terça-feira, setembro 18, 2007

Estrelas Atacantes dos Pequenos

6º Capítulo: Bruno Amaro (Nacional)

Idade: 24 anos
Posição: Médio central
Naturalidade: Penafiel
Altura: 1,81m
Peso: 78 kg
Internacionalizações: nenhuma
Estreia na 1ª Liga: Gil Vicente 0 – 1 Penafiel (16-01-2005)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Luís Castro
Títulos: não tem.

Um dos médios mais completos a jogar no nosso futebol. Bruno Amaro é o líder do meio campo alvi-negro, na quarta época de I Liga. Uma imensa visão de jogo, uma qualidade de passe única, um meio que transmite confiança e liderança, podendo fazer todas as funções do meio-campo. Um pé direito fortíssimo, que ajuda a ser o mestre das bolas paradas da equipa.

Mas tudo começou na sua terra natal: Penafiel. Foi o clube onde iniciou a carreira e o clube que o empurrou para os grandes palcos do futebol português. Sempre titular nas camadas jovens do clube, o seu talento rapidamente o levou às selecções mais jovens e despontou o interesse dos “grandes”, que nunca avançaram com uma proposta concreta.
O fã de Rui Costa, nem sempre foi titular na selecção, pois era ofuscado pelos jogadores dos grandes, sendo ele um jovem de Penafiel, equipa que pouco sucesso tinha nas camadas jovens, e na altura, andava na II Divisão portuguesa.

Em 01/02 fez o seu primeiro ano como sénior, na equipa do norte do país. Realizou apenas dois encontros nessa época, mas prometia um sucesso imediato, pois o seu talento cativou os treinadores penafidelenses, que apostaram sempre na continuidade do jovem na equipa, fazendo com que o jovem nunca fosse emprestado.

Nas duas épocas seguintes, alternou entre o banco e a titularidade, realizando 15 jogos em média.
Foi, chamado mais vezes à selecção e ajudou em 03/04 ao regresso da equipa à I Liga. Uma facto bastante importante, pois iria ser visto mais atenciosamente pelos clubes do principal escalão português de futebol, e além disso era o primeiro marco da sua carreira.

Na primeira temporada de I Liga, realizou apenas 13 jogos, mas foi se mostrando ao mais alto nível. O Penafiel fez uma boa temporada e aguentou-se entre os maiores, mas um bom leque de jogadores ofuscou o talento e a ambição de Bruno Amaro. Mesmo assim, foi chamado pela primeira vez aos sub-21, indo inclusive aos jogos olímpicos.

Na época seguinte tudo correu mal em termos gerais à equipa do Penafiel. Ficaram em último lugar, numa equipa desorganizada e sem ambição, com dívidas preocupantes e bastante longe das outras 17 equipa da Liga. Mas, acabou por ser a melhor época de Bruna Amaro.
As muitas saídas e entradas de jogadores na equipa titular, levou a que o jogar tivesse imensas oportunidades para mostrar o seu talento, e foi o que fez. Agarrou o lugar com unhas e dentes, e seu pé direito ainda fez alguns estragos. Além claro, dos seus passes mortíferos em profundidade, poucas vezes aproveitados pelos maus atacantes do Penafiel 05/06.

No final da temporada, teve o seu prémio pela época fantástica: transferência para o Nacional da Madeira. Um clube que se tinha qualificado para a UEFA, com ambições muito diferentes do Penafiel, e com uma gestão financeira rigorosa e qualificada. Foi a maior oportunidade da carreira de Amaro.
Foi a sua melhor temporada: ganhou o lugar a Chainho no meio-campo alvi-negro; foi considerado melhor jogador da equipa; estreou-se na UEFA com boas exibições e mostrou-se sempre a um excelente nível: 25 jogos e 5 golos, tirando as assistências para golos, que ainda foram algumas.
Mesmo assim a época acabou mal para o Nacional, que acabou fora da UEFA e mudou de treinador na mesma temporada, o que não ofuscou o talento deste jovem médio português.

No futuro espera-se o salto para um dos “grandes”, de um atleta jovem e cheio de força e ambição, com umas qualidades de fazer inveja a muitos jogadores. E talvez chegar à selecção…

O seu empenho e qualidade assim o dirão num futuro bastante próximo.

Sem comentários: