quarta-feira, janeiro 17, 2007

Tribunal Atacante

Olá pessoal!
O Tribunal está de volta, mas entrou no ano novo aos solavancos com um vírus a atrasá-lo. Desculpem lá, mas a paragem do campeonato foi tão longa que estou ainda em "ritmo de pré-temporada"...
Foi um jornada normal de pré-temporada em termos de futebol jogado, mas veio "carregada" de casos para análise. Mais uma vez os lances são exclusivamente dos jogos em que os três grandes foram intervenientes mas, embora tenha pedido ao Pai Natal mais futebol na televisão, continua a não ser culpa minha...
Depois acerto contas com o barbudo da Lapónia...
Centra e chuta...

Paios e Coriscos

O assunto que anda na moda em relação à arbitragem é sem dúvida a profissionalização dos árbitros. Um assunto em que ainda não consolidei uma posição pessoal. Existem demasiadas questões que surgem quando penso no assunto e ainda não consegui responder a todas.
Será que os árbitros vão apitar melhor se forem profissionais? Se o sector da arbitragem seguir a via profissional, continuará a existir tanta gente interessada em seguir essa via, sendo que é uma carreira curta? Como será a relação entre a profissão de árbitro e a Segurança Social, com a reforma aos quarenta e cinco anos? Haverá fundos, num futebol cada vez com menos pessoas nos estádios, para patrocinar mais uma classe de profissionais? Se um árbitro desce de divisão, é despedido?
Estas e ainda outras questões formulam-se na minha minha cabeça quando penso neste assunto. Poderão ter algumas respostas fáceis, outras mais difíceis, mas acho que mais uma vez vamos progredir em direcção ao "melhorar" do futebol português pelo lado errado. Continuo a pensar que não é na arbitragem que reside o mal do futebol português e, portanto, este tipo de progresso na arbitragem, benéfico ou não, poderá ser irrelevante perante questões primordiais de transparência, honra e organização (ou será que as pessoas acreditam que o apito dourado não aconteceria se os árbitros fossem profissionais)...
Acho que a minha posição em relação a este assunto será tomada no momento que me responderem com pés e cabeça e sem publicidade institucional à seguinte questão: De que adianta a profissionalização dos árbitros?

Casos da Jornada

Belenenses - Sporting

- Aos 12', Mancuso tem um desmarcação perfeita e, como vê televisão a mais, tentou imitar o que Ronni já havia feito em Alvalade. A tentativa de imitar Ronni, que por sua vez imitou Vata, este que por sua vez imitou Diego Armando Maradona, não deu em golo, porque, escândalo dos escândalos, o árbitro viu...
Esteve bem Jorge Sousa na sanção técnica e disciplinar?

- Aos 66' Carlos Martins via o jogo a aproximar-se do fim e ainda não tinha conseguido deixar a sua marca no jogo. Quando vê Ruben Amorim a fugir com a bola pensou: "É desta que deixo a minha «marca»". E deixou, mas na perna do jovem jogador. O árbitro viu-se na obrigação de mostrar o cartão amarelo. Chateado com a situação, Carlos Martins deixa passar um minuto e quando vê o jogador que tinha tentado fazer de Ronni, troca a bola pela perna do jogador e pimba, que já levas fruta. Jorge Sousa não hesitou em mostrar-lhe a segunda cartolina amarela e respectiva vermelha. Esteve bem o árbitro?

Aves - Porto

- Corria o minuto 29' quando Fucile ao proteger a bola, desequilibra-se sobre ela e tenta abraçá-la para protegê-la de tantos pontapés que já tinha levado e que continuaria a levar. O mauzão deste conto, Filipe Anunciação, ansioso por novo chuto na redondinha, tenta pontapeá-la através de Fucile, acertando-o com um belo espécime de pontapé. Esteve bem o árbitro? Se sim, porquê e se não porque razão?

- Dois minutos volvidos, Pepe faz um daqueles cortes em que salta sobre o adversário, neste caso Hernani, e atinge-lhe com o braço na face. Acha que o Pepe confundiu-o com o Liedson, viu-o de vermelho e foi-lhe à tromba pela traição ao Sporting onde ele também já jogou ou o árbitro tomou a decisão certa?

Académica - Benfica

- Logo aos dois minutos, Ricardo Rocha marca um golo, coisa que está a tornar-se num hábito para o defesa central. Acontece é que dá a sensação de que o defesa benfiquista está adiantado aquando do remate de Luisão. Ricardo Rocha estava em jogo ou o árbitro assistente esteve com o Luisão antes do jogo e já não "via" bem???

- Aos 29' Nuno Gomes passa a bola a Katsouranis que por sua vez introduz a bola na baliza. O lance é anulado por suposto fora-de-jogo. Estava o helénico em posição regular ou duas vezes já é suficiente para acreditar que o assistente e Luisão andaram nos copos antes da partida?

Até p'ra semana pessoal e lembrem-se: se eles podem apitar, nós também podemos rir...

Sem comentários: