sexta-feira, janeiro 19, 2007

Memória Atacante XLVIII


A nossa eterna Daniela continuava o rescaldo do Europeu de futebol feminino, desta evz relembramos o post referente ao Suécia - Dinamarca, mais um excelente trabalho para recordar no Futebol de Ataque

Suécia X Dinamarca

A Dinamarca uma das Selecções favoritas para ganhar este Europeu viu a sua estreia um pouco complicada pois esteve a perder com a Suécia, e não fosse a sua eterna salvadora Johanna Rasmussen que marcou um golo maravilhoso e que valeu à Dinamarca um empate (1-1) frente às rivais escandinavas da Suécia, a Dinamarca poderia mesmo ter perdido este jogo e começado muito negativamente o Europeu Feminino.



Hanna Ljungberg tinha colocado a Suécia em vantagem aos 20 minutos, mas, oito minutos mais tarde, Rasmussen entrou pela esquerda e, com um remate de pé direito, bateu Hedvig Lindahl, fazendo o empate que durou até ao final.

Suecas de sonho



Sem problemas de lesões, a seleccionadora sueca, Marika Domanski-Lyfors, pôde apresentar uma equipa na máxima força. Hanna Marklund foi a líder de uma sólida defesa, enquanto a capitã Malin Moström impôs toda a sua experiência no quarteto do meio-campo. Quanto à dupla de avançadas, muito provavelmente a mais forte do mundo, foi constituída por Ljungberg e Victoria Svensson.
Já o seleccionador da Dinamarca, Peter Bonde, não teve tanta sorte, já que foi obrigado a deixar a atacante Tanja Mejer Christensen no banco, devido a uma lesão nas costas sofrida durante um treino. Mas Bonde também teve boas notícias, pois a melhor goleadora, Merete Pedersen, recuperou de um problema numa virilha e foi titular.
As dinamarquesas, que começaram o jogo num 4-5-1 para tentar combater a superioridade da Suécia no meio-campo, passaram os primeiros dez minutos à procura do ritmo ideal, mas tiveram uma oportunidade para marcar em contra-ataque. No entanto, o remate de Louise Hansen saiu à figura de Lindahl.

Primeira oportunidade



Foi a Suécia que criou a primeira grande oportunidade de golo. A avançada Ljungberg, do Livewire, aproveitou um passe longo de Lindahl para tentar surpreender Mariann G. Knudsen, mas a tentativa de "chapéu" saiu por cima da barra. As suecas dominavam e, pouco depois, Svensson serviu Ljungberg, mas a atacante cabeceou por cima.
Teria sido injusto para a Suécia ter ficado em desvantagem após um período inicial de tão grande domínio, pelo que acabou por não ser uma surpresa quando a cotada equipa de Domanski-Lyfors ganhou vantagem com um golo de Ljungberg. Uma jogada bem elaborada desorganizou por completo a defesa dinamarquesa e, após circularem a bola na entrada da área, as suecas colocaram o esférico em Ljungberg que, plena de confiança, bateu Cederkist.

Festa dinamarquesa



Mas a Dinamarca, que já tinha imposto um empate a zero às suecas num jogo particular, não atirou a toalha a chão, apesar de Ljungberg e Moström terem tido duas boas oportunidades para marcar. As dinamarquesas conseguiram mesmo chegar ao empate graças a um momento de inspiração de Rasmussen.A atacante recuperou a bola na esquerda, ultrapassou duas adversárias e, com um forte remate de pé direito, fez a bola embater na rede superior da baliza da Suécia. Foi um golo contra o sentido do jogo, mas poucos poderiam criticar a determinação que permitiu a recuperação das dinamarquesas e originou um tento maravilhoso que é candidato a golo do torneio.

Bom início



A segunda parte começou da mesma forma como terminou a primeira, com a Dinamarca oportunista e a Suécia ainda a lamentar as oportunidades que desperdiçou nos primeiros 45 minutos. A principal atormentadora da defesa da Suécia era a rápida extremo dinamarquesa Nanna Mølbach Johansen, mas a sua equipa não conseguia marcar.
A Suécia voltou a ter oportunidades para ganhar o jogo, mas após Ljungberg ter reclamado uma grande penalidade, o jogo terminou mesmo empatado. Tanto Suécia com Dinamarca terão certamente começado satisfeitas o Europeu.

[SpicedBlond em 5 de Junho de 2005]

Sem comentários: