sexta-feira, janeiro 12, 2007

Referências estrangeiras do futebol de luso: Mário Jardel

Depois de algumas semanas de ausência, devido a alguns problemas técnicos, as referências estrangeiras voltam e, posso dizer que, em força. Pensei inicialmente fazer sobre Stefan Schwarz . quiçá para a semana –, mas devido às últimas notícias decidi alterar o protagonista da rubrica desta semana para aquele que foi, sem sombra de dúvida, a grande referência estrangeira no nosso campeonato nos últimos dez anos: Mário Jardel.
Jardel, como grande parte dos jogadores brasileiros, veio de uma família de aficionados por futebol, inclusivamente um avô e um tio haviam jogado nas escolas do Ceará, embora nunca tivessem chegado ao patamar profissional.
A carreira de Jardel, por incrível que pareça começa com uma recusa por parte do Ceará. Sem muitas alternativas, Jardel começou a treinar-se no Ferroviário. Num torneio, o miúdo Jardel despertou o interesse do Vasco da Gama. A partir daí, começou a frequentar as selecções jovens do Brasil, onde inclusivamente foi campeão do mundo de Sub-20 em 93, na Austrália, o que lhe valeu o seu primeiro contrato como profissional. Porém, nunca consegui se impor na equipa e acabou emprestado ao Grémio. Em boa hora, refira-se …….
Em Porto Alegre, caiu nas graças do nosso bem conhecido Luís Filipe Scolari, que montou um esquema táctico centrado no brasileiro. Marcou 10 golos e ajudou o Grémio a conquistar a Taça dos Libertadores. O Grémio quis segurar o jogador, porém Vasco da Gama pedia um preço elevado pelo jogador. E aí entra o F.C.Porto……
O F.C.Porto acaba por ganhar uma corrida que havia sido disputado, entre outros clubes, com o S.L. Benfica.
Foi chegar, ver e vencer. Na primeira época, torna-se o goleador mor do campeonato português, com 30 golos, sendo preponderante para o tri-campeonato portista. O F.C. Porto tornou-se dependente do jogador, que, a qualquer momento, podia decidir um jogo. Era comum ler-se ou ouvir: “quem tem Jardel tem tudo”. Era algo quase nunca visto no nosso país. Era um jogador que marcava todos os golos possíveis e imagináveis; tinha uma alta impulsão, o que permitia com que marcasse imensos golos de cabeça.


Ao fim de 4 épocas, onde foi sempre o melhor marcador, com 3 campeonatos nacionais, duas taças de Portugal e três supertaças, o F.C. Porto recebe uma proposta tentadora do Galatasaray e vende a sua garantia de golos.
As coisas começaram bem para o brasileiro: foi preponderante para a vitória na Supertaça Europeia, com dois golos. No entanto, uma série de lesões e problemas de adaptação ao país fizeram com que o jogador não apreciasse a sua aventura turca. A meio da época, foi um dos trunfos eleitorais de Manuel Vilarinho nas eleições do Benfica e muito se falou que viria reforçar o clube da Luz.
Tal não aconteceu, bem como não ficou na Turquia. Voltou para Portugal, onde o seu regresso era quase certo ……às Antas. Foi parar, contudo, à segunda circular para representar o ……. Sporting.
No Sporting fez a sua melhor época de sempre em Portugal. Sagrou-se campeão nacional, venceu a Taça de Portugal, marcou um total 55 golos.
Não obstante todo o sucesso que teve em Alvalade, Jardel queria ir para outros clubes, para um colosso europeu. Pelos vistos, os leões não chegaram a acordo com nenhum clube do agrado do jogador e este aparentemente amuado nunca mais foi o mesmo. A época de 2003, apesar de ainda ter marcado 13 golos, foi muito aquém daquilo a que os adeptos estavam habituados e no final da época o Sporting desvinculou-se do jogador.
A partir daí, o jogador esteve quase quatro anos sem competição. Passou pelo Bolton, Ancona, Newell’s Old Boys, Alavés, Goiás, Palmeiras. Teve para ingressar no Nice, onde chegou a treinar três dias, e no Ankarasport, da Turquia, onde não chegou a tempo de ser inscrito no campeonato.
Em 2004. o jogador dá uma surpreendente entrevista ao jornal Record Dez, onde conta todo o drama que passou aquando da saída do Sporting e o seu sonho em jogar no ……Benfica.
No verão de 2006, foi lançado o boato: “Jardel vai regressar a Portugal”. O boato confirmou-se verdadeiro e o jogador reforçou o Beira-Mar. A época começou bem para o brasileiro. Começou como primeira aposta de Augusto Inácio e em três jornadas já havia marcado 2 golos. Contudo, aos poucos foi perdendo espaço na equipa e a instabilidade técnica na equipa aveirense não veio beneficiar o brasileiro.
Ontem, dia 11 de Janeiro de 2007, Jardel e a direcção do Beira-Mar acertaram a rescisão de contrato.
A pergunta é inevitavelmente colocada no ar: será um adeus definitivo daquela que foi a melhor referência estrangeira dos últimos dez anos?
Só o futuro o dirá….



Ficha Técnica:
Nome: Mário Jardel Almeida Ribeiro
Data de nascimento: 18/09/1973
Naturalidade: Fortaleza
Nacionalidade: Brasileira
Posição: Ponta-de-Lança
Clubes que representou: Vasco da Gama, Grémio, F.C.Porto, Galatasaray, Sporting, Bolton Wanders, Newell’s Old Boys, Alavés, Goiás, Palmeiras e Beira-Mar
Internacionalizações: 10 (1 golo)

Palmarés:
4 Campeonatos nacionais
3 Taças de Portugal
4 Supertaças de Portugal
5 vezes melhor marcador do campeonato português
2 botas de ouro
Supertaça Europeia
Taça dos libertadores
2 Campeonatos Gaúchos
Campeonato Carioca
Recopa sul-americana
Torneio de Abertura

Sem comentários: