domingo, janeiro 28, 2007

Vizela FC 2 x 0 Vitoria SC (?!)



Estádio: FC Vizela

Assistência: 6 000 pessoas

Árbitro: Jorge Sousa



Tudo muda neste Vitória de Guimarães. Mudam-se ( alguns ) jogadores, mudam-se treinadores, mudam-se esquemas tácticos, mudam-se equipas titulares, até se vão mudar de dirigentes... Mas o mais importante mantém-se. A história repete-se todos os fins-de-semana. Os adeptos invadem, mostram confiança inabalável e resposta em campo não se altera. O Vitória é humilhado por qualquer equipa, em qualquer lugar.



Esta tarde a equipa de Manuel Cajuda fez provavelmente o jogo mais pobre, ridiculo e descaracterizado da época. Num campo onde as dificuldades não podiam sequer existir, o Vitória complicou o que era simples e voltou a oferecer aos seus adeptos um futebol deprimente.

Sempre muito pouco esclarecida, com perdas de bola constantes a meio-campo, sem um fio que conduzisse o seu jogo, a equipa de Guimarães revelou-se presa fácil para os super motivados homens de Vizela que numa lição de humildade e vontade levaram de vencida esta equipa.

Com a ajuda de Jorge Sousa, é certo, mas com mérito, o Vizela chegou à vantagem. Estavam corridos 25 minutos de jogo e como punição de uma falta inexistente de Moreno, o árbitro da partida assinala grande penalidade. Serjão encarregou-se apenas de apontar o castigo máximo com sucesso e colocar os já aflitos (?!) vimaranenses perto de um ataque de nervos.



Se já se encontravam perdidos, os jogadores do Vitória, depois deste duro golpe, não tiveram mais força para reagir durante o primeiro tempo.




Na segunda parte, o Vitória ainda tentou dar a volta ao marcador protagonizando até alguns remates com relativo perigo para a baliza vizelense ( o mais vistoso deles um remate de Tchomogo ao poste da baliza de Baptista ), mas a sorte não queria mesmo nada com os vimaranenses esta tarde.

Nem a sorte nem Jorge Sousa que teve uma arbitragem verdadeiramente desastrosa e com clara influencia no resultado. Como se já não bastasse o penalty fantasma que assinalou na primeira parte do encontro, arranjou ainda maneira de mostrar o segundo amarelo ao mesmo Moreno depois de uma falta que tem tão de ridicula como de falsa.
Para piorar ainda mais o cenário, o Vitória via-se agora com menos um homem e campo e com a tarefa de virar o resultado muito mais complicada.
E como se costuma dizer que quem não marca se arrisca a sofrer, o Vitória não quis deixar de cumprir esta velha máxima e perto do final da partida acabou por sofrer o segundo golo, por intermédio de Júlio César.

Toda a gente deitou a toalha ao chão. Os adeptos que na sua maioria começaram a abandonar o estádio, completamente desiludidos, e os jogadores que se limitaram a esperar que o encontro terminasse.

Depois desta tarde, começa a ser difícil encontrar mais palavras para descrever esta situação. É triste demais vermos o nosso clube cair mais, semana após semana, sem que nenhum tipo de força seja suficiente para mudar o cenário. Mudar para melhor, porque as mudanças até acontecem, mas sempre para pior.
Depois de hoje, só um pensamento restou. Que se comece já a preparar a próxima temporada porque esta... está perdida.



MELHOR JOGADOR

Tchomogo #22. Foi o único jogador vitoriano com algum esclarecimento e alguma vontade de lutar e vencer.

Protagonizou algumas investidas à baliza vizelense e foi dele o disparo mais perigoso do Vitória, tendo a bola embatido no poste. Tentou levar a equipa atrás de si mas não conseguiu. De todos os reforços que participaram no jogo, foi o único que mostrou alguma qualidade.



ARBITRAGEM



Arbitragem muito má de Jorge Sousa e dos seus auxiliares. Sempre com os olhos abertos demais no que toca a assinalar castigos ao Vitória, teve influência directa no resultado. Um penalty que só ele viu ( peço desculpa, ele e o seu auxiliar ), uma falta que dita a expulsão de Moreno que também só existiu numa certa ilusão de óptica do juiz da partida, somadas a uma quantidade absurda de cartões amarelos para os jogadores vimaranenses marcaram uma exibição muito tendenciosa desta equipa de arbitragem. Eles já jogam mal, ainda por cima sendo prejudicados...



PONTOS POSITIVOS



- Nenhum. Ah, os adeptos! Mas... qual é a novidade?



PONTOS NEGATIVOS



- Manuel Cajuda. Mais do que o Moreno ( irresponsabilidade e imaturidade ) e do que o Otacílio ( lentidão personalizada ), o homem que montou esta equipa é muito responsável por mais uma vergonha. Liderança precisa-se e ela está bem ao seu lado.



- Jorge Sousa. Arbitragem revoltante. E chega.

Sem comentários: