segunda-feira, janeiro 08, 2007

Rubro Negros vs Verde Rubros

Competição: Taça de Portugal
Estádio: 25 de Abril, em Penafiel
Assistência: 1 500 espectadores
Arbitro: Duarte Gomes

O regresso do suposto futebol de Primeira Liga ao 25 de Abril em Penafiel, augurava um bom jogo de futebol, algo que rareou pela cidade duriense durante o dia de ontem. Mas os locais demonstraram porque se começam a assumir como um dos candidatos à subida de divisão.

O Penafiel foi durante quase todo o jogo superior ao Marítimo e o resultado é inteiramente justo. Quem assistiu ao jogo pode concluir que apesar de serem duas equipas de escalões diferentes, a qualidade futebolística não é assim tão díspar.

A sempre bem organizada defensiva penafidelense nunca deu grandes oportunidades aos avançados maritimistas que também, diga-se em abono da verdade, nunca tiveram grandes possibilidades para alvejar com êxito a baliza de Palatsi.Entretanto a juventude dos jogadores do Penafiel ia colocando em alguns apuros a baliza de Marcos, principalmente em lances de bola parada.

Por volta da meia hora dá-se uma ténue reacção dos insulares, que os leva inclusivé a apontar um golo em clara ilegalidade, com Lipatin a ajeitar a bola com a mão antes de fuzilar a baliza do Penafiel. Golo bem anulado por Duarte Gomes.

Chegávamos ao intervalo com um aborrecido empate a zero, que se aceitava, embora se tivesse de existir alguma equipa na frente essa equipa seria a formação local.

Na segunda parte o Marítimo bem tentou iniciar o jogo com uma nova atitude, mas tal só aconteceu durante os primeiros 10 minutos. A partir daí o Penafiel tomou novamente conta do jogo e foi criando algumas oportunidades de golo, que foram sendo desperdiçadas.

Primeiro foi Guedes a falhar um golo feito, depois Luís Carlos para excelente defesa de Marcos e por fim João Pedro a não acertar com a baliza no momento da verdade.

Sinceramente começava a pensar que assim só poderia dar prolongamento, no entanto após uma bela jogada de João Pedro pela direita, a bola sobra para o "miúdo" Guedes, de 19 anos, produto das escolas do Penafiel, que fuzilou Marcos e eliminou a turma primodivisionária da Taça de Portugal.

A partir daí o Penafiel foi defendendo o resultado, sem com muita garra e jogando em contra ataque onde ainda teve as melhores oportunidades para dilatar o marcador.

Quanto ao Marítimo, uma equipa sem chama, sem vontade e que parece ainda estar de férias. Também Ulisses Morais me parece um pouco fraco a "mexer" com os seus jogadores e nunca foi uma verdadeira voz de comando no banco.

Vitória inteiramente justa e arrisco-me a dizer que jogando em casa o Penafiel pode ir longe na Taça, se não lhes sair em sorte um dos grandes do futebol português!

Melhor jogador em campo: Lourenço. No meio campo penafidelense, a fazer o lugar do jovem Diego que já rumou a Braga e talvez ao Porto, Lourenço foi rei e senhor, um verdadeiro número 10, não com a qualidade de Diego, mas o suficiente para ser o melhor jogador em campo.

Arbitragem: Praticamente sem erros, muito bem Duarte Gomes

Positivo do jogo:

Camadas jovens do Penafiel: Jogaram 4 jogadores fruto das camadas jovens do clube, o marcador do golo decisivo é um jovem da terra, pode ser que os dirigentes penafidelenses comecem a olhar com outros olhos para a Formação!

Rui Bento: O jovem treinador vai começando a mostrar trabalho de bastante qualidade em Penafiel. Uma equipa que defende muito bem e bastante segura no seu meio campo. Só precisa de contratar um grande ponta de lança para o resto de campeonato e penso que Rui Bento poderá levar o Penafiel a altos voos.

Negativo do jogo:

Mbesuma: Gordo, parado e paradinho. Um jogador tão referenciado, que pertence até ao Portsmouth, que é o melhor marcador do Maritimo. Não seria o sósia dele?... Comeu assim tantas rabanadas no Natal?...

Ulisses Morais: Tenho de concordar com o meu colega de blog, Garras. O homem é fraco. E perante a adversidade não é dos melhores treinadores que se pode ter num banco de uma equipa.

Sem comentários: