domingo, janeiro 28, 2007

Boavista 1-1 Sporting


Estádio: do Bessa

Local: Porto

Assistência: 5 000 espectadores

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)



Este era um jogo importante para o Boavista que precisava de uma vitória. Mas voltou-se a sentir muitas dificuldades em circular a bola, com a equipa muito lenta na transição Defesa/Ataque e a não conseguir explorar bem as alas que era o ponto fraco do Sporting. Os sectores têm alguma dificuldade em ajudar-se entre si, além de muita falta de comunicação.

Nuno Pinto foi a surpresa no lado-esquerdo da defesa, depois de uma boa exibição na Taça de Portugal, e Ricardo Sousa entrou para o onze, onde esteve sempre bastante lento e muito mal a defender.



No primeiro tempo o jogo foi bem disputado a meio-campo, mas com poucas oportunidades de golo. O Boavista começou a dominar, sem nunca ter incomodado muito.
Roland Linz era o que mais lutava na frente, sempre com o lado-direito mais mexido com a dupla Zé Manel/Lucas, mas sem nunca ter perturbado realmente a baliza de Ricardo.

No Sporting só dava Nani. A equipa de Alvalade deixou-se dominar na primeira meia-hora, altura em que apareceu João Moutinho em campo. O médio pouco aparecia, mas quando marcou a sua presença a equipa de Alvalade criou bastante perigo. Primeiro num remate de Nani com grande defesa de William, e depois num centro do próprio Moutinho que William aliviou da sua baliza, evitando que Alecsandro conseguisse chegar.

O Boavista começou a ter vários problemas a nível de meio-campo, onde Kazmierczak estava muito defensivo, Essamé corria imenso e lutava imenso e Ricardo Sousa nem tocava na bola… o Sporting começou a ganhar as “segundas bolas”, com Moutinho, Nani e Romagnoli a lutar imenso, mas Liedson e Alecsandro muito desaparecidos e bem marcados pelos defesas axadrezados.

Em cima do intervalo, Zé Manel tem uma boa arrancada que finaliza num belo remate, por cima da baliza dos “leões”, mas que protagonizou o momento de maior perigo do Boavista, no primeiro tempo.



No segundo tempo o jogo foi mais emocionante, com mais oportunidades, mas sempre jogado com mais coração do que cabeça.

O Sporting tira Custódio e reforça o ataque com Carlos Martins. E a equipa respondeu da melhor maneira ao forçar o ataque e chegar cedo ao golo. Tello centra de primeira e sem marcação e Liedson na grande área faz de cabeça o único golo do Sporting.

A equipa do Bessa tentou reagir, mas sem criar muito perigo. Mesmo assim, depois de um centro de Grzelak, Zé Manel cabeceia e Tello corta a bola com o braço. Grande penalidade, que Ricardo Sousa não falha, restabelecendo a igualdade no marcador.

Para piorar a situação ao Sporting, no minuto seguinte Alecsandro é expulso por simulação de grande penalidade. O jogo continuou bastante dividido, com o Boavista a meter Fary para o lugar de Nuno Pinto e fica com dois avançados e o Sporting meteu Miguel Veloso para segurar o meio-campo e conseguiu. O único lance de perigo foi um remate de ressaca de Zé Manel que Ricardo respondeu com uma bela defesa.

Por volta dos 75m, Zé Manel é expulso por mão na bola, e o Sporting mete em campo Djaló para forçar a frente de ataque e Nani teve uma boa oportunidade para marcar, mas William evita o golo da vitória.

O jogo manteve-se dividido até final, e Fary teve a última oportunidade do encontro, mas o remate de primeira saiu ao lado da baliza.



Melhor em Campo: William



Fez uma excelente exibição, em vários aspectos. Foi autoritário com os colegas sempre que os livre ou cantos eram marcados, o qe fez com que apenas num houvesse perigo. Teve excelente reflexos em algumas situações, nomeadamente com Nani. Sempre bem colocado e atento.

Por último, saiu sempre bem aos centros, aliviando ou agarrando a bola, sempre com imensa segurança.

No golo de Liedson, não teve hipóteses ou culpa.



Árbitro:



Um trabalho complicado de Olegário Benquerença, que passa com nota positiva. Existem dúvidas no lance entre Tello e Linz na primeira parte, e num em que Cissé pode ter jogado a bola coma mão, mas na dúvida o árbitro esteve bem.
Expulsões justos e excelente critério disciplinar.



Nota Positiva:



Nuno Pinto - finalmente um jovem das escolas foi lançado este ano pelo Boavista. Apesar de não ser lateral-esquerdo, N. Pinto esteve muito bem e cumpriu.



Nani - fez uma excelente exibição e pode estar de volta o bom Nani do inicio do ano.



Pacheco - desta vez o técnico axadrezado quis mesmo ganhar o jogo, a equipa é que não é a melhor.



Notas Negativas:



O Jogo - bilhetes caros, equipas clássicas do nosso futebo, pedia-se mais



Ricardo Sousa - é o pior elemento do Boavista. Apesar do golo, esteve sempre longe das decisões do jogo e ajuda muito pouco a equipa, tendo mais um espirito individual.



Custódio - porquê continuar aposta neste jogador, que nada acrescenta à equipa.


Sem comentários: