quinta-feira, setembro 13, 2007

Entradas Perigosas - Mata mata

O "Sargentão" Scolari é conhecido pela sua especialidade nos jogos do "Mata Mata". Antes do Portugal X Sérvia, o assessor de Scolari disse que era mais um jogo desse tipo e que o seleccionador já tinha dado provas que era bom nisso.

E realmente foi um jogo de "Mata Mata".

Os portugueses pensaram que o golo de Simão era suficiente para matar o jogo...

Os jogadores portugueses pensaram que o golo seria suficiente para matar o jogo.

O seleccionador de Portugal pensou que a boa atitude defensiva dos portugueses (grande jogo dos centrais e de Bosingwa) poderia ser suficiente para matar o jogo.

Os adeptos portugueses ficaram com vontade de matar os jogadores nacionais no decorrer da segunda parte do jogo, sem rasgos ofensivos e com muitos passes falhados, a demorar uma eternidade para fazer uma reposição de bola...

Os jogadores portugueses iam morrendo com um ataque de coração quando viram a bola entrar na baliza de Ricardo a 3 minutos do fim.

Bem, fora as brincadeiras com o verbo matar, a verdade é que Scolari foi crucificado no final do jogo.

Justa ou injustamente, foi o que sucedeu.

Não lhe retirando a sua fatia de responsabilidade, é lamentável ouvir na rádio toda a gente a bater no Scolari. E má ideia, porque ele parece ter uma boa esquerda... (perdoem-me a graçola).


Que o responsabilizem, tudo bem, que digam que ele deve ser demitido ou demitir-se ou que o próximo jogo de Portugal deve ter as bancada vazias são enormidades sem sentido...

Pior foi ouvir na TSF "alguém" dizer que Scolari não devia ter ido à flash interview e devia ter mandado alguém do staff, fosse ele, e passo a citar, "o negão ou o tigrão". É triste...

Assim como é triste que se bata constantemente em quem nos dá alegrias. Mourinho é constantemente criticado...porque é bom. Scolari é constantemente criticado...porque é bom.

E ambos já o provaram.

Mas continuemos.

Portugal não jogou bem. Jogou pior que contra a Polónia, onde atacou mas não conseguiu ganhar, muito por culpa do meio campo que não pressionava nos remates em zona frontal à baliza.

Mesmo assim consegui ouvir dizer que Portugal tinha jogado mal nos dois jogos. Ah, também ouvi dizer que o Petit tinha sido "um monstro" no miolo português nos dois encontros. Provavelmente eu não percebo nada de futebol, mas o Petit foi péssimo contra a Polónia! E o melhor em campo contra a Sérvia, não tenho dúvidas.

E, para colocar a cereja no topo do bolo, ouvi dizer que estamos num grupo fraquíssimo. Muito bem, portanto, a Bélgica é fraca, a Sérvia é fraca e a Polónia é fraca...e nós?

Agora quatro pontos muito importantes:

1) Portugal estava a defender muito bem o resultado, podia não estar a jogar bem - Deco não acertava os passes, Ronaldo perdia-se em fintas e perdia a bola; Nuno Gomes não teve sorte nos dois remates que fez; quando Nuno Gomes saiu, Ronaldo supostamente iria para o lugar no meio do ataque e estava constantemente a ir para a ala centrar para...ninguém; Quaresma não trouxe nada de novo, Moutinho também não e Meireles muito menos; Maniche esteve a jogar muito recuado - mas a defesa estava a dar conta do recado e Meira pegou em Zigic e "meteu-o num bolso". O esquema de Scolari não era bonito mas estava a resultar.

2) O árbitro prejudicou Portugal.
Não tenho dúvidas.
Assinalou vários livres que propiciavam centros para o jogo aéreo dos gigantes da Sérvia.
Não assinalou um fora-de-jogo incrível no golo do empate.
Deu um minuto e meio de compensação - normalíssimo se pensarmos que, só em substituições foram 6 e o usual é dar 15 a 30 segundos de compensação por cada substituição.
Scolari tem razão quando se queixa.

3) Os jogadores portugueses não estão em forma.
É natural porque estamos em início de época, por isso não acho espantoso que se jogue mal e, especialmente, com a qualidade a que o adepto português foi habituado desde a chegada do "Sargentão".

4) O murro de Scolari.
Segundo Scolari, o brasileiro apenas tentou proteger "o menino Quaresma". Algo que não seria díficil de acreditar, o seleccionador sempre se mostrou bastante protector do grupo. Mas fosse em defesa do atleta ou não, o murro foi uma atitude pouco reflectida e pouco dignificante.
Há uns anos Sá Pinto foi expulso do futebol por ter dado um murro a Artur Jorge...fora de qualquer jogo ou de um treino. E foi expulso. Na altura foi censurado mas muitos gostavam de ter dado um murro no então seleccionador português.
Agora há que avaliar o que se passou. Eu ouvi Scolari dizer que não tinha tocado no sérvio, ouvi o sérvio dizer que lhe teria "raspado"...nas imagens televisivas vê-se que Scolari foi provocado e que o jogador da Sérvia estava em diálogos pouco amigáveis com vários elementos da selecção.
Castigue-se quem se deve castigar...
...mas não se esqueçam do senhor do apito.

4) Andei muito tempo a ler e a ouvir dizer que "não podemos perder mais pontos"...mas perdemos. Só que as outras selecções também. Por isso há que não perder a esperança.
Temos bons jogadores e um bom treinador.
Há que esquecer o bom e velho fado lusitano e não nos podemos armar em velhos do Restelo...
Calminha.

Esta ENTRADA nem parece PERIGOSA ao pé da esquerda do LFS...

Sem comentários: