segunda-feira, janeiro 22, 2007

C.S. Maritimo 2006


Olá a todos,

Com o mercado de Inverno em aberto e o 1º jogo da 2ª volta da Liga Portuguesa ai à porta há que fazer algumas notas sobre a prestação do Marítimo até ao momento.

A 1ª volta dos verde-rubros foi recheada de acontecimentos estranhos, desde logo a grande afluência de publico nos jogos em casa, uma espécie de reconciliação entre o publico e a direcção do clube, o Marítimo tem tido uma média de 6 mil pessoas por jogo, o que não é nada mau se compararmos com as ultimas 4 épocas.

O plantel do Marítimo para esta época tem revelado alguma qualidade, Marcos, Marcinho, Mbsuma, Lipatin Gregory, Alex, Neca e Olberdam, deram mais consistência e mais competitividade a esta renovada equipa Maritimista, têm mostrado algumas qualidades técnicas surpreendentes e ateado as esperanças dos adeptos em conseguir terminar o campeonato numa posição Europeia.

Se por um lado a equipa tem demonstrado alguma qualidade, o treinador, Ulisses Morais, tem demonstrado ser um fracasso, as opções técnicas e a escolha dos jogadores têm-se revelado desastrosas. O Marítimo é uma equipa que, tradicionalmente, obtém os melhores resultados nos jogos em casa, enquanto que fora de casa é quase sempre uma equipa pouco produtiva.

A época de 2006/07 até nisso tem sido pouco característica, o Marítimo tem conseguido as suas melhores exibições e os melhores resultados fora de casa, há quem diga, eu inclusive, que o plantel está em autogestão, de facto é isso que parece quando os vemos jogar, os jogadores entram em campo e dispõe-se conforme as orientações de Ulisses, mas, passados uns minutos de jogo torna-se claro que o timoneiro deixou de ter o controle da situação e os jogadores fazem o que querem, não sei se é bom ou mau, mas tem resultado, felizmente.

Ulisses caracteriza-se por ser um técnico com pouca visão de jogo e com algum desconhecimento das características dos jogadores que tem em mãos, relembro que por ex, Marcinho, um jogador que se caracteriza por ser um médio de ataque que joga e produz o seu futebol pelo centro, foi colocado, por Ulisses, repetidamente a extremo, o que provocou alguma baixa de produtividade na equipa e do próprio jogador.

Por outro lado, Ulisses encarou as equipas mais ricas do futebol Português, o SCP aqui nos Barreiros, o SLB e o FCP lá no continente, agachado, recuado e com uma equipa muito defensiva, o resultado foi, 9 pontos por água abaixo e uma certa indignação dos adeptos.

O jogo com o AVES aqui nos Barreiros foi outra vergonha da qual o treinador não escapa, a equipa de Neca defendia invariavelmente com 14 jogadores os 11 de campo outros 3 que estavam no banco, esses também já se defendiam ainda não tinham entrado. Ulisses, em vez de abrir o jogo mandou jogar de igual para igual e tivemos um jogo de solteiros e casados, menos 2 pontos.

Outro jogo que não passou despercebido e que causou muita polémica na região, foi o CSM vs Estrela da Amador, a equipa de Lisboa até começou bem e a ganhar, um golo marcado aos 60m por Dário, estávamos na 5 jornada. O Marítimo acabou por ganhar o jogo por 2-1 com dois golos nos últimos 10m de jogo. O que causou alguma indignação nos adeptos foi o facto da direcção do clube ter emitido uma declaração a repudiar a atitude dos adeptos durante o jogo e a relembrar a todos os sócios e adeptos que vaiaram o camarote presidencial, e gritaram palavras de repudio a Ulisses Morais, que a perder por 1-0 mandou a equipa recuar e segurar o resultado.Nesse comunicado a direcção do clube insistiu em dizer e relembrar os adeptos que os jogos têm 90m e que atitudes daquelas não eram dignas de um adepto Maritimista.
Relembro que nesse jogo, durante os últimos 20m decisivos para a vitória, Gregory já jogava a médio ofensivo, Evaldo a extremo e Marcinho a Ponta de Lança, com Ulisses Morais visivelmente irritado porque ninguém o ouvia em campo e todos os jogadores faziam o que queriam, o resultado desta rebelião de plantel foi a vitória do Marítimo.
Os árbitros também têm influência nos resultados, e sem dúvida que ninguém esquece a vergonhosa arbitragem em Leiria, o Marítimo acabou por perder um jogo em que os 3 pontos não seriam de todo descabidos, a culpa, foi do arbitro.

Gloriosa foi a vitória contra o BRAGA, uma vitória gorda contra uma equipa forte que naquele dia teve um descalabro, o Marítimo aproveitou e foi um show de bola.

O azar bate a porta, e de que maneira, foi o que aconteceu no jogo contra o Belenenses, o Marítimo perdeu por 4 bolas a 1, jogou bem, até teve muitas oportunidades mas infelizmente os 4 remates dos visitantes entraram na baliza e o Marítimo ficou em casa a 0 pontos.

De tudo isto, fica ainda a gloriosa e sempre muito festejada vitória contra o Nacional da Madeira, logo a abrir a jornada o Marítimo derrotou a equipa serrana dos alvi-negros, foi um autentico “Beautifull day”, houve festa, o estádio estava cheio e a liga começava em grande para os verde-rubros.

Na taça de Portugal, as coisas correram mal, muito mal…..O Marítimo foi eliminado pelo Penafiel, uma equipa de divisão inferior, jogou no reduto dos nortenhos e foi afastado por 1 golo, a culpa, mais uma vez foi do técnico que orientou a equipa pauperrimamente.

E foi assim, mais ou menos, a escalada do Marítimo até ao 5 lugar da tabela classificativa, onde se encontra neste momento, um lugar europeu tão ansiado pelos adeptos que esperemos nós se mantenha até ao fim.

Em termos de entradas e saídas, há a reportar o empréstimo de Neca a uma equipa turca, ainda não se sabe bem os contornos do negócio, mas a verdade é que o jogador já rumou à Turquia.

Diogo Valente foi uma agradável surpresa, veio emprestado pelo FCP até ao fim da época e vai fazer parte do 11 inicial do Marítimo.

Mitchell Van der Gaag, o ícone da defesa Madeirense está de regresso, não para jogar mas para integrar a equipa técnica da equipa de Juniores do Marítimo, o Holandês vem assim dar o seu contributo para tornar esta nossa equipa ainda maior e mais gloriosa.

As suas influências internacionais já começaram a dar frutos, segundo parece, aconselhado por Mitchell, o Jogador do PSV Arvid Smit, foi contratado pelo Marítimo.
Com 16 anos de idade, o médio Holandês firmou um contrato com o Marítimo de 2 anos e meio. Um jogador que vem marcado como um médio ofensivo que marca golos.

Segundo parece, já integrou os treinos e está apto a jogar, tem 1,86m e iniciou a sua carreira no TELSTAR, já leva 21 golos na sua carreira e segundo reza a história tem boa precisão no passe e uma excelente técnica, dito por Manuel Costa (Internacional Português que joga no PSV e foi colega de Arvid Smit).

Carlitos, actual Gil Vicente, foi também um nome falado para integrar o Marítimo, mas até ao momento nada se sabe.

Fica ainda por apontar a divida do SLB para com o Marítimo, a mesma remonta ainda há transferência de Manduca, o Clube de Lisboa ainda não saldou na íntegra o seu débito com o Marítimo.
Na área disciplinar, há que fazer menção a um caso recente, aqui há uns tempos, Briguel e Wenio foram chamados ao gabinete presidencial logo após um treino, muito se tem dito sobre tal situação mas até ao momento nada veio a publico, há quem diga que ambos estão de saída, que foram admoestados por mau comportamento nos treinos, ou que meramente foram tratar de assuntos administrativos. Não se sabe o que se passa, portanto não me vou esticar muito sobre o assunto.

Fernando, jogador Madeirense que integra o Plantel renovou o seu contrato ate 2010.

Conclusão:

O Marítimo fez uma primeira volta pouco característica, tirou os melhores resultados fora de casa, tem um plantel em autogestão mas com valores acima da média, está mal orientado, a direcção do clube responde directamente aos adeptos com repudio e chegamos ao fim da primeira linha numa posição Europeia.

Será bom sinal?

A segunda volta começa fora de portas, desta feita uma visita ao CDN, o Marítimo vai à serra tentar entrar com o pé direito nesta recta final. Espero sinceramente que o Marítimo termine a segunda volta na mesma posição em que termina agora.

FORÇA MARITIMO………Estarei contigo para sempre nas derrotas e nas vitórias.

Sem comentários: