terça-feira, janeiro 30, 2007

Tribunal Atacante

Olá pessoal!


O Tribunal está de volta após mais um intervalo para a Taça (habituem-se que vem aí mais um...). Volta numa semana de convulsões e está preparado para elas.

Mais uma vez, como é "traço preto" nesta rubrica, irei inovar.

Sim, hoje falo eu. Não faço perguntas, não quero saber de opiniões. Vou dar a minha e só a minha porque quero, posso e mando.

Mas sejam livres de expressar a vossa pretensa opinião em relação à minha opinião se é que são opinadores de opinião...

Se alguém ficou chocado ou confuso com o exposto anteriormente, pense assim: Eu é mais bolos...



Centra e chuta...



Na sexta-feira começou a jornada com um Leiria-Porto. O líder do campeonato perdeu e a arbitragem de Elmano Santos provocou muita celeuma, sobretudo entre os adeptos do campeão nacional. Casos:



- 31' Lance entre H. Postiga e M. António dentro da área de rigor.



Neste lance, tenho uma dúvida que as imagens não esclarecem: se M. António toca na bola ou não. Se toca não considero que seja falta, se não, é penalti claro, visto que há contacto entre a perna de M. António e a coxa de H. Postiga. Eu acredito nas pessoas e, embora dissesse que não houve contacto entre os jogadores, uma benfiquista meu amigo disse que M. António não tocou na bola...



- 44' Lance em que Lisandro remata e a bola bate no braço de Renato.



Lá está, este lance já se passou cinquenta e sete mil trezentos e vinte e oito vezes esta época e é sempre discutível. Mas como é óbvio, quando acontece ao Porto os portistas dizem que é penalti e os outros não. Quando acontece ao Benfica, os benfiquistas dizem que é penalti e os outros não...

As leis de jogo dizem apenas que é falta quando um jogador toca a bola deliberadamente. Ora, aqui está o ponto de tanta discórdia. Os árbitros não são psicólogos para avaliar o "deliberadamente" com exactidão (nem os psicólogos, quanto mais os árbitros) e sendo assim como se faz? Faz-se assim: se o jogador, utilizando as mãos, tira vantagem do lance, é falta.

Renato tirou vantagem por ter tocado a bola com o braço? Claro que sim, visto que a bola ia para a baliza...



- 45'+1 Quaresma é expulso por dar uma cotovelada em Tixier.



O uso do cotovelos está vedado aos jogadores sobre pena de serem constituídos culpados de brutalidade e a sanção para brutalidade é cartolina vermelha. Dito isto, o vermelho é bem mostrado.

A interpretação que faço do lance é que quaresma tentou empurrar (como qualquer jogador faz quando quer proteger a bola) Tixier com antebraço mas para azar do moço, acabou por acertar com o cotovelo na cara do adversário. Pimba, vermelho...



- 70' Pepe faz falta sobre Slusarski.



O lance do golo também criou muita celeuma. Não vi bem o lance, mas parece-me que o Pepe tem uma mão nas costas do adversário e o resto é o que se viu.

São as tais faltas que só se marcam em Portugal, nas Maldivas e no Barhein e se alguém assumir que a falta foi bem marcada, não se esqueça de defender sempre que um jogador tocar no adversário qualquer que seja o lance...



No sábado assistiu-se a um derby da capital com o Benfica a deslocar-se a Belém. Pedro Proença deve ter tido dos jogos mais tranquilos, mesmo assim não isento de erros. Casos:


- Aos 30' Rodrigo Alvim salta com Simão e atinge-o com o cotovelo.



Alvim, para mim o melhor jogador do Belenenses nessa noite, atinge Simão com o cotovelo e se a expulsão tivesse acontecido só beneficiaria a tomada de posição dos árbitros perante os jogadores de que se usarem os cotovelos, irão para a rua. Assim, não aconteceu, erro do árbitro.



- 77' Entrada de Eliseu sobre Katsouranis.



Entrada feia do jogador Eliseu merecedora de cartão vermelho directo por brutalidade.
Embora ache que o jogador não tem intenção de pisar o jogador (acho que chegou tarde ao lance), isso não invalida a entrada perigosa para o seu adversário e respectiva integridade física. Como se viu, a entrada teve consequências...



90'+5 José Pedro atinge Karagounis com o cotovelo.



Mais um lance para afirmar de vez esta jornada como a dos cotovelos. Como tinha acontecido em Leiria (e no minuto 30 não), o árbitro agiu como devia e expulsou o jogador por uso ilegal dos cotovelos.



Olegário Benquerença teve um jogo difícil no Bessa e safou-se mais ou menos bem com excepção "honrosa" de alguns lances e também de uma situação caricata onde mostra o cartão amarelo a Polga após mão na bola de Tello. Li e ouvi muitas críticas acerca disso mas o que tenho a dizer é que só acontece a quem está lá. E a alguns até "azia" no dia seguinte dava... Casos:



- 11' Lance entre Tello e Linz dentro de área.



Gostei da descrição feita por um reputado comentador de arbitragem em que este lance existe contacto mas que esse contacto só se vê na televisão à terceira ou quarta repetição e por isso o árbitro esteve bem.

Eu penso diferente. Compreendo que, só vendo na terceira ou quarta repetição é compreensível que o árbitro não marque, mas não passa a estar bem nem deixa de ser falta. Dito isto, penalti por assinalar por toque de Tello sobre Linz dentro de área.



- 20' Nani atinge R. Sousa com o cotovelo.



Numa jornada em que os cotovelos têm sido centro da polémica, aqui não parece que seja diferente. Na minha modesta opinião, é vermelho igual àquele que Quaresma e José Pedro levaram e irmão daquele que R. Alvim devia ter levado.



- 89' Bola é centrada para dentro de área e atinge Cissé.



Pus este lance cá por descargo de consciência, visto que dá para ver claramente que a bola nem no braço toca... Esteve bem o árbitro.



Bem, e assim termina o meu passeio pelos lances mais controversos dos jogos dos grandes esta jornada, não me cansando de dizer, uma vez mais, que não faço uma análise mais abrangente da jornada (de todos os jogos, por exemplo), porque em Portugal, a única maneira de ver todos os jogos é estar em todos os estádios. E como isso é impossível, mais uma vez apresento as minhas sinceras desculpas a quem de direito...

Até p'ra semana e não se esqueçam: Se ele podem apitar, nós também podemos rir... (embora com tanta cotovelada, deve haver por aí uns dentes a menos)


Sem comentários: