terça-feira, setembro 11, 2007

Futebol Feminino - Mundial(China 2007) - Jogos(11/9/07)



Se no dia de ontem se assistiu a um jogo sem história e sem qualquer tipo de emoção, hoje foi o dia das surpresas, de bons e emocionantes jogos. Em grande continuam as guarda-redes, com mais dois frangos no jogo Estados Unidos – Coreia do Norte.


Japão 2 Inglaterra 2(Veja aqui o vídeo)
Marcadoras: 1-0 por Myiama(55’), 1-1 por Smith(81’), 1-2 por Smith(83’), 2-2 por Myiama(90+5)
Assistência: 27146

Ao que parece(não vi, que estive a ver o Nigéria – Suécia) este foi um excelente jogo e pelo que demonstra o desenrolar do marcador, certamente não faltou emoção até ao fim.
Pelo que vi no resumo a Inglaterra esteve melhor, sendo a equipa mais perigosa, muito graças à excelência do jogo da playmaker Kelly Smith. A jogadora do Arsenal espalhou perfume pelo campo e acabou por marcar os dois golos da equipa, que ainda assim foram insuficientes, por culpa da eficácia nas bolas paradas de Aya Myiama, sendo que o golo do empate, no último remate do jogo é porventura o melhor do torneio até agora.
Péssimo resultado para a Inglaterra, que teve a vitória nas mãos.

Melhor em campo: Kelly Smith(Inglaterra)


Estados Unidos 2 Coreia do Norte 2(Veja aqui o vídeo)
Marcadoras: 0-1 por Wambach(50’), 1-1 por Kil(58’), 1-2 por Kim(62’), 2-2 por O Reilly(69’)
Assistência: 35100

Se o jogo inaugural da competição foi uma péssima propaganda à modalidade, este foi o oposto. Foram 90 minutos de grande qualidade, intensidade e emoção que certamente deixou deliciado, todos aqueles que viram o jogo.
A Coreia do Norte com o seu habitual futebol, simples, prático, rápido e com muita mobilidade causou enormes dificuldades aos Estados Unidos. Na primeira parte apesar do bom espectáculo não existiram muitas situações de golo, sendo a única um cabeceamento de Abby Wambach à trave.
A segunda parte trouxe uma Coreia ainda mais forte, a ter mais posse de bola e a aproximar-se com mais perigo da baliza de Hope Solo. As Americanas não conseguiam implementar o seu jogo, mas foram felizes ao chegar ao 1-0. A possante avançada Wambach apareceu isolada e rematou para a baliza, onde a guarda-redes Jon deixou a bola passar por entre as mãos. Pensou-se que este seria o lance que ia mudar o rumo do jogo, acalmar os Estados Unidos, mas a verdade é que foi a Coreia a dominar. Aos 57’ aconteceu o momento do jogo, quando Abby Wambach partiu a cabeça e esteve a ser assistida no balneário, regressando ao campo apenas aos 65’. O treinador Greg Ryan sabendo da importância de Wambach não a substituiu e deu-se mal, pois quando ela regressou já perdia por 2-1. O primeiro golo das Coreanas é inacreditável, um frango do tamanho do mundo, de uma das melhores guarda-redes do mundo. Pouco depois foi Kim a aproveitar vários ressaltos na área para fazer o 1-2. Aos 69’ e já com Wambach em campo O Reilly com um belo golo fez o resultado final. Até ao apito do árbitro foi a Coreia quem esteve mais perto da vitória, valendo às Americanas uma enorme defesa de Hope Solo aos 92’.
Atendendo ao que se passou, bom resultado para os Estados Unidos.

Melhor em campo: Ri Kum Suk(Coreia do Norte)


Nigéria 1 Suécia 1(Veja aqui o vídeo)
Marcadoras: 0-1 por Svensson(50’), 1-1 por Uwak(82’)
Assistência: 21740

As Escandinavas ficaram em muitas maus lençóis ao empatarem um jogo que deveriam ter vencido facilmente. O jogo esteve muito longe de ter a qualidade do outro jogo do grupo e foi totalmente dominado pelas Suecas, que ainda assim fizeram um jogo muito abaixo das expectativas. A Nigéria consegue aqui um resultado extraordinário, mas a verdade é que foi uma decepção autêntica, passando grande parte do tempo remetida à sua defesa. O domínio da Suécia esteve quase a ser concretizado na primeira parte, com um potente remate de Victoria Svensson à trave. A capitã de equipa deu justiça ao marcador logo no início da segunda parte, aproveitando um passe de Frida Ostberg, para isolada bater Dede. Após este lance as Suecas podiam ter ampliado a vantagem, mas por duas vezes Svensson desperdiçou dois cruzamentos perfeitos de Lotta Schelin. Também Seger desperdiçou um cruzamento perfeito de Sara Thunebro. Com o passar do tempo a Suécia começou por iniciativa própria a defender o resultado, a recuar no terreno e deu-se mal com isso. Aos 82’ Cynthia Uwak que joga no Falköpings da Suécia aproveitou um erro inacreditável de Anna Paulson para empatar o jogo. A estrela Nigeriana não se viu durante todo o jogo, mas quando apareceu mostrou a sua classe. O jogo estava de tal forma que a Nigéria acabou por ser a equipa mais próxima de vencer o jogo. A empatar 1-1 foi muito estranha a substituição de Dennerby, que tirou Schelin, a melhor da Suécia até aí.
As Suecas ficaram em péssimos lençóis ao empatarem com a equipa mais acessível do grupo.

Melhor em campo: Stella Mbachu(Nigéria)

As declarações do dia:
Greg Ryan(treinador dos Estados Unidos):
“…Abby estava a ser assistida quando sofremos os dois golos, mas ela é muito importante, por isso pensei que nos podíamos aguentar com 10. Arrependo-me de não a ter substituído, mas ainda assim penso que voltaria a tomar a mesma decisão…”

Abby Wambach(jogadora dos Estados Unidos): “Eu conseguia ouvir os entusiasmo dos adeptos enquanto estava no balneário a ser cosida (pontos na cabeça). Só desejava que o médico o tivesse feito mais rapidamente.”

Outras notícias do Mundial:
Os dois golos que ontem foram atribuídos pela Fifa como auto golos da guarda-redes Correa, foram agora atribuídos a Behringer e a Renate Lingor. Se o golo de Lingor se aceita a decisão, porque a bola ia para a baliza, considerar o 1-0 como sendo de Behringer é o mesmo que dizer que não existem auto golos no futebol. Assim as duas jogadoras somam 2 golos na competição.

Jogos de Amanhã:
Grupo C: Gana – Austrália: 10:00 - Directo em FIFa.com
Grupo D: Nova Zelândia – Brasil: 10:00 – Directo no Eurosport
Grupo C: Noruega – Canadá: 13:00 – Directo em FIFA.com
Grupo D: China – Dinamarca: 13:00 – Directo no Eurosport

Sem comentários: