sábado, janeiro 27, 2007

Clubes Atacantes - Club Deportivo Social y Cultural Cruz Azul

CRUZ AZUL





O clube de hoje é um dos que mais aprecio no México, sem no entanto ser o melhor do país, (consideram-no o terceiro melhor), é aquele que até hoje mais Taças dos Campeões da CONCACAF conquistou. Jogou até 1996, no mais bonito Estádio do mundo (para mim obviamente), o Azteca 2000, que já foi palco de duas das mais espectaculares finais de Mundial (e o único no mundo que recebeu duas finais de Mundial), onde aconteceram os famosos golos de Maradona, o da mão de Deus e o melhor golo de sempre, considerado o golo do século, em que finta “todos os ingleses e mais alguns” desde o seu meio campo. Golo que está inolvidavelmente perpetuado numa placa de bronze à entrada do Estádio.




O nascimento do clube tem uma história engraçada ou diferente. Um antigo jogador de futebol, Carlos Garcés, que ao mesmo tempo era medico dentista, visitava frequentemente a Cimenteira Portland e Cruz Azul S.A, a nível profissional, para verificar a saude dentária dos trabalhadores.





O desporto de eleição dos trabalhadores era o Basebol, visto que a empresa era americana e os directores trouxeram consigo esse “bichinho”. Algo que não agradava muito a Carlos Garcés que como era futebolista nas horas vagas, começou a engendrar maneira de mudar os gostos desportivos dos trabalhadores. Começou a falar do seu desporto favorito, e dos seus jogos ao fim de semana, e aos poucos convenceu os trabalhadores a gostar de futebol inclusivé até a formar um clube.




Assim em 1927 nasceu o Cruz Azul, fundado e formado por 12 trabalhadores da fábrica de cimento Cruz Azul.



O clube jogou durante muitos anos a nivel amador, primeiro por ser um clube de fábrica e porque a direcção e a propria região estarem mais vocacionadas e interessadas no Basebol, como desporto de eleição local. Jogou várias vezes contra as equipas de reservas, das equipas profissionais da região, como o América, Necaxa, Atlante, etc.



Uns anos mais tarde e porque o clube dava mostras, a nivel amador, de ser uma boa equipa, com bons resultados e boas assistências, aliado ao facto da Cimenteira ter mudado de direcção, passando a ser unicamente mexicana, inclusivé tendo mudado de nome para Cooperativa Cruz Azul, decidiram construir um estádio (Estádio 10 de Dezembro) e registar o clube profissionalmente, corria então o ano de 1960.



E assim começou como clube profissional na temporada de 1960/61 incluido no campeonato da Segunda Divisão do México, tendo terminado num magnifico quarto lugar.




Em 1964, e tendo ao seu serviço um treinador húngaro de seu nome Jorge Marik, conquistou o titulo de Campeão da Segunda Divisão, subindo com isso para a divisão maior do futebol mexicano.




A época de estreia começou com uma frustrante derrota com o Monterrey 1-4, mas terminou com um interessante oitavo lugar, o que abriu esperanças para um bom futuro, e assim foi, já que quatro anos depois ganhou o primeiro titulo de Campeão do México, numa luta renhida até final com o Chivas.




Os anos de ouro do clube foram na decada de 70, altura em que ganharam 6 campeonatos e três Taças dos Campeões da CONCACAF, com isso ganhou a alcunha de “La Maquina”, em português, A Locomotiva, a juntar às outras duas "Los Cementeros" - Os Cimenteiros e "La Maquina Azul Celeste" - A Locomotiva Azul Celeste.



Nos anos 80 e devido à recessão económica, a equipa eclipsou-se e não ganhou nenhum titulo, nem interno nem externo. Só em 1996 ganhou novamente a Taça do México e novamente a Taça dos Campeões da CONCACAF.



No ano seguinte foi a vez de conquistar o último campeonato do seu historial, o campeonato de Inverno, uma vez que por esta altura já o torneio estava dividido em Campeonato de Verão e Campeonato de Inverno. Assim como a maioria dos campeonatos da América Central e do Sul, onde se também se designam por Torneio Abertura e Torneio Clausura.



Em 1998 a Conmebol, responsável pela Taça Libertadores, num sentido de alargar fronteiras, criou duas vagas para clubes que jogassem na CONCACAF, e assim surgiu um torneio entre equipas Mexicanas e Venezuelanas, do qual sairiam as duas equipas apuradas para a Taça Libertadores.



Em 2001, não só foi uma das duas equipas apuradas no torneio como chegou à final da Taça Libertadores, sendo que com isso é até hoje a única equipa mexicana a ter jogado esta final. Pelo caminho derrotou equipas como a do São Caetano – Brasil, Rosário Central – Argentina e o grande River Plate – Argentina.



A final foi jogada contra outra grande equipa Argentina, o Boca Juniors. O primeiro jogo no México deu vitória para os argentinos 0-1 mas surpreendentemente, na segunda volta ganharam em plena Bombonera, levando a final a ser decidida em penaltys. Sorte que sorriu aos “Azul e Ouro” sul-americanos.


Tem vindo consecutivamente a perder terreno para as demais equipas, não conseguindo sequer chegar a finais de competições mexicanas. O ano passado prometeram muito no inicio do campeonato mas deixaram-se perder na final de acesso aos play-offs perante o Chivas.



Passaram pelo clube jogadores como Mauro Camoranesi, avançado da Juventus, que esteve de 1998 a 2000. “El Loco” Abreu, avançado Uruguaio melhor marcador do campeonato em 2002. Kikin Fonseca, que jogou no Benfica. E o maior goleador mexicano desde sempre, do campeonato nacional com 296 golos, o famoso Carlos Hermosillo, melhor marcador nos anos de 1994, 1995 e 1996.




O Estádio onde joga habitualmente desde 1996 é o Estádio Azul, com capacidade para 35.161 espectadores, e foi fundado em 1946. Nos anos 80 adoptou o nome de Azulgrana, devido ao facto de lá jogar o Atlante que tem essa cor no equipamento. Nos anos 90 e com a passagem do Cruz Azul como seu “dono” vindo do Azteca 2000, recuperou o nome de Estádio Azul.




Palmarés:

8 vezes Campeão Mexicano: 1969, 1970, 1972, 1973, 1974, 1979, 1980 e 1997.

5 vezes Campeão da Taça Campeões da CONCACAF: 1969, 1970, 1971, 1996 e 1997.

1 vez Finalista Vencido da Taça Libertadores: 2001.

1 vez Finalista Vencido da Taça Interamericana: 1971.

2 vezes Vencedor da Taça México: 1969 e 1996.



Sem comentários: