segunda-feira, setembro 24, 2007

Maritimo Vs Belenenses

Estádio: Regional dos Barreiros
Publico: 7200
Arbitro: Cosme Machado
Resultado: 2-0

Marítimo - Marcos; Ricardo Esteves, Ediglê, Antoine e Evaldo; Olberdam; Marcinho, Bruno e Fabio Felicio (Fábio Felicio, 90m); Kanu (Márcio Mossoró, 70m) e Makukula (Bruno Fogaça, 91m).

Belenenses - Costinha; Cândido Costa (Mendonça, 62m), Rolando, Devic (Roncatto, 51m), Hugo Alcantâra e Rodrigo Alvim; Gabilan; Ruben Amorim, Zé Pedro e Silas (João Paulo, 81m); Weldon.

Golos - Kanu (26m) e Makukula (90m)

Disciplina - Cartões amarelos para Antoine do Marítimo e para Ruben Amorim e Cândido Costa do Belenenses.

O jogo versão Maritimista

Ontem, no Estádio dos Barreiros, o Marítimo recebeu o Belenenses em mais um jogo a contar para a Liga Maior do futebol Português. Em semana de aniversário, o Marítimo queria dar uma prenda aos seus sócios e adeptos para terminar em grande a semana do seu 97 aniversário.

E melhor adversário que o Belenenses não poderia haver, sim, porque a única vez que o Marítimo ganhou o titulo cimeiro do futebol Português foi frente ao Belenenses já lá vão 74 anos.
Os visitantes entraram em campo à como havia, feito na Alemanha, uma teia mortal e perigosa, com os dois laterais subidos, três centrais e Weldon apoiado pelo poderoso Silas, com Jorge Jesus a tentar emaranhar o Marítimo no seu meio campo compacto e propositadamente confuso.

De louvar esta postura dos visitantes de facto muito eficaz e a proporcionar excelentes momentos de futebol.

O Marítimo, coincidência ou não, entrou da mesma forma em campo, Olberdam jogou parte do jogo a meio dos centrais, R. Esteves e Evaldo jogaram em cima da linha de meio campo para tentar progressões laterais.Excelente visão de Lazaroni que em poucos dias de futebol em Portugal já conseguiu compreender que o futebol LATERAL faz toda a diferença no campeonato Luso.

O jogo decorreu de forma estonteante com oportunidades para ambos os lados e em igualdade de circustancias, sendo a primeira para o Marítimo por intermédio de Kanu, em resposta os do Restelo através de Alvim também tentaram abrir o activo.

O Publico gostava do que via, futebol de parte a parte, um bom início de ambas as equipas com as transições e os passes a saírem em grande nível, tínhamos tudo para assistir a bom futebol.
Kanu, isola-se a passe de F.Felicio, estavam decorridos 26m da primeira parte, os defesas dos visitantes com alguma culpa, viram o Marítimo abrir o activo. Festejou-se nos Barreiros à moda antiga.

Quando toda a gente pensava que as coisas iriam ficar mais fáceis, um jogo mais aberto por parte do Belém, é Marcos que é chamado a defesa da tarde por remate de Ruben Amorim, bom momento de futebol.

Antes do intervalo, há que chamar atenção para o falhanço da tarde, Marcinho isolado em frente da baliza aberta do adversário, falha escandalosamente o segundo golo Maritimista.

Intervalo nos Barreiros 1-0 no marcador


A segunda parte veio com ambas equipas novamente entrosadas, aqui há que ressalvar a estratégia adoptada por Lazaroni, que ante um meio campo desgastado obriga os jogadores a defender em transição, ou seja, cada vez que o Belém atacava com pendor, o Marítimo recuperava a bola e travava a fome azul com transições curtas entre os centrais e os laterais dentro do seu meio campo, obrigando assim os de belém a progredir.

Durante a segunda parte o Belenenses foi mais perigoso mas coisa pouca, o Marítimo limitava-se a tentar infiltrar as linhas adversárias com calma e paciência.

Ao cair do pano, Makukula, e quem mais poderia ser, ganha uma bola entre os defesas a passe de Bruno, levanta a bola e com uma frieza assustadora e ainda a rir na cara de Costinha mata o jogo com um remate a altura da cintura e em balão, assustador foi a forma FRIA E PASSIVA com que o jogador marca aquele golo, digo-vos que estava a 7 metros do lance e vi o MAKUKULA marcar o golo a rir, literalmente como se estivesse a conversar no café com um amigo, impressionante este senhor.

Melhor em campo MARITIMO:

Destaco Kanu, pelo golo que marcou, pela assistência que fez para o falhanço de Marcinho e por toda a dedicação que imprimiu no jogo, foi sem duvida o lutador da tarde, com destaque ainda para a experiência de Bruno que travou por várias vezes algumas progressões adversárias, e F. Felício, meus senhores este jogador é um fenómeno.

Pior em Campo MARITIMO:

Marcinho, pelo golo que falhou, pela sua insistência em lances individuais que resultaram em nada e por não ter auxiliado a defesa nos momentos críticos, Marcinho tem de começar a ser apertado por Lazaroni.

Arbitragem:

Com erros, Cosme Machado estava mal auxiliado, eu contei pelo menos 3 foras de jogo mal assinalados, um penalti a favor do Marítimo que não foi marcado, MAKUKULA é puxado dentro da área, por outro lado Makukula devia ter sido expulso (novamente) num lance em que agride directamente um adversário no pé, sem qualquer intenção de jogar a bola, nem falta marcou o arbitro.

Conclusão:

O Marítimo está bem e recomenda-se, terminou esta jornada em segundo lugar no campeonato, tem 5 jogos e uma derrota apenas, fez um bom jogo e conseguiu segurar bem o pendor ofensivo dos visitantes que vinham com vontade e garra.Lazaroni tem vindo a mostrar que sabe montar uma equipa e, acima de tudo, consegue orienta-la com mestria dentro de campo. Ontem deu nitidamente para ver que Lazaroni exige dos jogadores uma coisa rara em Portugal, FRIEZA, PACIENCIA e CALMA transformando assim o Marítimo numa equipa matreira e muito muito fria. O resultado foi justo o Belenenses é uma boa equipa e tem um grande jogador, Silas é o maestro dos azuis.

FORÇA MARITIMO, RUMO AO CÉU, FINALMENTE TEMOS FUTEBOL NOS BARREIROS........ OBRIGADO!!!

Sem comentários: