quinta-feira, janeiro 11, 2007

Memória Atacante XLVII

A Daniela continuava a rever os melhores momentos do Europeu, desta vez falou-nos sobre o espectacular Inglaterra - Finlândia, mais um post para os amantes do futebol feminino recordarem com um brilhosinho nos olhos...

5 de Junho – Inglaterra X Finlândia

Depois de ontem terminado o Europeu de futebol feminino, com a Alemanha a sair-se venedora, nada melhor do que fazer uma retrospectiva do que se passou nos jogos e na campanha que cada uma das equipas fez para que este Europeu se tornasse num dos melhores de sempre.
O Europeu de Futebol começou e a loucura dos milhares de adeptos que encheram o Estádio de Manchester mostrava que o futebol feminino está cada vez mais enrraizado na cultura e nas familias de todo o mundo.
A Selecção Anfitriã estreou-se em grande estilo vençendo a Finlândia por 3-2 graças a Karen Carney de 17 anos que deu a vitória á Inglaterra já nos descontos, após a Finlândia ter chegado ao empate depois de ter estado a perder por 2-0 ao intervalo.

Futebol de ataque


O golo de Carney foi o concluir de um grande dia no Estádio Cidade de Manchester, em que 30 mil pessoas (novo máximo europeu) assistiram a uma bela partida de futebol de ataque. Um autogolo da capitã finlandesa Sanna Valkonen e um cabeceamento de Amanda Barr colocaram a Inglaterra a vencer por 2-0. As nórdicas reagiram, com Anna-Kaisa Rantanen e Mustonen, esta aos 88 minutos, a empatarem a partida, até que Carney, quando muitos já não acreditavam, deu a vitória às anfitriãs.

Alterações


A seleccionadora inglesa, Hope Powell, fez duas alterações em relação à equipa que vinha sendo apontada como a titular, ao colocar Carney em detrimento de Jodie Handley e Kelly Smith em vez de Emily Westwood, apesar de a avançada do Arsenal LFC não ter ainda o desejado ritmo de jogo. Smith revelou-se uma escolha acertada, dando, na fase inicial da partida, muito trabalho à sua antiga colega do Philadelphia Charge, Anne Mäkinen, com Carney, fruto da sua rapidez, a assegurar as despesas do desgaste da defesa adversária.

Mäkinen perto


Foi no lado esquerdo do ataque que a jovem inglesa criou o primeiro golo da partida. Primeiro por ter ganho a falta e, depois, por ter feito um cruzamento rasteiro que a guardiã finlandesa, Satu Kunnas, apenas conseguiu fazer com que a bola embatesse nas pernas de Valkonen, entrando, depois, na baliza. Anne Mäkinen quase empatou aos 25 minutos de jogo, mas o seu forte cabeceamento embateu na barra, tendo, mais tarde, tido um outro intencional lance de cabeça, mas a bola não acertou no alvo.

Surge o 2-0


Tendo estado perto do empate por duas vezes, a Finlândia viu-se a perder por 2-0 aos 40 minutos de jogo, graças a um golpe de cabeça de Barr. Mas todo o golo foi obra de Smith que, no lado direito do ataque inglês, levou a melhor sobre a defensiva nórdica e disparou forte, de pé esquerdo, levando a bola a embater na barra. A avançada Barr reagiu rapidamente, com o seu cabeceamento a fazer a bola entrar na baliza, apesar do desesperado esforço de Kunnas.

Finlândia reduz


Apesar de a Inglaterra ter continuado a dominar após a troca, ao intervalo, de Smith por Westwood, foram as nórdicas que reduziram 11 minutos depois. Rantenenm marcou através de um remate em arco de fora da área, após bom trabalho de Mäkinen. A autora do golo quase bisou aos 60 minutos de jogo, na sequência de um canto, com a bola a passar por toda a gente, mas Rantenenm falhou o alvo por muito pouco.

Primeira do grupo


Com a Finlândia na mó de cima, Powell optou por trocar a habilidade de Barr pela rapidez de Eniola Aluko. A jovem avançada criou duas boas oportunidades para selar o triunfo da sua equipa, ambas negadas pela guardiã Kunnas. A Inglaterra parecia destinada a pagar pelos seus erros de finalização quando Mustonen beneficiou de um desatenção da defesa contrária para, de cabeça, fazer o 2-2. Porém, Carney ainda teve tempo para marcar o golo da vitória e colocar as inglesas no topo do Grupo A, após o empate (1-1) entre a Suécia e a Dinamarca.

[SpicedBlond a 20 de Junho de 2005]

Sem comentários: