domingo, setembro 23, 2007

Crise sem fim no Corinthians

Time perto da zona do rebaixamento

A possibilidade de cair para a Série B do Campeonato Brasileiro começa a incomodar os jogadores do Corinthians. Para o goleiro Felipe, o Timão não pode esquecer que também corre riscos de descer à Segunda Divisão.
- Existe a chance de caírmos, sim. Não é porque é o Corinthians que não pode ser rebaixado. Nosso objetivo agora é terminar a temporada mantendo o clube onde encontramos, na elite. Enquanto estivermos próximo do grupo dos quatro piores, vamos pensar sempre nisso – afirma.
Depois das derrotas para Paraná e Botafogo, o Timão estacionou nos 33 pontos, apenas dois acima da zona da degola. Para piorar, a equipe enfrenta o arqui-rival Palmeiras, domingo, às 16h, no Morumbi.
- Precisamos desse resultado para reagir, ainda mais em um clássico. Sabemos que será um jogo muito difícil, mas não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória – completa.

Presidente Dualib poderá ser afastado

A comissão de cinco conselheiros que analisou as denúncias contra o presidente afastado Alberto Dualib acatou por unanimidade o pedido de impeachment no relatório que será entregue nesta terça-feira ao presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Senger. Todos votaram a favor da saída em definitiva do comandante do Corinthians nos últimos 14 anos.

MSI e a lavagem de dinheiro no clube

Gravações feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, divulgadas nesta quarta-feira pelo Globo Esporte, mostram Kia Joorabchian, representante do fundo de investimentos MSI, ex-parceira do Corinthians, falando em "acabar com a situação de lavagem de dinheiro" (assista ao vídeo ao lado). Num dos diálogos, o iraniano, que está fora do Brasil há mais de um ano, conversa com Renato Duprat, empresário que participou da intermediação da polêmica parceria com o clube. O iraniano manda Duprat tirar nove jogadores do Parque São Jorge e fazer um acordo rápido com o Ituano, clube do interior paulista:
- Primeiro, termina a situação de lavagem de dinheiro. Tira Carlos Alberto, (Marcelo) Mattos, Ratinho, Willian, Lulinha, mais um... Dentinho, Kadu, Zelão e Everton. E aí acabou! Faz uma parceria rápida com o Ituano, coloca tudo lá e acabou a co-adminstração - diz Kia.
Do outro lado da linha, Renato Duprat apenas concorda. No fim, Kia sentencia:
- Coloca tudo isso lá e acabou "o" co-administração, né?
Dos jogadores citados, Carlos Alberto, Marcelo Mattos, Ratinho e Willian já deixaram o Corinthians. Porém, todos foram para o exterior, e não para o Ituano. A diretoria do Ituano diz que essa conversa, se chegou a ser feita com o clube, foi antes de a atual gestão tomar posse. A antiga direção negou qualquer participação.
Em contato com a reportagem do "Globo Esporte", Adriano Sales, advogado de Renato Duprat, disse que seu cliente apenas apresentou Kia ao Corinthians, que tentava viabilizar contratações, mas não sabia como o dinheiro entrava, nem como os salários eram pagos. Garantiu também que Duprat não recebeu comissões nos negócios.
Oito pessoas, envolvendo dirigentes do Corinthians, MSI e outros representantes, já são réus e responderão por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Berezowski e Kia estão com a prisão preventiva decretada no exterior.

Polícia identifica Berezovski como investidor

Relatório da Polícia Federal a respeito da investigação sobre a parceria Corinthians/MSI vazou para a imprensa. Como de praxe, a PF deu um nome à sua investigação: Operação Perestroika, devido a um dos vigiados ser o russo Boris Berezovski.
Aliás, a principal revelação da documentação é a confirmação de que Berezovki é um dos investidores do MSI, fato que o presidente afastado do Corinthians, Alberto Dualib, e o próprio russo negaram em depoimento à PF. Dualib aparece em mais de um contato telefônico esperando dinheiro de Berezovski, em 2006, que nunca veio.
As conversas mostram que alguns jogadores do Corinthians, entre eles os meias Ricardinho e Carlos Alberto, receberiam parte de seus salários fora do país. Assim não pagavam impostos. Se denunciados podem responder pelo crime de evasão de divisas, que prevê pena de dois a seis anos de prisão.
As interceptações mostram que o empresário Renato Duprat teve participação ativa nas negociações com Berezovski, depois que Kia Joorabchian, presidente do MSI, deixou o Brasil e se afastou da parceria. E que Duprat e Dualib tentaram interceder junto com o presidente Lula, em encontro no Palácio no Planalto, para facilitar a entrada de Berezovski no Brasil. O russo é condenado na Rússia por diversos crimes e mora em Londres (ING) como asilado político. Ele tinha interesse no Brasil na compra da Varig e investimentos em Biodiesel.

(fonte: globoesporte.com)

Sem comentários: