiro de 2002, Schwarz assumiu publicamente que gostaria de voltar ao Benfica e que, inclusivamente, gostaria de acabar a carreira no clube da Luz.
O fim da carreira estava perto e o jogador era cada vez menos utilizado no Sunderland. Na época seguinte, continuou na equipa inglesa, mas, ao mesmo que era jogador, também fazia parte da equipa técnica. No final da época, decidiu pôr um ponto final na sua brilhante carreira.
Hoje o jogador é empresário de futebol no seu país, mas vem regularmente ao nosso país, uma vez que é casado com uma portuguesa e tem uma casa em Cascais.
Jogador de uma grande garra, disponibilidade física e mental, Stefan Schwarz foi um jogador que fez da parte daquela que, em minha opinião, foi a última grande equipa do Benfica. Um jogador fantástico, que ainda hoje deixa saudades.


Ficha Técnica:
Nome: Stefan Schwarz
Data de nascimento: 18/04/1969
Naturalidade: Malmo
Nacionalidade: Sueca
Posição: Lateral-Esquerdo
Clubes que representou: Malmo, Benfica, Arsenal, Fiorentina, Valência e Sunderland
Internacionalizações: 69 (6 golos)


Palmarés

2 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal
1 Campeonato Sueco
1 Taça de Suécia
1 Taça de Itália
1 Supertaça de Itália
1 Bola de Ouro, atribuída ao melhor jogador sueco

Sem comentários: