terça-feira, janeiro 30, 2007

Serranos do Funchal 3 Vs Leão das Ilhas 2


Jogo: Nacional Vs Maritimo

Estadio: Rui Alves

Publico: 2000

Arbitro: Lucilio Baptista



Olá a todos,



Ontem, no Funchal e a contar para a liga Bwin, o Marítimo deslocou-se à casa da outra equipa do Funchal, o Nacional.

Um Derby que todos ansiavam e prometia emoções fortes, à excepção de Ulisses Morais, todos os envolvidos sentiam a pressão do Derby dentro e fora do campo.

Ulisses Morais, pouco habituado às grandes competições e com um espírito minimalista chegou mesmo a declarar que em jogo só estavam 3 pontos.



O jogo estava marcado para as 19:45, teve honras de transmissão televisiva e toda a gente se aprumou preceito para receber os heróis da noite.



O Nacional, equipa da casa, entrou em campo com um clássico 4x4x2, táctica inédita na equipa, pelo menos esta época, habitualmente jogam em 4x3x3.Foi uma tentativa bem sucedida de surpreender o técnico Maritimista.



Ulisses Morais, homem visionário e teimoso, voltou a apostar na táctica que já lhe valeu mais golos, a mesma que usou contra o FCP, contra o SCP, contra o SLB e contra o Belenenses, quatro vezes não foi suficiente e nada que entrar para o Derby novamente com 3 centrais. Também foi uma tentativa para surpreender a sua própria falta de intelecto.



As teimosias pagam-se caras, e o Marítimo chegava aos 15m de jogo, já perdia por 2-0, primeiro foi um golaço de Bruno Amaro, fora de área PUMBA, já está.



Depois, Patacas bate um canto e Gregory faz um auto golo, só perceptível na TV, no estádio toda a gente ficou com ideia que tinha sido uma fífia de MARCOS.



2-0, 15m de jogo, os Nacionalistas festejavam e os Maritimistas indignavam-se, mais uma vez com as escolhas de Ulisses, BRIGUEL E WENIO, dois elementos dispensáveis neste plantel, Wenio há 2 épocas que tenta sair do clube e Briguel, não é preciso fazer comentário, aos 28m de jogo já tinha sido substituído por Filipe Oliveira.



O jogo lá foi sendo dominado pelos da casa, os verde rubros sempre muito fortes a meio campo, o Marítimo muito fraquinho e permeável em todos os sentidos, só se salvavam as prestações de Milton e Gregory, este ultimo, que apesar do auto-golo esteve bem, aliás, quando Briguel estava em campo Gregory fez as duas posições, a dele e a de Briguel.



As novidades eram Arvid Smit e Diogo Valente, e que VALENTIA trouxe este SR. JOGADOR, Diogo Valente é um grande jogador, de uma garra impressionante, excelente toque de bola, boas transições muito combativo, sinceramente não lhe aponto um defeito, Arvid, temos de lhe dar mais tempo, mas mostrou que pode ser uma mais valia.



Antes de cair o pano negro do intervalo, Bruno Amaro bateu um livre que MARCOS defendeu superiormente, um golo anunciado que foi evitado pelo guardião Maritimista.



Intervalo 2-0.



Vem a segunda parte, o CDN entrou mais fragilizado e o Marítimo cresceu, e cresceu bastante após a entrada de OLBERDAM E LIPATIN, para a saída de Kanu e Wenio, antes disso Kanu mandou uma bola ao poste e em resposta, Marcinho possibilita uma grande defesa a Benaglio.



Os nervos estavam à flor da pele.



Aos 20m de jogo, o Marítimo reduz a desvantagem, Oliveira responde bem a um cruzamento e marca golo de cabeça.



Estavam relançados os dados, pelo menos nas bancadas pensávamos que sim, uma pseudo-falta à entrada de área, na minha opinião não à falta, Bruno Fernandes é chamado a marcar o livre e não perdoou, um golaço do jogador alvi-negro, 3-1.



Nesta altura do jogo, Olberdam segurava bem o meio campo e o Marítimo jogava na plenitude e como queria, o Nacional tentava subir mas Arvid e Olberdam travaram os intentos dos alvi-negros.



Em mais um lance de génio, Arvid, faz um remate poderoso e Benaglio faz uma defesa ainda mais poderosa, desespero nas hostes Maritimistas.



Antes do fim do jogo, o Marítimo reduz a vantagem, Lipatin de cabeça faz o segundo para os vistantes e fecha o contador.



Um Derby animado e bastante disputado foi aquilo que assistiram os adeptos de futebol no encerramento desta jornada.



Arbitragem:



Lucilio Baptista não esteve muito bem, na minha opinião, o livre do terceiro golo não existe, há um jogador do Nacional que agride Olberdam com uma cotovelada, foi admoestado com o amarelo devia ter sido sancionado com o vermelho.
Diogo Valente remata uma bola com o jogo parado, foi advertido para não repetir a brincadeira, devia ter visto o amarelo, segundo os adeptos Nacionalistas não viu cartão, porque e passo a citar “ESTE FILHO DA P…. É DO PORTE, MESME NA PODIA VER CARTÂO CUARALHE!!!!!”. Por estas e por outras, não lhe dou mais do que 5 valores de 1 a 10”



Melhor jogador em campo:



Sem duvida que destaco a prestação magnifica de DIOGO VALENTE, este jogador é um autêntico festival futebolístico, eu estou maravilhado com a forma de jogar deste “animal da bola”, destaque ainda para Olberdam, que na minha opinião deveria ter jogado de inicio, e Arvid Smit, deu mostras de ser bom jogador.



Pelo Nacional, destaco os dois Brunos, pela entrega e pelos golos.



Pior Jogador em Campo:



No Marítimo, Wenio e Briguel, o primeiro entrou em campo desmotivado e sem vontade de trabalhar, Briguel a inépcia futebolística deste jogador é por demais evidente.



No Nacional, Avalos, foi ele o culpado de ambos os golos, deixou um buraco incrível.



Melhores momentos:



O primeiro e o segundo golo do Nacional



A jogada do 2º golo do Marítimo.



A entrega de ambas equipas.



O beneficio do futebol corrido em detrimento do defensivo, característico de muitos Derbys.



O remate fantástico de Arvid Smit.



Duas grandes defesas a de Marcos na 1ª parte e a de Benaglio na segunda parte.



Piores Momentos do jogo:



A agressão a Olberdam



Os cânticos horríveis da claque feminina do Nacional



Um estádio que não oferece condições para a pratica do futebol e para os adeptos puderem disfrutar do espectáculo, grande parte do jogo especialmente quando corre na ala junto a bancada tem de ser assistido em pé.



Conclusão:



Apesar da triste derrota do Marítimo, fica aquele que na minha opinião é para já o melhor jogo de futebol da Liga Bwin esta época, as duas equipas deram espectáculo e proporcionaram momentos electrizantes aos adeptos.



Da parte do Marítimo, há ainda muita coisa a repor, e Ulisses Morais tem de começar atinar com o seu trabalho, não pode andar constantemente a alterar o plantel convocado, tem de dar rotina de jogo a jogadores essenciais, como OLBERDAM, ZE GOMES, são duas peças fundamentais nesta equipa, peças essas que Ulisses tem vindo constantemente a negligenciar, dando preferência a jogadores precários e com poucas qualidades futebolísticas.



Na próxima jornada o Marítimo recebe o Paços de Ferreira, obviamente que a vitória é o que interessa e para isso há que ser consciente e atinar nas convocatórias.



Curiosidades:



Ontem, o Derby teve duas frentes, de manhã no tribunal, RUI ALVES Vs. CARLOS PEREIRA num julgamento em que CP é arguido acusado de difamação, e a noite no campo, as duas equipas defrontaram-se, dia inteiro de Derby é sempre bom



O voz off (SPEAKER) do Nacional tentou puxar pela equipa antes do jogo e durante o intervalo, com palavras de ordem e coisas do Género, a coisa saiu-lhe mal e das poucas vezes em que o sistema de som não bloqueava, chegou-se mesmo a ouvir E VIVAAAAA O MARITIMO…..claro que isso lhe valeu uma valente assobiadela dos da casa, um engano que lhe pode ter saído caro, já para não falar que o sistema de som falhou gande parte do tempo e cada vez que o gajo falava ouvia-se o seguinte:
“AG……..AL……OL……..VI….A…….” ahahahahahhaahhahahhahahahha…



Os adeptos e as suas picardias valeram algumas expulsões do estádio entre adeptos de ambos os clubes, uma delas foi a de PETITA, uma velha glória Maritimista, considerado pelos especialistas como um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos do Marítimo, nos anos 60 chegou mesmo a jogar 3 épocas pelo Vitoria de Setúbal e foi convocado à selecção Nacional, não integrou a equipa Nacional porque o Governador da Madeira recusou o ingresso dele e de outros dois elementos também convocados (Isaque Ladeira e Eugénio) , justificou a recusa com a incorporação militar dos jogadores, que estaria para breve. Petita é famoso por ter marcado 5 golos, no famoso jogo Marítimo 10 Vs. Nacional 3, dos anos 60. O antigo jogador, que actualmente vive em Inglaterra, deslocou-se à Madeira para assistir ao clássico, exaltou-se e foi mandar bitaites a Ulisses Morais, a PSP não se fez rogada e expulsou-o do Estádio.



As declarações de Ulisses Morais, antes do jogo, não caíram bem aos adeptos que manifestaram o desagrado mostrando um cartaz em que se podia ler “Este jogo vale 3 pontos e a tua carreira”, parece que não deu resultado.



Para terminar, Ulisses também tem as suas coisas boas, e ontem, durante a conferencia de imprensa pós jogo, confrontado com o caso Carlitos, disse “Sinceramente acho que só quem faz falta é quem cá está, tenho bons jogadores é com eles que eu conto, o resto para já não me interessa e não faço mais comentários” teve bem o técnico.



Positivo nisto tudo, o Marítimo em caso de igualdade pontual com o Nacional na luta por um lugar Europeu, está em vantagem em Goal Average.



FORÇA MARITIMO…….Na próxima jornada, vai-me custar bastante, mas anuncio desde já que o SCP tem todo o meu apoio incondicional e sem reservas………………



Sem comentários: