quarta-feira, janeiro 17, 2007

Futebol de Formação - Revisão da Semana

Campeonato Nacional de Juniores A

Zona Norte

O Campeonato está ao rubro, e na Zona Norte a jornada 16 trouxe alterações e surpresas.
O FC Porto deslocou-se ao reduto do rival Boavista para mais um derby portuense. O jogo foi equilibrado e empolgante. O Boavista esteve a vencer até aos 91 minutos, altura em que o inevitável Rui Pedro estabeleceu o resultado final da partida: 1-1.
Quem aproveitou a perda de pontos das duas equipas da cidade do Porto, foi o Candal que continua a surpreender. Na deslocação a Vizela venceu por 4-1, cimentando o segundo posto, agora com 3 pontos de avanço sobre os axadrezados, e encurtando a distância para os azuis e brancos, que agora é de 1 ponto. O Candal, após a partida do seu goleador Tiago Silva (para o FC Porto), a demonstrar que continua sólido, e Marcelo (que veio por empréstimo dos azuis e brancos) apontou 2 dos 4 golos.
No Porto Tiago Silva e Fredson (2 caras novas) foram suplentes utilizados.

Resultados


Classificação


Zona Sul

Na Zona Sul também se verificaram surpresas e oscilações no topo da tabela.
O Sporting deslocou-se ao surpreendente Estrela da Amadora, num jogo que se esperava difícil para os líderes. O jogo pautou-se por um grande equilíbrio e o Estrela acabou por arrancar um ponto. O Sporting parece ressentir-se um pouco da saída do técnico Luis Martins.
Quem aproveitou da melhor maneira foi o SL Benfica. Os encarnados deslocaram-se ao difícil campo do Estoril, arrancando uma vitória a “ferros”. Depois de estar a perder, Sami conseguiu apontar os dois golos que significaram a reviravolta encarnada. Depois de um início de temporada complicado, os pupilos de Bruno Lage (a grande parte de 1º ano) estão em grande forma e já ameaçam o primeiro lugar.

Resultados


Classificação


Campeonato Nacional de Juniores B

No Campeonato Nacional de Juniores B não se têm verificado grandes surpresas.
Na serie A, o Braga é líder destacado (e imbatível), com o Varzim já a 7 pontos e mais um jogo.
Na serie B, o FC Porto passeia classe e continua imbatível. No 2º posto, segue o Boavista a 4 pontos.
Na serie C, mais um líder imbatível. O Benfica continua o “passeio” com 54 golos marcados e apenas 6 sofridos. A um ponto está o Sporting CP.
Por fim, na serie D o Farense lidera com 39 pontos, seguido pelo Vitória Setubal com 37.

Campeonato Nacional de Juniores C

Nos Iniciados, o Porto assume-se como grande candidato ao título Nacional, conseguindo ,até ao momento, um registo notável: 16 vitórias em 16 jogos, com 86 golos marcados e apenas 3 sofridos.
Na ultima jornada, o FC Porto superiorizou-se de forma inequivoca ao Boavista, batendo os axadrezados por 2-0.

Jogo da Semana:

A equipa de juniores do Benfica alcançou este fim-de-semana na Amoreira a 7.ª vitória consecutiva na zona sul do nacional de juniores, está agora a 2 pontos do comandante Sporting e 4 pontos à frente do mais directo perseguidor, o Estrela da Amadora.

O jogo disputou-se no campo n.º 2 do complexo desportivo do Estoril Praia, muitos curiosos aproveitaram o facto de a entrada ser livre para ver alguns dos futuros craques nacionais em acção no sintético da Amoreira...
Apesar do favoritismo encarnado, o Estoril Praia jogou de igual para igual, marcou primeiro na sequência de um auto-golo de Dalibor após a marcação de um canto que favoreceu os Canarinhos.
Logo a seguir, Carlitos falhou à frente da baliza o golo da igualdade, excelente resposta do Benfica!
No entanto o Estoril foi sempre mais forte no meio campo, o seu número 20, João Costa, esteve exímio no passe e na leitura de jogo, foi a figura em destaque no meio campo, no lado do Benfica a falta do internacional Sub 18 Miguel Rosa fez-se sentir em demasia, João Ferreira e Dalibor foram insuficientes no apoio ao incansável Romeu Ribeiro, André Carvalhas, a substituir Miguel Rosa a número 10, não foi capaz de apoiar os companheiros em tarefa mais defensivas, ele esteve um pouco apagado neste jogo...
Ainda antes do intervalo, Sami respondeu com classe a mais um cruzamento do lateral direito e capitão dos encarnados, empatou desta forma o jogo numa altura decisiva...

Na segunda parte o Benfica esteve melhor, as alterações do técnico Bruno Lage surtiram algum efeito, e apesar do equilíbrio se manter dentro das 4 linhas, Carvalhas, Jeremic, Sami e mais tarde Pedro Danilson partiram para cima dos Canarinhos em busca da vitória!
Miguel Vitor e Nuno Ferreira estiveram seguros no eixo da defesa, permitiram muito poucas oportunidades aos adversários de amarelo, e acabaram por assistir a um verdadeiro golpe de sorte no fim do jogo, Sami voltou a marcar para o Benfica após uma serie de ressaltos na área, rematou à meia volta e marcou mais um golo de belo efeito!

Resumindo, o Benfica atravessa o melhor período da época ao nível de resultados, mas dentro do campo a equipa nota em demasia a ausência de peças fundamentais, no entanto alguma dose de sorte tem permitido à equipa subir na classificação e ganhar a confiança necessária para melhorar jogo após jogo.
No lado do Estoril, um conjunto de alguns bons jogadores, que no entanto está bem longe da fantástica equipa da época passada.

[Paulo Matias]

Selecções Nacionais

Selecção Nacional de Sub-20

A selecção lançou mais uma convocatória para um estágio de preparação.
Os trabalhos serão sobretudo de preparação para o Torneio Internacional da Madeira que se disputará entre os dias 26 de Fevereiro e 2 de Março.

Atletas convocados:
Naval 1º Maio: João Ribeiro;
CD Olivais e Moscavide: André Marques, Celestino e Fábio Paím;
CF Os Belenenses: Mano;
FC Barreirense: Tó Mané;
FC Paços de Ferreira: Antunes;
FC Penafiel: Guedes e Luís Dias;
FC Porto: Ventura;
GD Estoril Praia: David Caiado e Zezinando;
GD Ribeirão: Bruno Pinheiro;
GD Tourizense: Steven Vitória e Zéquinha;
Portimonense SC: João Pedro e Nuno Coelho;
Real SC Massamá: Paulo Renato;
Rio Ave FC: Vítor Gomes;
SC Braga: Bruno Gama;
SC Covilhã: Igor Araújo;
SL Benfica: Pedro Correia;
Sporting CP: Bruno Pereirinha, Daniel Carriço e Rui Patrício;
Vitória SC Guimarães: Pelé.

Selecção Nacional Sub 17

Convocatória para os 2 encontros particulares que a Selecção Nacional de Sub 17 vai realizar com a Finlândia nos próximos dias 23 (Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro, pelas 15h00) e 25 de Janeiro (Estádio António Correia, em Alcochete, pelas 11h00):

Arsenal FC: Rui Fonte;
Boavista FC: Ivo Pinto;
Club Atlético Madrid: Fábio Futre;
FC Porto: Figueiredo e Ruca;
Olympique Lyonnais: Anthony Lopes;
SL Benfica: David Simão, João Pereira, Pedro Eugénio, Leandro Pimenta, Ricardo Caetano, Rui Ferreira e Vitor Pacheco;
Sporting CP: Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana, Michael Santos, Pedro Mendes e Wilson Eduardo;
Vitória SC de Guimarães: Vitor Bastos;

Selecção Nacional de Sub 16

Convocatória do seleccionador nacional Paulo Sousa para mais um estágio dos juvenis de primeiro ano:

Benfica: Artur Lourenço;
CD Barreirense: Pedro Agrela
FC Barreirense: Pedro Costa;
FC Porto: Alexandre Freitas e Rui Caetano;
Manchester United: Evandro Brandão;
Padroense: Ricardo Cardoso e Ricardo Dias;
Penafiel: João Carlos;
Pasteleira: Nelson Pereira;
Sp. Braga: Tiago Gomes;
Sporting: Cédric Soares, Filipe Paiva, Januário, Luís Almeida, Mário Rui, Nuno Reis, Ruben Luis e Sérgio Marakis;
V. Guimarães: José Silva.


Liga dos Campeões da formação

Como forma de fazer um balanço actual das principais prestações desportivas dos clubes nacionais nos escalões de formação, decidi criar uma forma de pontuação das prestações desses mesmos clubes em cada escalão. Aqui fica a escala de pontuação utilizada:
Cada 1º lugar: 5 pontos
Cada 2º lugar: 3 pontos
Cada 3ª lugar: 1 ponto



Obviamente que é uma análise subjectiva, uma vez que nem todas as séries têm o mesmo nível competitivo nos mais diversos escalões.
De qualquer forma, temos como líder o FC Porto, que consegue assim a pontuação máxima, uma vez que lidera em todos os escalões. Por um lado, fica explícito o bom trabalho efectuado pelos Portistas, por outro, percebe-se que o FC Porto não tem uma concorrência tão forte como noutras zonas do País.
Em segundo e terceiro seguem Sporting e Benfica, ambos a efectuar espantosos trabalhos na formação. As duas equipas são prejudicadas nesta “tabela” uma vez que competem ,em todas os escalões, na mesma série.
Depois, destaque para o equilíbrio no Norte do País, onde Braga e Vitória de Guimarães se equivalem, ficando patente o equilíbrio em termos de resultados desportivos (na formação) entre estes dois colossos do Norte do País.
Digno de realce, as prestações desportivas do Setubal e Boavista que lhes permite ocupar um lugar de destaque em relação a todos os restantes clubes do País.

Apoiem o Futebol de Formação

Até para a semana!

Sem comentários: